Filmes por gênero

O ÚLTIMO GÂNGSTER (1937)

The Last Gangster
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le dernier gangster (França, Bélgica
L'ultimo gangster (Itália)
El último gángster (Espanha)
Der letzte Gangster (Alemanha, Austria)
Aardse gerechtigheid (Holanda)
Az utolsó bandita (Hungria)
Viimeinen kansan vihollinen (Finlândia)
Den sidste Gangster (Dinamarca)
Последний гангстер (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime, Suspense
Direção: Edward Ludwig
Roteiro: John Lee Mahin
Produção: Lou L. Ostrow
Música Original: Edward Ward
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Ben Lewis
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1972

Elenco

Edward G. Robinson Joe Krozac
James Stewart Paul North
Rose Stradner Talya Krozac
Lionel Stander Curly
Douglas Scott O garoto
John Carradine Casper
Sidney Blackmer Editor
Alan Baxter Acey Kile
Grant Mitchell Guarda
Moroni Olsen Detetive Danny Shea
Ivan Miller Detetive Wilson
Edward Brophy Fats Garvey
Frank Conroy Sid Gorman
Louise Beavers Gloria, empregada de Talya
Don Barry Billy Ernst
Charles Coleman Mordomo de Krozac
Frederick Vogeding Embaixador
Willard Robertson Sr. Broderick
William Benedict Freddy
Mary Dees Virginia Bauche
Jack Gardner Fotógrafo
Allen Fox Reporter
Harry Lash Reporter
Ralph McCullough Repórter
Douglas McPhail Repórter

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Logo depois que o conhecido gângster de Nova York, Joe Krozak, traz sua inocente esposa Talya da Europa, eles descobrem que ela está grávida. Apesar dos avisos de Curly para que sejam mais moderados, Joe é responsável pelos assassinatos de três dos irmãos Kile, membros de uma gangue rival. Embora a polícia não consiga encontrar provas suficientes para vincular Joe ao crime, ele logo é preso, condenado por evasão fiscal, e enviado para Alcatraz.

Embora todos os seus apelos falhem e o diretor em Alcatraz o faça perceber que ele não é mais tão importante como no passado, Joe mantém sua atitude arrogante. Quando Talya vai visitá-lo com seu novo bebê, ela o questiona sobre as acusações feitas na imprensa, mas ele as rejeita e só parece interessado na criança. Quando ela sai, os repórteres a atormentam e um deles, Paul North, coloca uma arma na mão do bebê para uma foto com a legenda “Inimigo Público nº 1 Júnior”. Desesperada, Talya confronta Paul e seu editor, mas, enquanto Paul se mostra arrependido, seu editor mostra à Talya informações sobre os crimes praticados por Joe e ela percebe a verdade. Algum tempo depois, quando ela volta a visitá-lo, ela não leva o bebê, provocando a ira de Joe. Na ocasião, ela reage dizendo-lhe que vai mudar o nome da criança e se afastar dele.

Dez anos depois, após o trabalho duro e o confinamento solitário na prisão terem enfraquecido Joe, ele finalmente é libertado. Recebido por Curly, que lhe diz que os “meninos” esperam que ele continue a conduzi-los, Joe logo percebe que Curly só está interessado em ter acesso a qualquer dinheiro que ele tenha por ventura escondido ao longo dos anos. Enquanto isso, Talya se casou com Paul, que se tornou editor e, juntos, criaram a criança como Paul Jr. A felicidade deles, com o prêmio recebido da escola e um acampamento de final de semana, é abalada quando a criança é sequestrada pelos homens de Curly que esperam que, ao ver seu filho, Joe decida falar.

Embora a criança não saiba quem seja Joe, este se mostra orgulhoso e resolve levá-lo de volta à casa de Talya. Apesar de pensar que Joe esteja confuso por acreditar que ele seja seu filho, Paul Jr. o acompanha até sua casa. Uma vez lá, Joe e Paul amigavelmente colocam a criança em sua cama. Quando Talya lhe agradece por devolver seu filho, Joe tenta agir como se ele não se importasse e, em seguida, vai embora.

Logo depois, ele é confrontado por Acey Kile, irmão dos bandidos que Joe mandara matar anos antes. No confronto, Joe mata Acey, mas é mortalmente ferido.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Edward Ludwig, a partir de um roteiro escrito por John Lee Mahin, “O Último Gângster” é um filme norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1937. Sua trama, baseada numa estória de William A. Wellman e Robert Carson, apresenta um ótimo ritmo e registra um dos primeiros papéis importantes de James Stewart na MGM.

Partindo de um roteiro bastante original e inteligente, Ludwig nos brinda com um bom trabalho de direção. Na área técnica, merece igualmente ser destacada a fotografia em preto e branco assinada por William H. Daniels.

No elenco, Edward G. Robinson brilha no papel principal, seguido pelas boas atuações de Lionel Stander, John Carradine e James Stewart.

CAA