Filmes por gênero

ESCRAVOS DO DESEJO (1934)

Of human bondage
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'emprise (França)
Schiavo d'amore (Itália)
Cautivo del deseo (Espanha)
Besættelse (Dinamarca)
Naisen orja (Finlândia)
Örök szolgaság (Hungria)
En kvinnas slav (Suécia)
W niewoli uczuc (Polônia)
Бремя страстей человеческих (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: John Cromwell
Roteiro: Lester Cohen
Produção: Pandro S. Berman
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Henry W. Gerrard
Edição: William Morgan
Direção de Arte: Carroll Clark, Van Nest Polglase
Figurino: Walter Plunkett
Guarda-Roupa: Ethel Beach, Tommy Clark
Maquiagem: Sam Kaufman
Efeitos Sonoros: Clem Portman
Efeitos Especiais: Vernon L. Walker
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Leslie Howard Philip Carey
Bette Davis Mildred Rogers
Frances Dee Sally Athelny
Kay Johnson Norah
Reginald Denny Harry Griffiths
Alan Hale Emil Miller
Reginald Sheffield Cyril Dunsford
Reginald Owen Thorpe Athelny
Desmond Roberts Dr. Jacobs
Ray Atchley J. Murphy
Frank Baker Policial
Nat Neahan Slim
Tempe Pigott Agnes Hollett
Adrian Rosley Flourney, Professor de Arte em Paris
Al Sullivan Jimmy Gray

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Bette Davis)

Sinopse

Philip Carey, um homem de cerca de 35 anos, vive em Paris onde estuda arte. Portador de uma deficiência em um de seus pés, ele manca ao caminhar. Algum tempo depois, ao ver frustrada sua expectativa de se tornar um pintor afamado, ele decide retornar à Londres onde, a exemplo de seu pai, pretende se tornar médico.
 
Uma vez na capital do Reino Unido, ele se apaixona perdidamente por uma garçonete amoral, Mildred Rogers, pondo em risco sua carreira e sua posição social. Ela, no entanto, o rejeita e o troca por um rico vendedor. Desiludido, Philip inicia um novo relacionamento com Norah, uma jovem mulher bem educada. Pouco tempo depois, no entanto, Mildred retorna descasada e grávida. Ele decide acolhê-la, rompendo seu compromisso com Norah. No entanto, pouco tempo depois do nascimento de sua filha, Mildred, como sempre desprovida de qualquer moral, põe as unhas de fora e começa a aprontar contra Philip, a ponto dele resolver dar um basta em sua relação.
 
Dias depois, trabalhando como estagiário num hospital, Philip conhece Thorpe Athelny, um de seus pacientes. Este o convida a visitá-lo em sua mansão, logo após receber alta. Assim, aproveitando um final de semana, Philip vai até a mansão do Sr. Athelny, onde termina se apaixonando por uma de suas filhas, Sally, que já havia conhecido no hospital, quando a jovem se encontrava como acompanhante do pai.
 
O filme termina quando os dois resolvem se casar.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Cromwell, a partir de um roteiro escrito por Lester Cohen, "Escravos do Desejo" é um ótimo filme norte-americano produzido em 1934. Sua trama, baseada num livro de W. Somerset Maughan, é muito bem elaborada e marcada pela magnífica atuação de Bette Davis, na época com apenas 26 anos de idade.
 
Na direção, John Cromwell realiza um excelente trabalho, enfatizando os aspectos psicológicos de seus personagens ao expor, com sensibilidade, seus impulsos afetivos. Na área técnica, merecem igualmente elogios a bela fotografia, a cargo de Henry W. Gerrard, e a ótima trilha sonora, assinada por Max Steiner.
 
No elenco, como já dito acima, o maior destaque é, sem nenhuma dúvida, a magnífica atuação de Bette Davis, seguida pelas de  Leslie Howard, Frances Dee e Kay Johnson.
 
CAA