Filmes por gênero

PECADOS DE GUERRA (1989)

Casualties of war
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Corações de aço (Portugal)
Outrages (França)
Victimes du Vietnam (Canadá)
Vittime di guerra (Itália)
Corazones de hierro (Espanha)
Die Verdammten des Krieges (Alemanha)
Uppgörelsen (Suécia)
De kaldte os helte (Dinamarca)
Вoенные потери (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Guerra do Vietnã
Direção: Brian De Palma
Roteiro: David Rabe
Produção: Art Linson
Design Produção: Wolf Kroeger
Música Original: Ennio Morricone
Direção Musical: Ennio Morricone
Fotografia: Stephen H. Burum
Edição: Bill Pankow
Direção de Arte: Bernard Hides
Figurino: Richard Bruno
Guarda-Roupa: Julia Mansford, Laurie Riley, Mutita Na Songkla
Maquiagem: Bron Roylance, Paul Engelen, Adam Hill
Efeitos Sonoros: Maurice Schell, Lee Dichter, Kevin Lee, Gary Wilkins e outros
Efeitos Especiais: Kit West, Trevor Wood, John Baker e outros
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Michael J. Fox Eriksson
Sean Penn Sargento Tony Meserve
Don Harvey Cabo Thomas E. Clark
John C. Reilly PFC Herbert Hatcher
John Leguizamo PFC Antonio Diaz
Thuy Thu Le Oahn
Erik King Brown
Jack Gwaltney Rowan
Ving Rhames Tenente Reilly
Dan Martin Sargento Hawthorne
Dale Dye Capitão Hill
Vyto Ruginis Promotor
Al Shannon Wilkins
Wendell Pierce MacIntire
Sam Robards Capelão Kirk
Darren E. Burrows Cherry
Sherman Howard Presidente da Corte Marcial
Holt McCallany Tenente Kramer
Stefan Ehlers Sargento Fuller
Kady Tran Irmã de Oahn
Ba Thuan T. Le Mãe de Oahn
Maris Valainis Streibig
Shaun Shea Soldado
Kristopher Dunn Soldado
Donal Gibson Soldado
Shane Kerwin Soldado

Prêmios

Sociedade dos Filmes Políticos, Estados Unidos

Prêmio da Paz

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (Ennio Morricone)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Filme

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Brian De Palma)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1974, sentado em um vagão do metrô, Max Eriksson observa quando uma jovem vietnamita entra no vagão e recorda suas experiências na Guerra do Vietnã, oito anos antes:

Em novembro de 1966, um grupo de soldados norte-americanos patrulhava a selva quando foram subitamente atacados  pelos vietcongues. Durante o ataque, o solo se abriu e ele ficou preso no buraco, parte de um sistema de túneis abaixo da selva. Logo depois, o sargento Tony Meserve salvou sua vida, puxando-o para fora e atirando em um vietcongue que se preparava para esfaqueá-lo.

Na manhã seguinte, quando ele, Meserve e o resto de sua equipe estavam fazendo uma pausa em uma vila ribeirinha, quando Brown levou um tiro no pescoço. Os soldados conseguiram se defender e Brown foi levado ao hospital de helicóptero. No entanto, ao chegarem à Base de Wolfcamp, Meserve comunicou a eles que Brown havia morrido. Mais tarde, naquela noite, o grupo se preparava para uma saída noturna, quando foi impedido de entrar em um bordel por um PM. Já frustrado, Meserve ficou ainda mais furioso ao saber que eles tiveram a licença interrompida e precisavam retornar imediatamente.

Logo em seguida, o soldado Antonio Diaz se apresenta como substituto de Brown. Na ocasião, Meserve conta a seus homens sobre sua próxima missão e diz que planeja sequestrar uma garota para sua própria diversão. Na ocasião, Meserve tenta legalizar o sequestro dizendo que eles "requisitarão". Eriksson conta a seu amigo Rowan sobre suas preocupações, mas Rowan garante que Meserve está obviamente brincando.

Quando o esquadrão chega à uma aldeia e sequestra Than Tai Oahn, na frente de sua mãe e de sua irmã, Meserve diz a Eriksson que eles vão se divertir um pouco com a garota quando chegarem ao posto avançado. Eriksson e Diaz se opõem à ideia e Eriksson diz a Meserve que ele nunca vai participar de um estupro. Meserve faz o possível para que Eriksson participe, chegando a ameaçar sua vida, mas mantém sua posição contra seus oficiais superiores. Por outro lado, Diaz se recusa a ir contra seus companheiros e toma parte para evitar ser um pária no grupo. Eriksson está  pronto para ajudar a adolescente, quando Clark coloca uma faca em sua garganta e diz a ele para passar a noite na segurança. Hatcher mantém sua arma apontada para ele, enquanto ele se afasta para se certificar de que não tente nada. Eriksson fica de guarda, impotente e horrorizado, enquanto testemunha seus companheiros se revezando com a jovem na cabana. 

Mais tarde, o esquadrão deve tomar posição em uma ponte ferroviária, com vista para um depósito de abastecimento do rio vietcongue. Eriksson e Hatcher voltam ao posto avançado para conseguir mais munição. Clark quer entrar em ação e diz a Eriksson para ficar com a garota, enquanto ele sai com Hatcher Eriksson tem plena consciência de como o abuso da jovem tem sido grave. Ela está fraca, machucada, desidratada e doente.  Preocupado, ele dá a ela um pouco de comida e água. Por outro lado, Meserve fica furioso quando Clark e Hatcher chegam sem Eriksson. Ele ordena, então, que voltem ao posto avançado e tragam Eriksson e a garota. Quando Eriksson está prestes a deixar o posto avançado com a jovem, ele percebe que tal atitude o tornará um desertor. Por outro lado, ao verificar quão desesperada a garota está para que ele vá com ela, ele decide ir, mas assim que estão prestes a escapar, Clark chega e os impede.

Na ferrovia, o grupo se prepara para atacar. No entanto, como a garota está tossindo e, percebendo que ela poderia entregá-los, Meserve pede a Eriksson que a mate. Quando Ericsson, se recusa, ele pede a Hatcher que o faça, mas ele também se recusa. Finalmente, quando Diaz se prepara para esfaqueá-la, Eriksson atira para cima para chamar a atenção do Vietcong, a fim de salvar sua vida.

Enquanto o tiroteio acontece, Clark a esfaqueia algumas vezes, mas Eriksson está tão ocupado matando inimigos com seu rifle que não percebe. A situação se torna desesperadora quando os vietcongues movem morteiros rio acima e começam a atirar projéteis contra a ponte. Meserve consegue matá-los com uma metralhadora. Por outro lado, quando a jovem Than Tai Oahn, sangrando bastante, tenta escapar, Meserve dá ordens ao esquadrão para matá-la. Em seguida, Meserve conduz seus homens para longe da cena.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Brian  De Palma, a partir de um roteiro escrito por David Rabe, "Pecados de Guerra" é um filme produzido em 1989 pela Columbia Pictures, juntamente com a Art Linson Productions e a Linson Entertainment.
 
Na direção, Brian De Palma realiza um excelente trabalho. O filme conta ainda com uma boa fotografia, a cargo de Stephen H. Burum,  e uma bela trilha sonora, onde se destacam as canções Everybody Loves Somebody, e Magic Carpet Ride, dentre outras. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Sean Penn e Nichael J. Fox.
 
CAA