Filmes por gênero

O GAROTO SELVAGEM (1970)

L' Enfant Sauvage
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O menino selvagem (Portugal)
The wild child (USA)
The wild boy (UK)
Il ragazzo selvaggio (Itália)
El pequeño salvaje (Espanha)
Der wolfsjunge (Alemanha, Austria)
Pais: França
Gênero: Drama
Direção: François Truffau
Roteiro: François Truffau, Jean Gruault
Música Original: Antoine Duhamel
Fotografia: Néstor Almendros
Edição: Agnès Guillemot
Figurino: Gitt Magrini
Maquiagem: Nicole Félix
Efeitos Sonoros: René Levert, Alex Pront
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Jean-Pierre Cargol Victor, o garoto selvagem
François Truffaut Dr. Jean Itard
Françoise Seigner Madame Guerin
Jean Dasté Professor Philippe Pinel
Annie Miller Madame Lemeri
Claude Miller Sr. Lemeri
Paul Villé Remy
Mathieu Schiffman Mathieu
Jean Gruault Visitante no Instituto
René Levert Policial

Prêmios

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio da Crítica de Melhor Filme (François Truffaut)

Sinopse

Em 1797, após ser visto várias vezes numa floresta de Aveyron, onde vive completamente nu, um garoto de aproximadamente doze anos é finalmente capturado quase um ano depois, apesar de sua resistência.

Considerado, inicialmente, como um objeto de curiosidade (ele não fala e emite apenas um som, sempre o mesmo), o garoto é declarado rebelde a qualquer tentativa de educação, pela instituição que o resgatou da floresta, e mais particularmente pelo professor Philippe Pinel, um célebre alienista da época.

No entanto, um jovem médico do Instituto dos Surdos-Mudos, Dr. Jean Itard, acredita firmemente que o garoto selvagem poderá se transformar num jovem basicamente igual àqueles considerados normais, desde que seja tratado e acompanhado com bastante cuidado e paciência.

Assim, ele consegue sua guarda, o leva para casa, lhe dá o nome de Victor e inicia um verdadeiro combate quotidiano no sentido de transformar esse ser inferior num jovem equilibrado, saudável. Seu trabalho é coroado de êxito, na medida em que o novo Victor começa a dar sinais de afeição, inteligência e sensibilidade.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo grande cineasta François Truffau, que também co-assina o roteiro, “O Garoto Selvagem” é um ótimo drama do cinema francês. Neste filme, Truffaut utiliza uma linguagem basicamente documental, deixando de lado as técnicas que o tornaram um dos grandes nomes da Nouvelle Vague. Sua trama é baseada numa história verídica ocorrida na França no final do século XVIII, início do século XIX.

Além de seu ótimo trabalho na direção deste longa-metragem, Truffaut ainda se sai muito bem no papel do Dr. Jean Itard. “O Garoto Selvagem” marca ainda a primeira colaboração entre Truffaut e Néstor Almendros, responsável pela bela fotografia em preto e branco, colaboração essa que se repetiria em outros oito filmes do cineasta.

No elenco, as diversas atuações se mostram, de uma maneira geral, competentes e apropriadas, inclusive a de Jean-Pierre Cargol, aos 13 anos, no papel do garoto selvagem.

CAA