Filmes por gênero

EVA (1962)

Éva
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: França, Itália
Gênero: Drama
Direção: Joseph Losey
Roteiro: Hugo Butler, Evan Jones
Produção: Raymond Hakim, Robert Hakim
Design Produção: Richard Macdonald, Luigi Scaccianoce
Música Original: Michel Légrand
Fotografia: Gianni Di Venanzo
Edição: Reginald Beck, Franca Silvi
Maquiagem: Franco Freda
Efeitos Sonoros: Federico Savina, Amelio Verona, C. Maielli, R. Cadueri
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Jeanne Moreau Éva Olivier
Stanley Baker Tyvian Jones
Virna Lisi Francesca Ferrara
James Villiers Alan McCormick, um escritor
Riccardo Garrone Michele, um jogador
Lisa Gastoni Russa de cabelos avermelhados
Checco Rissone Pieri
Enzo Fiermonte Enzo
Nona Medici Anna Maria
Alex Revidis O grego
Giorgio Albertazzi Sergio Branco Malloni, diretor de cinema
Joseph Losey Cliente do Bar do Harry
Vittorio De Sica .

Sinopse

Tyvian Jones encontra-se de passagem por Veneza, por ocasião da realização de seu famoso  Festival de Cinema. Seu livro acaba de ser levado para a grande tela. Na realidade, ele é um homem sem escrúpulos, pois o citado livro ele o publicou em seu nome, mas se trata de um trabalho literário de seu irmão falecido.

Na cidade, ele conhece Éva, uma bela francesa que decidiu tornar-se o protótipo da cortesã moderna. Esta sedutora mulher se proíbe de amar e de ser amada. Fascinado por ela, Tyvian a persegue até Roma, aceitando todo tipo de humilhação.

O falso escritor tenta se libertar de um amor que se tornou obsessivo. Ele decide, assim, se casar com uma bela e jovem italiana, Francesca Ferrara, que logo descobre que seu marido continua loucamente apaixonado por Éva. Dominada por uma violenta crise de desespero, Francesca se suicida.

Em Veneza, Tyvian volta a perseguir incansavelmente Éva, mas ela recusará até o fim, com crueldade, corresponder à sua paixão. Ela prefere manter uma vida de aventuras que melhor corresponda ao fim a que se propôs: fazer com que os homens paguem pelo mal que lhe fizeram. Tyvian, fantoche involuntário, afunda na decadência.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Joseph Losey, a partir de um romance de James Hadley Chase, ‘’Eva’’ é um ótimo drama franco-italiano do início dos anos 60. Sua trama gira em torno de uma bela mulher que decidiu não amar nem ser amada por qualquer homem, como forma de se vingar de situações que vivera no passado.

Na direção, Losey procura trabalhar com movimentos de câmera que parecem estar sempre a envolver Jeanne Moreau. Em alguns momentos, o filme lembra um pouco “A Doce Vida” de Fellini, realizado dois anos antes.

Moreau se mostra maravilhosa com uma beleza fascinante, misteriosa e venenosa. Inesquecível a cena em que ela explora um quarto desconhecido com um fundo musical (Willow Weep For Me) na voz de Billie Holiday.

Enfim, ‘’Eva’’ é um filme dotado de uma grande força emocional que merece ser visto.

CAA