Filmes por gênero

ENTRE FACAS E SEGREDOS (2019)

Knives out
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Knives Out: Todos São Suspeitos (Portugal)
À couteaux tirés (França)
Cena con delitto - Knives Out (Itália)
Entre navajas y secretos (Argentina, Chile, Colômbia)
Knives Out - Mord ist Familiensache (Alemanha)
Knives Out - var det mord? (Dinamarca)
Na noże (Polônia)
Tőrbe ejtve (Hungria)
Достать ножи (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Policial, Drama, Crime
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Produção: Ram Bergman, Rian Johnson, Tom Karnowski
Design Produção: David Crank
Música Original: Nathan Johnson
Direção Musical: Drew Bayers, Joseph Bonn, Peter Cobbin e outros
Fotografia: Steve Yedlin
Edição: Bob Ducsay
Direção de Arte: Jeremy Woodward
Figurino: Jenny Eagan
Guarda-Roupa: Jessica Albertson, Robin Chalfin, Dana Pacheco e outros
Maquiagem: Luisa Abel, Kelvin R. Trahan
Efeitos Sonoros: Ryan Baker, Phil Brewster, Drew Kunin e outros
Efeitos Especiais: Christopher Walsh
Efeitos Visuais: Alison Griffiths, Rupert Davies, Travis Baumann e outros
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 2019

Elenco

Daniel Craig Benoit Blanc
Chris Evans Ransom Drysdale
Ana de Armas Marta Cabrera
Jamie Lee Curtis Linda Drysdale
Don Johnson Richard Drysdale
Michael Shannon Walt Thrombey
Toni Collette Joni Thrombey
LaKeith Stanfield Tenente Elliott
Christopher Plummer Harlan Thrombey
Katherine Langford Meg Thrombey
Jaeden Martell Jacob Thrombey
Riki Lindhome Donna Thrombey
Edi Patterson Fran
Frank Oz Alan Stevens
K. Callan Wanetta
Noah Segan Wagner
M. Emmet Walsh Sr. Proofroc
Marlene Forte Mãe de Marta
Raúl Castillo Policial
Shyrley Rodriguez Alicia
Kerry Frances Sally
Joseph Gordon-Levitt Detetive

Prêmios

National Board of Review, USA

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes (Rian Johnson)

Indicações

Prêmios da Sociedade de Críticos de Cinema de Atlanta, USA

Prêmio Entre os 10 Melhores Filmes (8º Lugar)

Sociedade de Críticos Online de Los Angeles

Prêmio de Melhor Roteiro Original (Rian Johnson)

Prêmio de Melhor Elenco

Sinopse

O conhecido romancista Harlan Thrombey convida os membros de sua família para comparecerem em sua remota mansão, quando de seu aniversário de 85 anos, oportunidade em que pretende comunicar algo importante a vários de seus membros. Na manhã seguinte ao aniversário, sua empregada doméstica, Fran, o encontra morto em seu escritório.
 
A polícia e o experiente detetive Benoit Blanc são chamados para investigar o ocorrido. Ao longo de uma série de entrevistas com membros da famlia, são revelados segredos e possíveis motivos para o assassinato. Descobriu-se, por exemplo, que Richard, genro de Harlan, traiu sua esposa, Linda, sendo por ele ameaçado. Joni, nora de Harlan e esposa de seu falecido filho, Neil, foi repreendida por ele depois que roubou US$ 400.000 através da aquisição de cheques duplicados destinados à sua filha, Meg, em uma conta bancária privada. Walt, o filho mais novo de Harlan, foi demitido da editora de seu pai durante a festa de aniversário e Ransom, filho de Linda e Richard, descobrira que fora totalmente excluído do testamento.
 
É então revelado que, depois da festa, a cuidadora de Harlan, Marta Cabrera, o levou para o andar de cima da mansão a fim de lhe dar o remédio que sempre tomava antes de dormir. Depois de começar a jogar gamão, Harlan, brincando, derrubou o tabuleiro da mesa e, na confusão, Marta percebeu que, acidentalmente, lhe dera 100 miligramas de morfina. Para proteger sua amiga, Harlan deu-lhe instruções sobre como evitar suspeitas antes de cortar a própria garganta, deixando-a chocada. Em seguida, Marta vai embora, estaciona o carro e volta para a casa pela entrada do portão, antes de subir na treliça ao lado da casa e usar o casaco e o chapéu de Harlan para confundir Walt, que vira quando ela partiu, descartando-a como suspeita. A polícia questiona Marta, pois ela é uma fonte confiável devido à sua incapacidade de mentir sem vomitar, mas ela passa por seu interrogatório sem falhas. Suspeitando de jogo sujo, Blanc se mostra determinado a encontrar a verdadeira causa da morte.
 
