Sinopse
O conhecido romancista Harlan Thrombey convida os membros de sua família para comparecerem em sua remota mansão, quando de seu aniversário de 85 anos, oportunidade em que pretende comunicar algo importante a vários de seus membros. Na manhã seguinte ao aniversário, sua empregada doméstica, Fran, o encontra morto em seu escritório.
A polícia e o experiente detetive Benoit Blanc são chamados para investigar o ocorrido. Ao longo de uma série de entrevistas com membros da famlia, são revelados segredos e possíveis motivos para o assassinato. Descobriu-se, por exemplo, que Richard, genro de Harlan, traiu sua esposa, Linda, sendo por ele ameaçado. Joni, nora de Harlan e esposa de seu falecido filho, Neil, foi repreendida por ele depois que roubou US$ 400.000 através da aquisição de cheques duplicados destinados à sua filha, Meg, em uma conta bancária privada. Walt, o filho mais novo de Harlan, foi demitido da editora de seu pai durante a festa de aniversário e Ransom, filho de Linda e Richard, descobrira que fora totalmente excluído do testamento.
É então revelado que, depois da festa, a cuidadora de Harlan, Marta Cabrera, o levou para o andar de cima da mansão a fim de lhe dar o remédio que sempre tomava antes de dormir. Depois de começar a jogar gamão, Harlan, brincando, derrubou o tabuleiro da mesa e, na confusão, Marta percebeu que, acidentalmente, lhe dera 100 miligramas de morfina. Para proteger sua amiga, Harlan deu-lhe instruções sobre como evitar suspeitas antes de cortar a própria garganta, deixando-a chocada. Em seguida, Marta vai embora, estaciona o carro e volta para a casa pela entrada do portão, antes de subir na treliça ao lado da casa e usar o casaco e o chapéu de Harlan para confundir Walt, que vira quando ela partiu, descartando-a como suspeita. A polícia questiona Marta, pois ela é uma fonte confiável devido à sua incapacidade de mentir sem vomitar, mas ela passa por seu interrogatório sem falhas. Suspeitando de jogo sujo, Blanc se mostra determinado a encontrar a verdadeira causa da morte.
No dia seguinte, Blanc, juntamente com Marta e a polícia, vasculham a casa e seus arredores em busca de pistas, muitas das quais Marta consegue encobrir antes que os detetives possam encontrá-las. Como é o dia da leitura do testamento de Harlan, a família aguarda ansiosamente a revelação e fica chocada ao ouvir que ele deixou tudo para Marta, incluindo sua herança, a casa e sua empresa. Apesar da gentileza da família para com a cuidadora na noite anterior, eles rapidamente a atacam, mas Ransom a ajuda a escapar. Ransom e Marta então vão a um restaurante local, onde ele a convence a contar tudo o que ocorrera.
Enquanto isso, os membros da família percebem que, se Marta for considerada assassina, eles recuperarão sua herança. Assim, eles insistem que a investigação do assassinato continue e Blanc confirma sua suspeita de crime, acrescentando que todo mundo ainda é um suspeito em potencial. Isso faz com que Marta receba uma nota dizendo: "Eu sei o que você fez", juntamente com uma fotocópia parcial do relatório de toxicologia de Harlan.
Marta dirige com Ransom para o consultório médico, onde o encontram em chamas e fervilhando com a polícia. Por insistência de Ransom, ela verifica seu e-mail e encontra um endereço e horário. Blanc vê o casal antes de que eles se envolvam em uma perseguição de carro, mas Marta e Ransom são finalmente incapazes de fugir de seus perseguidores antes que Ransom seja preso depois que Wanetta, a mãe de Harlan e matriarca idosa da família, identificou falsamente Marta como ele na casa. Marta vai até o endereço e encontra Fran, drogada. Em seguida, ela liga para a polícia, afim de garantir que Fran chegue ao hospital em segurança. No caminho de volta à mansão, Marta revela tudo à Blanc, que a desencoraja de confessar à família. No entanto, Blanc diz a ela para parar no último minuto, quando ele vê algo em uma cópia do relatório toxicológico completo que Fran havia escondido.
A polícia leva Ransom para casa e o coloca em uma sala privada onde Blanc e Marta estão esperando. Em seguida, Blanc revela que descobriu o que ocorrera e continua a revelar o que sabe. Na noite da festa, Ransom descobriu que o pai deixara a herança para Marta e decidiu fazer com que ela fosse presa por seu assassinato. Assim, ele trocou o conteúdo dos frascos dos medicamentos, a fim de que o pai tomasse uma overdose de morfina. Depois, aproveitando que a família se encontrava no funeral de Harlan, ele voltou a colocar a morfina em seu verdadeiro recipiente. Fran viu Ransom no escritório de Harlan naquele dia e deduziu seu envolvimento na morte dele, levando-a a enviar a carta de resgate que Ransom então encaminhou à Marta depois de cortar o endereço.
Em seguida, Ransom incendiou o consultório médico para garantir que a amostra do sangue de Harlan fosse destruida. Logo depois, ele confrontou Fran e a drogou com morfina, quase matando-a antes de descobrir a cópia original do relatório de toxicologia e enviar por e-mail a localização de Marta. Blanc, então, revela que o relatório de toxicologia mostra que Harlan não foi envenenado, e que Marta instintivamente deu a Harlan o medicamento correto.
Logo em seguida, Marta recebe uma ligação do hospital e diz que Fran está viva, forçando Ransom a admitir seus crimes. No último momento, Marta vomita em Ransom, revelando que havia mentido e que Fran realmente morrera no hospital. Enfurecido por ter sido enganado em admitir assassinato e incêndio criminoso, Ransom tenta esfaquear Marta, mas a faca acaba sendo um dos muitos adereços de Harlan, e Ransom é levado sob custódia policial.
No final, os membros da família olham para a varanda da mansão e vêem Marta bebendo da xícara de café exclusiva de Harlan com o rótulo "Minha Casa, Minhas Regras, Meu Café".