Filmes por gênero

ANTES DO INVERNO (2013)

Avant l'hiver
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Antes de que caigan las gotas del rocío (Argentina)
Before the winter chill (USA, UK)
Pais: França, Luxemburgo
Gênero: Drama
Direção: Philippe Claudel
Roteiro: Philippe Claudel
Produção: Yves Marmion, Romain Rojtman
Design Produção: Samuel Deshors
Música Original: André Dziezuk
Fotografia: Denis Lenoir
Edição: Elisa Aboulker
Direção de Arte: Samuel Deshors
Maquiagem: Gill Robillard
Efeitos Sonoros: Pierre Lenoir, Hubert Persat, François Dumont e outros
Efeitos Especiais: Ken Fitzke, Patrick Ungeheuer
Efeitos Visuais: Claude Kongs
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2014

Elenco

Daniel Auteuil Paul
Kristin Scott Thomas Lucie
Leïla Bekhti Lou
Richard Berry Gérard
Vicky Krieps Caroline
Jérôme Varanfrain Victor
Laure Killing Mathilde
Anne Metzler Zoé Gassard
Laurent Claret Denis, diretor da Clínica
Annette Schlechter Mme. Malek
Jean-François Wolff Comandante Xavier Garin
Joël Delsaut Capitão Thierry Weiler
Jacqueline Ghaye Juliette
Pascale Noe Adam Anouk
Lucie Debay Amiga de Lou
Alicia Reiser Emma
Kristien Pottie Secretária universitária
Véronique Fauconnet Secretária de Gabinete
Yannick Géraud Entregador de livros
Colette Kieffer Florista
Frédérique Varda Cantora de Ópera
Jean-Louis Sbille Fred
Bambina Liberatore Gena
Jean-Louis Humbert Malandro
Charly Pires Malandro
Nils Moreau Psiquiatra
Gérard Barbonnet Paciente Pr. Natkinson

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

Paul é um consagrado neurocirurgião de sessenta anos, muito bem casado com Lucie. Eles vivem em uma pequena cidade do leste da França. Tudo em sua vida parece impecável, transparente. Não apenas a bela relação que mantém com Lucie há anos, mas até as paredes envidraçadas de sua bela casa, ou a mesa de trabalho onde estuda alguns casos do serviço de neurocirurgia que dirige, parecem irradiar felicidade.

Um dia, entretanto, buquês de rosas começam a ser anônima e misteriosamente entregues em seu trabalho e em sua casa, coincidentemente a partir do momento em que uma jovem de vinte e poucos anos passa a cruzar o caminho do neurologista. Ex-paciente de Paul, Lou consegue, com sua insistência, balançar os alicerces de toda uma existência marcada pela solidez, pela tranquilidade, pelo equilíbrio.

No princípio, a intenção de Paul é a de localizar a jovem para recriminá-la, não passando por ele a menor ideia de vir a tirar proveito da situação. Com o passar dos dias, no entanto, embora continue firme no que tange ao desejo de não se aproveitar da jovem, chegando a rejeitar um convite dela para os dois irem para a cama, Paul começa a ficar obcecado pelo desejo de conhecê-la cada vez mais, de descobrir os motivos que a levam a ter aquela maneira de ser. Tal obsessão começa a prejudicar seu relacionamento com a família, bem como, sua eficiência no trabalho, a ponto de se ver obrigado a tirar uma licença do hospital para cuidar de sua saúde.

Em casa, Lucie sofre com a situação, principalmente depois que obtém provas dos encontros do marido com a tal jovem desconhecida. Depois de algum tempo, entretanto, tudo volta ao normal quando Lou aparece morta e fica comprovado que o único interesse de Paul era o de tentar ajudar a jovem a ter um comportamento sadio e adequado para sua idade.

imagem imagem imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta francês Philippe Claudel, “Antes do Inverno” é um belo filme franco-luxemburguês. Sua trama gira em torno do drama psicológico vivido por um renomado neurocirurgião de meia-idade quando, sem qualquer motivo aparente, buquês de rosas começam a ser diária e anonimamente entregues em seu trabalho e em sua casa.

Claudel nos brinda com uma direção precisa e, ao mesmo tempo, delicada, ao desenvolver toda uma atmosfera inquietante, por vezes profundamente melancólica e intimista. Adicionalmente, na área técnica, merecem ainda ser destacadas a belíssima fotografia de Denis Lenoir e a não menos bela trilha sonora assinada por André Dziezuk.

No elenco, Daniel Auteuil se mostra perfeito ao interpretar de forma brilhante toda a ambiguidade de seu personagem. Como coadjuvantes, merecem ser citados os trabalhos apresentados pelos atores Kristin Scott Thomas, Richard Berry e Leïla Bekhti.

Enfim, “Antes do Inverno” é um filme imperdível.

CAA