Indicações
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Meryl Streep)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Bacon)
Sinopse
Um casal de Boston, Gail e Tom Hartman, está tendo problemas conjugais, devido à incapacidade de Tom de passar algum tempo com a família por causa de seu trabalho como arquiteto. Ela, uma especialista em canoagem, decide levar seu filho, Roarke, em uma viagem de férias para praticarem o esporte nas corredeiras do Rio Salmon, em Idaho. Ela aproveita a oportunidade para deixar sua filha, Willa, na casa dos avós maternos. No último minuto, quando estão prestes a sair em viagem, Tom chega e se junta a eles.
Ao partirem, encontram dois outros apreciadores da canoagem, Wade e Terry, que se mostram extremamente amigáveis. Ao final do primeiro dia, eles preparam um acampamento para passarem a noite. Wade e Terry se juntam a eles para comemorarem o aniversário de Roarke. Gail torna-se amiga de Wade, mas depois de certo tempo, ele começa a agir de forma suspeita e ela acha melhor se afastar.
Na manhã seguinte, ao descobrirem que eles portam uma arma, Gail e Tom discutem uma estratégia que lhes permita deixar os dois homens para trás e, na hora do almoço, tentam partir sem que eles percebam. A tentativa, no entanto, falha e Wade puxa sua arma e assalta Tom. Gail, então, recorda-se que um assalto à mão armada, de que ouvira falar, havia sido praticado pelos dois. A utilização do rio, como uma rota de fuga, era sem dúvida uma alternativa mais segura para tentarem se livrar da polícia.
A partir daí, a canoa dos Hartman é obrigada a seguir na frente sempre com uma arma apontada para a família. À noite, ao armarem novo acampamento, Tom tenta roubar a arma de Terry, mas ao ser percebido pelos bandidos, vê-se obrigado a correr para o mato em direção ao rio. Wade o persegue e acredita que o baleou ao ouvir o barulho de um corpo caindo na água.
Quando um guarda do Parque, Johnny, que conhece Gail, a vê, Wade coloca uma arma em suas costas para que ela finja que tudo está bem. Mais tarde, quando ele volta, o criminoso o assassina e joga seu corpo nas corredeiras.
Wade e Terry planejam escapar através de um conjunto de corredeiras, chamado Gauntlet, onde a canoagem não é mais permitida desde que uma pessoa morreu e outra ficou paralítica. No entanto, consciente de que Gail é uma das três pessoas mais hábeis para enfrentar aquelas águas, os criminosos a forçam a atravessar o Gauntlet, mesmo ela afirmando que não pode mais navegar por ali, ainda mais com o agravante de estar com seu filho ao seu lado.
Entretanto, sem alternativa, o grupo inicia uma travessia angustiante em que Terry quase se afoga. Depois de passarem pelo Gauntlet, Tom consegue virar a canoa dos criminosos e entra em luta contra Terry, enquanto Gail consegue pegar um revólver e matar Wade. O filme termina com a família e Terry, que foi preso, sendo resgatados por um helicóptero.
Comentários
Realizado pelo cineasta Curtis Hanson, a partir de um roteiro escrito por Denis O’Neill, “O Rio Selvagem” é um bom filme americano dos anos 1990. Sua trama mistura, com eficácia, suspense, ação e aventura em meio a cenários magníficos.
Hanson consegue manter um bom ritmo ao longo de todo o filme e as cenas de canoagem prendem a atenção dos espectadores. No elenco, Meryl Streep e Kevin Bacon são os maiores destaques.
Sem nenhuma dúvida, “O Rio Selvagem” é um filme imperdível para aqueles que amam o gênero.
CAA