Filmes por gênero

CIÚME - O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO (1994)

L'enfer
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Inferno (Portugal)
L'inferno (Itália)
El infierno (Espanha, Argentina)
Die hölle (Alemanha)
Hell (USA, UK)
Pais: França
Gênero: Drama
Direção: Claude Chabrol
Produção: Marin Karmitz
Design Produção: Emile Ghigo
Música Original: Matthieu Chabrol
Fotografia: Bernard Zitzermann
Edição: Monique Fardoulis
Figurino: Corinne Jorry
Guarda-Roupa: Paule Mangenot, Monique Tourret
Maquiagem: Jean-Pierre Berroyer, Marie Lastennet, Stéphanie Lemaire
Efeitos Sonoros: Dominique Dalmasso, Jean-Bernard Thomasson e outros
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Emmanuelle Béart Nelly
François Cluzet Paul Prieur
Nathalie Cardone Marylin
Jean-Pierre Cassel Sr. Vernon
André Wilms Dr. Arnoux
Marc Lavoine Martineau
Christiane Minazzoli Mme. Vernon
Dora Doll Mme. Chabert
Mario David Duhamel
Thomas Chabrol Julien
Noël Simsolo Sr. Chabert
Amaya Antolin Mariette
Jean-Claude Barbier Sr. Pinoiseau
Claire De Beaumont Mme. Rudemont
Pierre-François Dumeniaud Sr. Lenoir
René Gouzenne Sr. Ballandieu
Marie-Thérèse Izar Mme. Pinoiseau
Louis De Leotoing d'Anjony Vincent
Catherine Tacha Mme. Point

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Paul, jovem proprietário de uma charmosa pousada à beira de um lago, apaixona-se e se casa com a bela Nelly. O jovem casal, cheio de vida, tem um filho e vive momentos de alegria até o dia em que o fantasma da traição cai como uma sombra sobre Paul, que passa a duvidar da fidelidade da esposa. É que ele acredita ter visto sua mulher em um momento de intimidade com Martineau, um mecânico da vizinhança. Ele a interroga e ela dissipa o mal-entendido.

No entanto, uma voz interior lhe diz para não acreditar na esposa. Assim, em sua paranoia, ele começa a desconfiar que Nelly o trai com os hóspedes, passa a fazer-lhe perguntas sem acreditar em suas respostas, a procurar pistas em sua bolsa, a segui-la pelas ruas, imaginar cenas de adultério. Tudo é motivo de discussão, até as visitas de Nelly à sua mãe.

O clímax é atingido quando Nelly pratica esqui aquático no lago, tendo seu esqui puxado pela lancha de Martineau. Num determinado momento, ao fazerem uma ligeira parada numa pequena ilha, os dois ficam fora do alcance dos olhos de Paul, fato que o deixa inteiramente transtornado.

Na pousada, o clima se degrada. Gritos de Nelly, violência por parte de Paul. O delírio deste último se amplifica. Julien, um empregado, depois Duhamel, um hóspede mais velho e atencioso, todos se tornam rivais. Um escândalo de Paul faz com que a clientela se afaste. O casal procura seu médico que, para acalmar Paul, faz o jogo deste e diagnostica Nelly como portadora de um problema psiquiátrico que precisa ser internada numa clínica.

De volta à pousada, Paul toma uma decisão: ele mata Nelly.
- Foi tudo isso um sonho? Ele realmente a matou?
O filme termina em aberto, sem o FIM.

imagem imagem imagem

Comentários

Originalmente escrito pelo roteirista e diretor Henri-Georges Clouzot, “Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo”, anos depois teve seus direitos vendidos por sua viúva a um produtor que o ofereceu a Claude Chabrol. Sua trama gira em torno de Paul Prieur, um homem possuído por um ciúme doentio de sua esposa, embora esta se mostre fiel ao mesmo.

Sem dúvida alguma, trata-se de um estudo fascinante que mostra como as inseguranças de alguém podem afetar, além de sua própria vida, as de todos que acham ao seu redor.

Embora considerado como um dos grandes cineastas do cinema francês, este filme não se acha entre suas melhores realizações como, por exemplo, “Os Primos” de 1959, “Um Assunto de Mulheres”, de 1988, e “Mulheres Diabólicas”, de 1995, dentre outros.

CAA