Filmes por gênero

UMA MULHER CASADA (1964)

Une femme mariée
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A married woman (Estados Unidos)
Une femme mariée (França)
Una donna sposata (Itália)
La mujer casada (Colômbia, México, Espanha)
Eine verheiratete Frau (Alemanha)
En gift kvinde (Dinamarca)
Egy férjes asszony (Hungria)
Den gifte kvinnen (Noruega)
Kobieta zamezna (Polônia)
Замужняя женщина (União Soviética)
Pais: França
Gênero: Drama
Direção: Jean-Luc Godard
Roteiro: Jean-Luc Godard
Design Produção: Henri Nogaret
Fotografia: Raoul Coutard
Edição: Andrée Choty, Françoise Collin, Agnès Guillemot
Guarda-Roupa: Laurence Clairval
Efeitos Sonoros: Antoine Bonfanti, René Levert, Jacques Maumont
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Macha Méril Charlotte
Bernard Noël Robert, o amante
Philippe Leroy Pierre, o marido
Christophe Bourseiller Nicolas
Rita Maiden Madame Celine
Roger Leenhardt Ele próprio
Margaret Le Van Jovem na piscina
Véronique Duval Jovem na piscina
Georges Liron O Físico
Jean-Luc Godard O narrador

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Jean-Luc Godard)

Cahiers du Cinéma

Prêmio de Melhor Filme (4º lugar)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Charlotte é uma mulher de vinte e poucos anos, casada com Pierre, um ex-piloto da força aérea. Ele tem um filho pequeno, Nicolas, de seu primeiro casamento, que se dissolveu quando sua esposa o deixou por outro homem. Charlotte, Pierre e Nicolas moram juntos em um apartamento moderno nos arredores de Paris.
 
Ela passa seus dias indo a cafés, fazendo compras, indo a cinemas, nadando, lendo revistas de moda feminina, ou com seu amante, Robert, um ator. Enquanto isso, Pierre acredita que o caso que ela tinha acabou, com base em informações de um investigador particular. 
 
Em um de seus encontros com seu amante, este insiste, mais uma vez, para que ela se divorcie de Pierre para se casar com ele. Em seguida, ele a leva à loja de departamentos "Printemps", onde ela diz que vai comprar alguns sutiãs. Ao sair de lá, ela toma vários táxis, para evitar que algum investigador a siga, passa na escola de Nicolas para apanhá-lo, e segue para o aeroporto a fim de receber Pierre, que estará chegando da Alemanha, juntamente com Roger Leenhardt, um produtor de cinema. Em Frankfurt, os dois haviam assistido a algumas sessões dos julgamentos de Auschwitz.
 
Do aeroporto, eles seguem para o apartamento do casal para o jantar. Terminada a refeição, eles discutem o Holocausto e passam para a questão do relacionamento de alguém com o passado e o presente. Após a partida de Roger, Charlotte e seu marido discutem, mas terminam fazendo amor. 
 
Na manhã seguinte, ela assiste a uma sessão de fotos de moda, em uma piscina, e bisbilhota em um Café próximo, enquanto duas adolescentes discutem suas vidas amorosas e seus primeiros encontros sexuais. Em seguida, ela vai ao médico e descobre que está grávida. Como ela não sabe quem é o pai, ela faz uma série de perguntas ao médico sobre contracepção, levando a uma discussão sobre a relação entre amor, prazer sexual e concepção.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo grande cineasta francês, Jean Luc Godard, "Uma Mulher Casada" é um ótimo filme sobre um triângulo amoroso, no qual uma bela e jovem mulher, Charlotte, aproveita as frequentes ausências de seu marido, um aviador, para manter um relacionamento extra conjugal com um ator.
 
Na direção, Godard realiza um excelente trabalho, no que é ajudado por uma bela trilha sonora, bem como, pela ótima fotografia, em preto e branco, assinada por Raoul Coutard. 
 
No elenco, com uma ótima atuação, o maior destaque é a atriz Macha Méril, na época com vinte quatro anos.
 
CAA