Filmes por gênero

UMA LÁGRIMA... UM AMOR... (1972)

Faustine et le bel été
imagem

Ficha Técnica

Pais: França
Gênero: Comédia Dramática, Romance
Direção: Nina Companeez
Roteiro: Nina Companeez
Produção: Mag Bodard
Design Produção: Claude Pignot
Música Original: Bruno Rigutto
Fotografia: Ghislain Cloquet
Edição: Raymonde Guyot
Direção de Arte: Claude Pignot
Efeitos Sonoros: André Hervée
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1980

Elenco

Isabelle Adjani Camille
Muriel Catalá Faustine
Georges Marchal Julien
Jacques Spiesser Florent
Claire Vernet Claire
Marianne Eggerickx Ariane
Maurice Garrel Jean
Francis Huster Joachim
Jacques Weber Haroun
Isabelle Huppert Estudante
Pierre Plessis Henri
Andrée Tainsy Avó
Virginie Thévenet Estudante
César Torres Amigo de Haroun
Valentine Varela Marie
Nathalie Baye Giselle

Sinopse

Faustine, uma jovem de dezesseis anos, adora passar as férias de verão no campo, na pequena fazenda de seus avós. Além de seus longos passeios solitários, ela gosta de espionar os ocupantes de uma casa vizinha, onde moram dois irmãos, um divorciado e o outro casado recentemente. Ambos moram lá com seus filhos adolescentes e adultos.
 
Certo dia, perto de um rio, ela vê Claire, esposa de um dos irmãos, a se banhar nua para melhor provocar seu jovem enteado, Florent. Pouco tempo depois, Faustine tomou conhecimento de que Florent cedeu às provocações de Claire, mas que o garoto sente-se atraído por uma linda prima, Camille. Em outro dia, surpreendida pela chuva durante uma caminhada pelo rio, Faustine tira toda a roupa para mergulhar na água. Em seguida, ela se deita na areia encharcada, até que Julien aparece e lhe oferece uma muda de roupa.
 
Com o passar dos dias, embora os meninos da casa se sintam atraídos por Faustine, ela fica cada vez mais apaixonada pelo irmão mais velho, divorciado. Certo dia, durante uma de suas visitas, Faustine tem que se esconder no quarto dele para evitar as atenções indesejadas de seus filhos. Quando o verão chega ao fim, com uma rosa na mão, Faustine dá seu primeiro beijo amoroso. 

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pela cineasta Nina Companeez, "Uma Lágrima... Um Amor...", é um filme produzido em 1972 pelas empresas Universal Productions France, Marianne Productions, Park Film e Union Générale Cinématographique.
 
Na direção, Companeez realiza um trabalho apenas razoável, o mesmo ocorrendo com a fotografia assinada por Ghislain Cloquet.  No elenco, o maior destaque é Georges Marchal, no papel de Julien.
 
CAA