Filmes por gênero

QUATRO NOITES COM ANNA (2008)

Quatre nuits avec Anna
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cztery noce z Anna (Polônia)
Four nights with Anna (USA, UK)
Cuatro noches con Anna (Argentina)
Pais: Polônia, França
Gênero: Drama
Direção: Jerzy Skolimowski
Roteiro: Jerzy Skolimowski, Ewa Piaskowska
Produção: Jerzy Skolimowski, Paulo Branco
Design Produção: Marek Zawierucha
Música Original: Michal Lorenc
Fotografia: Adam Sikora
Edição: Cezary Grzesiuk
Figurino: Joanna Kaczynska
Maquiagem: Aleksandra Dutkiewicz, Olga Nejbauer
Efeitos Sonoros: Frédéric de Ravignan, Philippe Lauliac, Gérard Rousseau
Efeitos Especiais: Sylvain Lamour
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Kinga Preis Anna
Artur Steranko Leon Okrasa
Jerzy Fedorowicz Médico Chefe
Redbad Klynstra Juiz
Jakub Snochowski Policial
Barbara Kolodziejska Avó
Malgorzata Buczkowska Anny
Anna Lenartowicz Enfermeira
Urszula Bartos-Gesikowska Caixa do Supermercado
Anna Szawiel Joalheira
Marcin Jedrzejewski Prisioneiro
Zbigniew Konopka Prisioneiro
Judyta Paradzinska-Górska Juiza
Witold Wielinski Prisioneiro do jornal

Prêmios

Festival Internacional de Cinema de Tóquio, Japão

Prêmio do Juri Especial (Jerzy Skolimowski)

Sinopse

Léon é um homem de meia-idade que mora numa pequena cidade da Polônia, onde toma conta de sua avó doente e trabalha no crematório de um hospital. Obcecado pela enfermeira Anna, mas incapaz de se apresentar a ela por ser prisioneiro de sua passividade e timidez, ele se conforma em observá-la durante o dia no próprio hospital ou na rua e, à noite, espreitá-la através da janela de seu quarto.

No passado, ele se achava perto do celeiro quando presenciou outro homem estuprá-la. Na época, paralisado com a cena, só deixou o local depois que o estuprador encapuzado fugiu sem ser identificado. Assim, no tribunal, ele foi a única pessoa reconhecida por Anna e, mais uma vez prejudicado por sua timidez, não conseguiu dar respostas firmes às perguntas que lhe foram feitas, recebendo uma pena de cinco anos de reclusão. Posteriormente, Anna teve a oportunidade de lhe dizer que não acreditava que ele fosse o responsável pela agressão sofrida.

Voltando ao presente, Léon continua por algum tempo a se contentar com o prazer derivado de seu voyeurismo. No entanto, ele passa a querer mais. Assim, certo dia,  entra no quarto dela através da janela, e passa a noite sentado ao lado de sua cama. Na noite seguinte, aproveita os comprimidos de dormir da sua avó para drogar o açúcar que a enfermeira usa todas as noites no seu chá.

Assim, Leon passa quatro noites no quarto de Anna com o máximo cuidado para que ela não desperte e o encontre ali ao seu lado. Durante as horas em que fica no quarto da enfermeira, além de admirá-la, ele tem o cuidado de mantê-la coberta, de pintar as unhas dos seus pés, de jogar fora a comida estragada, fazendo com que ela comece a notar que algumas mudanças estranhas estão ocorrendo durante o seu sono.

Enfim, até onde irá a obsessão ou o amor desse homem?

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta polonês Jerzy Skolimowski, que também participa do roteiro e da produção, “Quatro Noites Com Anna” é um ótimo filme sobre uma obsessão irracional e ingênua de um homem simples e carente de afeto que se alimenta da observação do ser amado.

A câmera de Skolimowski realiza um excelente trabalho ao capturar os sombrios exteriores e interiores da pequena cidade polonesa onde vive Leon. A música orquestrada de Michal Lorenc é outro quesito que merece ser mencionado, assim como o trabalho de edição a cargo de Cezary Grzesiuk.

No elenco, o grande nome a ser destacado é o de Artur Steranko no papel do tímido, inibido e obcecado Leon Okrasa.

CAA