O SABOR DO CHÁ VERDE SOBRE O ARROZ (1952)
Ochazuke no ajiOutros Títulos: | Le goût du riz au thé vert (França) Tea Over Rice (Estados Unidos) Flavour of Green Tea Over Rice (Reino Unido) Der Geschmack von grünem Tee über Reis (Alemanha) Il sapore del riso al tè verde (Itália) El sabor del té verde con arroz (Espanha) El gusto del arroz en el té verde (Uruguai) Smak ryżu z zieloną herbatą (Polônia) Вкус зеленого чая после риса (União Soviética) |
Pais: | Japão |
Gênero: | Drama |
Direção: | Yasujirô Ozu |
Roteiro: | Kôgo Noda |
Produção: | Takeshi Yamamoto |
Música Original: | Ichirô Saitô |
Fotografia: | Yûharu Atsuta |
Edição: | Yoshiyasu Hamamura |
Direção de Arte: | Tatsuo Hamada |
Figurino: | Taizô Saitô |
Efeitos Sonoros: | Yoshisaburô Senoo, Yoshiomi Hori, Katsumi Uzawa |
Nota: | 9.2 |
Filme Assistido em: | 2020 |
Shin Saburi | Mokichi Satake |
Michiyo Kogure | Taeko Satake |
Kôji Tsuruta | Non-chan / Noboru Okada |
Chishû Ryû Chishû Ryû | Sadao Hirayama |
Chikage Awashima | Aya Amamiya |
Keiko Tsushima | Setsuko Yamauchi |
Kuniko Miyake | Chizu Yamauchi |
Eijirô Yanagi | Naosuke Yamauchi |
Hisao Toake | Toichiro Amamiya |
Yûko Mochizuki | Shige Hirayama |
Kôji Shitara | Koji Yamauchi |
Matsuko Shiga | Amante de Toichiro |
Yôko Kosono | Presidente da Companhia |
Toshinosuke Nagao | Secretário do Presidente |
Yoko Osakura | Kuroda Takako |
Tami Yamamoto | Yone |
Eiko Yamada | Empregada |
Jun Tanizaki | Senhor idoso |
Shôichi Fujioka | Auxiliar de escritório |
Realizado pelo cineasta Yasujirô Ozu, a partir de um roteiro escrito por Kôgo Noda, "O Sabor do Chá Verde sobre o Arroz" é um filme japonês produzido em 1952 pela empresa Shochiku Films.
Sua trama gira em torno de um casal da alta sociedade de Tóquio, onde a mulher não se incomoda de falar de sua estupidez e ele, infeliz, nunca contra-argumenta. Por outro lado, sua sobrinha usa os problemas conjugais do casal como desculpa para não comparecer a entrevistas de casamento organizadas por seus pais.
Na direção, Ozu realiza um excelente trabalho, em nada inferior ao que já havia observado em outros três filmes deste cineasta: "A Música de Gion", "Era uma vez em Tóquio" e "Pai e Filha".
CAA