Filmes por gênero

TODA INOCÊNCIA (1988)

En toute innocence
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: No harm intended (USA)
Mord-Skizzen (Alemanha)
Przy pelnej niewinnosci (Polônia)
Yhteinen salaisuus (Finlândia)
Ve vsí nevinnosti (República Tcheca)
Pais: França
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Direção: Alain Jessua
Roteiro: Alain Jessua
Produção: Alain Jessua
Design Produção: Gérard Daoudal
Música Original: Michel Portal
Fotografia: Jean Rabier
Edição: Hélène Plemiannikov
Maquiagem: Catherine Demesmeaker
Efeitos Sonoros: Paul Lainé, Michel Crivellaro, Claude Villand
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Michel Serrault Paul
Nathalie Baye Catherine
Suzanne Flon Clemence
François Dunoyer Thomas
Sylvie Fennec Geneviève
André Valardy Inspetor Meunier
Philippe Caroit Didier
Anna Gaylor Anna
Bernard Fresson Serge Cohen
Frankie Pain .

Indicações

Mystfest - Festival Internazionale del Giallo e del Mistero

Prêmio de Melhor Filme (Alain Jessua)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Viúvo, Paul Duchène dirige com seu filho Thomas um escritório de arquitetura instalado em sua propriedade, perto de Libourne. Saindo com frequência para uma breve viagem a um cliente na Suíça, ele percebe no caminho que esqueceu sua passagem de avião e volta para buscá-la. Ao chegar em casa, ele encontra sua enteada Catherine aos beijos com seu principal colaborador, Didier. 

Ao deixar novamente sua propriedade, louco de raiva, ele bate em um caminhão e fica temporariamente privado do uso das pernas e finge estar também privado do uso da fala. Assim, nesse silêncio tático, ele declara uma guerra aberta contra aquela que, aos seus olhos, quebrou a bela harmonia familiar. Catherine implora seu perdão, afirma que se preocupa com Thomas e não quer perdê-lo. Como ele permanece calado, ela então resolve contar tudo a Thomas e pedir seu perdão. Por outro lado, Paul se recusa à ideia de seu filho de fazer com que Didier passe a fazer parte de sua empresa. 

Enquanto isso, não sendo mais capaz de enganar seu médico e amigo Serge Cohen, sobre sua falta da fala, Paul invoca razões inerentes inerentes aos segredos de família, e tenta fingir que alguém queria envenená-lo. No entanto, os resultados do laboratório são negativos. 

Certa noite, depois de levar Thomas ao aeroporto, Catherine encontra Paul entrincheirado no banheiro, onde ele está desenvolvendo um sistema elétrico maquiavélico. Na manhã seguinte, enquanto ela está no banho, ele recua diante da loucura de seu plano e quer evitar o pior. Ele entra, afirma que quer parar tudo. No entanto, como ela não acredita mais nele, o ameaça com uma tesoura. Ele, então, a empurra para longe e, ao cair, é eletrocutada. 

O inspetor Meunier entendeu tudo, mas não pode fazer nada. Clémence, a fiel Clémence, a amiga, a criada, a confidente, soube a tempo retirar a pista, a muleta de borracha, que poderia ter  confundido o velho hipócrita assassino, que agora vai se fechar um pouco mais em seu segredo.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Alain Jessua, "Toda Inocência" é um filme produzido em 1988 pelas empresas A. J. Films, Images Investissements, dentre outras.

Na direção, Jessua realiza um trabalho razoavelmente bom. Por outro lado, a fotografia, a cargo de Jean Rabier, é de muito boa qualidade. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Nathalie Baye e Michel Serrault, nos principais papéis.

CAA