Filmes por gênero

RELÂMPAGO (1952)

Inazuma
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'éclair (França)
Lightning (Estados Unidos, Reino Unido)
Bliksem (Holanda)
Błyskawica (Polônia)
Pais: Japão
Gênero: Drama
Direção: Mikio Naruse
Roteiro: Sumie Tanaka
Música Original: Ichirô Saitô
Fotografia: Shigeyoshi Mine
Edição: Toyo Suzuki
Direção de Arte: Mikio Naka
Figurino: Shige Fujimoto
Maquiagem: Masao Makino
Efeitos Sonoros: Ken'ichi Nishii, Katsutarô Hanaoka, Yasutarô Shimizu
Nota: 9.1
Filme Assistido em: 2020

Elenco

Hideko Takamine Kiyoko
Mitsuko Miura Mitsuko
Kyôko Kagawa Tsubomi
Chieko Murata Nuiko
Jun Negami Shuzo
Eitarô Ozawa Tsunakich
Kumeko Urabe Osei
Chieko Nakakita Ritsu
Hisako Takihana Tome
Kenzaburo Uemura Ryuzo
Mariko Sugioka Katsura
Osamu Maruyama Kasuke
Ken'ichi Miyajima Homem idoso no ônibus
Kaku Takashina Motorista do ônibus
Machiko Hamaji .
Tadashi Date .
Kazukie Hidaka .
Masaharu Sasaki .
Nobuko Shingû .

Prêmios

Prêmios Blue Ribbon

Blue Ribbon de Melhor Filme (Mikio Naruse)

Sinopse

Kiyoko, uma jovem de 23 anos, trabalha como guia em Tóquio e vive com sua mãe solteira e seus três irmãos mais velhos.  Seu irmão Kasuke é um veterano da 2ª guerra mundial desempregado e, enquanto todos em sua família insistem para que Kiyoko procure encontrar um homem para se casar, ninguém lhe fala para que ele procure uma esposa.
 
Sua irmã mais velha, Nuiko, deseja que ela namore o padeiro Tsunakichi, que secretamente é seu próprio amante. Quando o marido de Mitsuko morre, sua amante e seu filho recém-nascido chegam à casa da família para pedir o dinheiro de seu seguro de vida. Embora inicialmente hesitante, Mitsuko finalmente decide usar o dinheiro do seguro de seu falecido marido para o filho ilegítimo dele e para abrir sua própria cafeteria.
 
Por outro lado, Kiyoko sente-se frustrada com a pressão exercida por sua família para que ela namore Tsunakichi, por quem ela não tem o menor interesse. Depois de algum tempo, ela resolve se mudar e termina se apaixonando por seu novo vizinho, um pianista. Embora se sinta triste por ter deixado a família, ela sente que foi a coisa certa a fazer. Quando sua mãe a visita, as duas choram por ela ter se mudado. Na ocasião, ela se oferece para comprar roupas novas de verão para a mãe e, em seguida, a leva para casa.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mikio Naruse, a partir de um roteiro escrito por Sumie Tanaka, "Relâmpago" é um ótimo filme japonês produzido em 1952.
 
Sua trama gira em torno da luta de uma jovem mulher por sua felicidade pessoal, em meio a conflitos familiares. Grande parte de seu êxito deve-se à expressiva atuação da atriz Hideko Takamine, à habilidade de Naruse e ao ótimo roteiro assinado por Sumie Tanaka.
 
CAA