Olivier Le Vacon, Alexis Oscari, Pierre Picq e outros
Efeitos Especiais:
Julien Poncet de la Grave, Olivier Marais
Efeitos Visuais:
Stephane Bidault, Bruno Nicolas
Nota:
7.5
Filme Assistido em:
2011
Elenco
Isabelle Huppert
Babou
Lolita Chammah
Esméralda
Aure Atika
Lydie
Jurgen Delnaet
Bart
Chantal Banlier
Irène
Magali Woch
Sophie
Nelly Antignac
Amandine
Guillaume Gouix
Kurt
Joachim Lombard
Justin
Noémie Lvovsky
Suzanne
Luis Rego
Patrice
Cyril Couton
Martial
François Comar
Jacques
Léonie Simaga
Katia
Veerle Dobbelaere
Petra
Simone Milsdochter
Marleen
Lise Lamétrie
Geneviève
Dominique Foure
Viviane
Anna Sigalevitch
Colega de Esméralda
Eric Savin
Recrutador
Prêmios
Festival Internacional de Cinema do Cairo, Egito
Prêmio de Melhor Atriz (Isabelle Huppert)
Sinopse
Babou é uma mulher alegre que nunca se preocupou com as convenções sociais até que, de repente, se depara com a percepção de que sua filha Esmeralda, de 23 anos de idade, tem vergonha dela e, portanto, recusa-se a convidá-la para seu casamento.
Ferida em seu orgulho, ela tenta recuperar o respeito de sua filha. Para tanto, aceita o desafio de vender flats num luxuoso condomínio em Ostende, no litoral belga em pleno inverno, numa desesperada tentativa para provar o seu real valor e seu amor maternal para com a filha.
Sua natureza amigável faz com que ela obtenha bons conselhos de moradores locais sobre a venda para turistas e, assim, torna-se uma funcionária bem-sucedida na Empresa, embora Esmeralda desconfie de que sua mãe não consiga manter esse status por muito tempo.
Comentários
Escrito e dirigido pelo cineasta Marc Fitoussi, “Copacabana” é uma boa comédia franco-belga. Sua trama gira em torno do esforço de uma mãe na tentativa de reconquistar o amor de sua filha de 23 anos.
Apesar do ritmo lento, Fitoussi realiza um bom trabalho ao captar com êxito a relação tensa mãe-filha, bem como, o desconforto de iniciar um trabalho duvidoso.
O ponto alto do filme é, sem dúvida alguma, a magnífica interpretação de Isabelle Huppert no papel da mãe. Ela realmente domina todas as cenas de que participa. A atriz Lolita Chammah, que faz o papel da filha descontente, é na verdade filha de Huppert na vida real.