Filmes por gênero

TERRA DE PAIXÃO (1932)

Red dust
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terra abrasadora (Portugal)
La belle de Saigon (França)
Lo schiaffo (Itália)
Tierra de pasión (Espanha)
Die gelbe Hölle (Alemanha, Austria)
Taifun (Suécia)
Kaprys platynowej blondynki (Polônia)
Glød (Dinamarca)
Красная пыль (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Victor Fleming
Roteiro: John Lee Mahin
Produção: Hunt Stromberg, Irving Thalberg
Fotografia: Harold Rosson
Edição: Blanche Sewell
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1976

Elenco

Clark Gable Dennis Carson
Jean Harlow Vantine
Gene Raymond Gary Willis
Mary Astor Barbara Willis
Donald Crisp Guidon
Tully Marshall McQuarg
Forrester Harvey Limey
Willie Fung Hoy

Prêmios

National Film Preservation Board, USA

National Film Registry 2006 (Terra de Paixões)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A três dias de Saigon, pelo rio, encontra-se uma plantação de borracha de propriedade de Dennis Carson. Tendo vivido toda sua vida a cuidar de sua plantação, ele só a deixa raramente para viver uma aventura ocasional em Saigon.

Certo dia, seu novo agrimensor, Gary Willis, chega com sua esposa Barbara, no momento em que Vantine, uma prostituta, apaixonada por Gary, está deixando o local. Inicialmente, Dennis se mostra irritado por ele ter trazido sua esposa. Alguns dias depois, Barbara se mostra chocada com ele por não estar cuidando adequadamente de seu marido após ele ter adoecido, ao contrair malária.

Alguns dias depois, Vantine retorna à plantação após seu barco ter sido danificado, mas Dennis, que agora se acha apaixonado por Barbara, tenta protegê-la do que ele considera o caráter desagradável de Vantine. Dias depois, após serem apanhados pela chuva, Dennis e Barbara se tornam amantes. Todos tomam conhecimento, com exceção de Gary, que fora enviado rio abaixo para inspecionar a plantação.

Inicialmente, Barbara e Dennis desejam se casar, mas ele acha que deve contar o ocorrido à Gary. Nesse sentido, ele viaja até o local onde Gary se encontra, mas ao perceber o quanto ele ama e depende de Barbara, ele não acha justo terminar com seu casamento. Ao voltar para casa, Dennis começa a beber com Vantine até que Barbara os interrompe. Dennis finge ser desonesto e ela atira nele, ferindo-o. Pouco tempo depois, Gary chega, preocupado com Barbara e Dennis, depois de ouvir algumas fofocas sobre eles, de um dos homens.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Victor Fleming, a partir de um roteiro escrito por John Mahin, "Terra de Paixões" é um filme produzido pela Metro-Goldwin-Mayer em 1932. Sua trama gira em torno de um proprietário de uma plantação de borracha e seu envolvimento com uma prostituta e com a esposa de seu novo agrimensor. Na direção, Fleming realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela ótima fotografia assinada por Adam Silver. Merece ainda ser mencionada sua trilha sonora, onde se destacam as canções "Appassionato in A Minor", "There's no place like home" e "Wild Orchids".
 
No elenco, além de um forte grupo de apoio, Clark Gable e Jean Harlow exalam sexualidade, desejando abertamente um ao outro. As falas de Harlow são espirituosas e sugestivas, enquanto Gable fala com os olhos e as mãos.
 
Enfim, "Terra de Paixões" é um filme que merece ser visto.
 
CAA