Filmes por gênero

A ADOLESCENTE (1960)

La joven
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La jeune fille (França, Canadá)
The young one (Estados Unidos, Reino Unido)
Violenza per una giovane (Itália)
Das junge Mädchen (Alemanha)
Zij was 13 jaar (Holanda)
Dziewczyna z wyspy (Polônia)
Den unge (Noruega)
Девушка (União Soviética)
Pais: Estados Unidos, México
Gênero: Drama
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel, Hugo Butler
Produção: George Pepper
Música Original: Jesús Zarzosa
Fotografia: Gabriel Figueroa
Edição: Carlos Savage
Direção de Arte: Jesús Bracho
Efeitos Sonoros: James L. Fields, Galdino R. Samperio, José B. Carles
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1999

Elenco

Zachary Scott Miller
Bernie Hamilton Traver
Key Meersman Evalyn
Crahan Denton Jackson
Claudio Brook Reverendo Fleetwood

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Menção Especial (Luis Buñuel)

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Luis Buñuel)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Enquanto está sendo perseguido tarde da noite, Traver rouba um barco e acaba em uma ilha ao largo da costa da Carolina, habitada por Miller, que possui uma fazenda de abelhas com seu parceiro, recentemente falecido, Pee Wee. Este, ao morrer, deixou uma neta adolescente chamada Evalyn. Miller, que é cruel com a jovem e planeja tê-la sexualmente, vai até a praia para comprar presentes para ela.

Quando Evalyn se encontra em sua rotina, a cuidar das abelhas, ela é surpreendida por Traver, que lhe implora por um pouco de mel. Ela atende ao seu pedido, mas quando ele pretende voltar para seu barco com uma espingarda e combustível, ela protesta. Durante a discussão que se segue, a arma dispara e ele termina lhe dando vinte dólares. Em seguida, ao chegar a seu barco, a arma volta a disparar, perfurando-o. Obrigado a permanecer na ilha para consertar o barco, ele termina desenvolvendo uma relação de amizade e confiança com Evalyn. Durante a noite, a jovem acorda quando um guaxinim entra no galinheiro e mata uma galinha. Ao abrir a janela, ela ouve Traver tocando clarinete.

No dia seguinte, ao retornar à fazenda, Miller fica irritado ao descobrir que foi roubado. Furioso, ele pega um rifle e sai à procura do ladrão. Nesse meio tempo, Evalyn esconde o dinheiro em sua saia. Quando Traver está pronto para deixar a ilha, ele vê Miller se aproximando e, logo depois, diversos disparos perfuram o casco do barco e ele afunda. Em seguida, uma perseguição tem início e, após Traver encontrar outro barco em um rio, Miller o observa e dispara um tiro, mas ele consegue sair ileso.

Ao retornar à fazenda, Miller presenteia Evalyn com vestidos e sapatos altos. Ele parece querer transformá-la em uma dama, mas a adverte para ficar longe dos homens. Ao colocá-la em seu colo, no entanto, ele se mostra confuso com sua inocência. “Não deixe que ninguém lhe abrace assim”, ele a adverte. Mas quando ele tenta beijá-la, ela evita seus lábios. Em seguida, ao encontrar a nota de vinte dólares, ele a confronta. Quando ela tenta se explicar, ele insinua que ela recebeu o dinheiro em troca de favores sexuais e a manda para a cama. Nesse momento, Traver entra e imobiliza Miller, após o que ele pega o seu rifle e retorna ao seu barco, que ainda não tinha percebido que o mesmo afundara.

No dia seguinte, Miller devolve os vinte dólares à Evalyn, "por ela ter falado a verdade". Em seguida, ele pega uma granada e sai à procura de Traver, que se acha ocupado consertando o barco. Ao encontrá-lo, os dois trocam acalorados insultos, mas se reconciliam após tomarem conhecimento de que ambos serviram na infantaria durante a Segunda Guerra Mundial.

Miller oferece trabalho a Traver na ilha em troca de alojamento e alimentação, e usa a presença dele como pretexto para que Evalyn se mude para seus próprios aposentos. Assim, ele oferece a Traver a pequena cabana que ela e seu avô usaram, e faz com que ela coloque sua cama na dele. À noite, ele a beija rudemente e a força a fazer sexo.

No dia seguinte, o Reverendo Fleetwood chega à ilha para batizar Evalyn. Na ocasião, ele suspeita do tratamento que a jovem tem recebido de Miller, enquanto este descobre uma acusação de estupro contra um clarinetista negro, a quem ele conclui ser Traver. Os dois temas do estupro e do racismo se entrelaçam quando a tensão na ilha aumenta.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Luis Buñuel a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Hugo Butler, “A Adolescente” é um filme produzido pela empresa Producciones Olmeca em 1960. Sua trama, baseada num conto de Peter Matthiessen, tem como tema central a história de uma jovem adolescente que, após a morte de seu avô, passa a viver com um sócio dele numa ilha deserta na costa da Carolina.

Na direção, Buñuel realiza mais um excelente trabalho, o que lhe rendeu uma premiação quando da realização do Festival Internacional de Cannes. Na área técnica, merece igualmente elogios a bela fotografia, em preto e branco, a cargo de Gabriel Figueroa.

No elenco, a jovem atriz Key Meersman brilha no papel principal, seguida pelas boas atuações de Zachary Scott e Bernie Hamilton.

CAA