No dia seguinte, Blanc, juntamente com Marta e a polícia, vasculham a casa e seus arredores em busca de pistas, muitas das quais Marta consegue encobrir antes que os detetives possam encontrá-las. Como é o dia da leitura do testamento de Harlan, a família aguarda ansiosamente a revelação e fica chocada ao ouvir que ele deixou tudo para Marta, incluindo sua herança, a casa e sua empresa. Apesar da gentileza da família para com a cuidadora na noite anterior, eles rapidamente a atacam, mas Ransom a ajuda a escapar. Ransom e Marta então vão a um restaurante local, onde ele a convence a contar tudo o que ocorrera.
 
Enquanto isso, os membros da família percebem que, se Marta for considerada assassina, eles recuperarão sua herança. Assim, eles insistem que a investigação do assassinato continue e Blanc confirma sua suspeita de crime, acrescentando que todo mundo ainda é um suspeito em potencial. Isso faz com que Marta receba uma nota dizendo: "Eu sei o que você fez", juntamente com uma fotocópia parcial do relatório de toxicologia de Harlan.
 
Marta dirige com Ransom para o consultório médico, onde o encontram em chamas e fervilhando com a polícia. Por insistência de Ransom, ela verifica seu e-mail e encontra um endereço e horário. Blanc vê o casal antes de que eles se envolvam em uma perseguição de carro, mas Marta e Ransom são finalmente incapazes de fugir de seus perseguidores antes que Ransom seja preso depois que Wanetta, a mãe de Harlan e matriarca idosa da família, identificou falsamente Marta como ele na casa. Marta vai até o endereço e encontra Fran, drogada. Em seguida, ela liga para a polícia, afim de garantir que Fran chegue ao hospital em segurança. No caminho de volta à mansão, Marta revela tudo à Blanc, que a desencoraja de confessar à família. No entanto, Blanc diz a ela para parar no último minuto, quando ele vê algo em uma cópia do relatório toxicológico completo que Fran havia escondido.
 
A polícia leva Ransom para casa e o coloca em uma sala privada onde Blanc e Marta estão esperando. Em seguida, Blanc revela que descobriu o que ocorrera e continua a revelar o que sabe. Na noite da festa, Ransom descobriu que o pai deixara a herança para Marta e decidiu fazer com que ela fosse presa por seu assassinato. Assim, ele trocou o conteúdo dos frascos dos medicamentos, a fim de que o pai tomasse uma overdose de morfina. Depois, aproveitando que a família se encontrava no funeral de Harlan, ele voltou a colocar a morfina em seu verdadeiro recipiente. Fran viu Ransom no escritório de Harlan naquele dia e deduziu seu envolvimento na morte dele, levando-a a enviar a carta de resgate que Ransom então encaminhou à Marta depois de cortar o endereço.
 
Em seguida, Ransom incendiou o consultório médico para garantir que a amostra do sangue de Harlan fosse destruida. Logo depois, ele confrontou Fran e a drogou com morfina, quase matando-a antes de descobrir a cópia original do relatório de toxicologia e enviar por e-mail a localização de Marta. Blanc, então, revela que o relatório de toxicologia mostra que Harlan não foi envenenado, e que Marta instintivamente deu a Harlan o medicamento correto. 
 
Logo em seguida, Marta recebe uma ligação do hospital e diz que Fran está viva, forçando Ransom a admitir seus crimes. No último momento, Marta vomita em Ransom, revelando que havia mentido e que Fran realmente morrera no hospital. Enfurecido por ter sido enganado em admitir assassinato e incêndio criminoso, Ransom tenta esfaquear Marta, mas a faca acaba sendo um dos muitos adereços de Harlan, e Ransom é levado sob custódia policial.
 
No final, os membros da família olham para a varanda da mansão e vêem Marta bebendo da xícara de café exclusiva de Harlan com o rótulo "Minha Casa, Minhas Regras, Meu Café".

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta norte-americano Rian Johnson, "Entre Facas e Segredos" é um filme policial produzido pelas empresas Lionsgate, Media Rights Capital e T-Street em 2019.

Na direção, Johnson realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela excelente trilha sonora a cargo de Nathan Johnson, própria para filmes de mistério e assassinatos. No elenco, marcado por ótimas atuações, sobressaem as da cubana Ana de Armas, no papel da cuidadora Marta Cabrera, e de Daniel Craig, no papel do detetive Benoit Blanc.

Enfim, "Entre Facas e Segredos" é um filme que recomendo fortemente aos amantes de filmes de mistério.

CAA