Filmes por gênero

PERVERSA PAIXÃO (1971)

Play Misty for Me
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Destinos nas trevas (Portugal)
Un frisson dans la nuit (França)
Brivido nella notte (Itália)
Escalofrío en la noche (Espanha)
Obsesión mortal (Argentina, México, Peru, Venezuela)
Sadistico (Alemanha, Austria)
Mardrömmen (Suécia)
Geen genade voor Rivalen (Holanda)
Mørkets melodi (Dinamarca)
Сыграй мне перед смертью (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jo Heims, Dean Riesner
Produção: Robert Daley, Jennings Lang, Bob Larson
Música Original: Dee Barton
Fotografia: Bruce Surtees
Edição: Carl Pingitore
Direção de Arte: Alexander Golitzen
Figurino: Helen Colvig
Guarda-Roupa: Brad Whitney
Maquiagem: Jack Freeman
Efeitos Sonoros: Robert L. Hoyt , Robert Martin, W. Watson, Jerry Whittington
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1972

Elenco

Clint Eastwood Dave Garver
Jessica Walter Evelyn
Donna Mills Tobie Williams
Irene Hervey Madge Brenner
John Larch Sargento McCallum
James McEachin Al Monte
Jack Ging Frank
Clarice Taylor Birdie
Don Siegel Murphy
Duke Everts Jay Jay
Mervin W. Frates Locksmith
Tim Frawley Xerife
Otis Kadani Policial
Robert S. Holman Policial
Walter Spear Policial
Brit Lind Anjelica
Ginna Patterson Madalyn
Barbara Chrysler Garçonete
Malcolm Moran Homem na janela
James Rodriguez Policial
Walter Scott Policial

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Jessica Walter)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Carmel vive Dave, um famoso DJ de uma rádio local, cujo programa noturno geralmente consta de um pouco de música e um pouco de poesia. Certa noite, depois de terminar seu programa, ele vai ao seu bar preferido, onde conhece Evelyn, que se apresenta como a fã número 1 de seu programa de rádio, e com o decorrer da noite ele descobre que ela é a misteriosa ouvinte que liga todas as noites para o estúdio a fim de pedir que ele toque a música Misty. Segue-se uma noite de sexo, que Dave acha ser sem compromisso.

No dia seguinte, quando ela aparece em sua casa, ele acha estranho,  mas aproveita a situação para mais uma noite de paixão. Para ele, é apenas uma escapadela, até porque nesse mesmo dia ele descobre que sua grande paixão, Tobie Williams, acabara de regressar à cidade.

Ao se encontrar com Tobie, ele admite que não foi propriamente um monge na sua ausência, mas que descobriu que ela é o grande amor de sua vida e que deseja uma nova oportunidade. Embora hesitante, ela também o ama e lhe concede uma nova chance.

No dia seguinte, Dave recebe um telefonema de Madge Brenner, uma influente proprietária de uma estação de rádio, que o convida para um almoço, onde pretende discutir a possibilidade de contratá-lo para um novo emprego em San Francisco. Quando ele se prepara para ir ao tal encontro, Evelyn chega em sua casa, ocasião em que ele lhe explica que, infelizmente, ele está saindo para um almoço de negócios. Pouco depois, quando Dave e Madge se encontram no restaurante, uma irada Evelyn os encontra e insulta Madge. Dave interfere e a leva para fora do restaurante, onde a coloca em um táxi. Ao voltar, ele descobre que Madge foi embora.

Pouco tempo depois, quando Birdie, a empregada de Dave, chega em casa, ela descobre que Evelyn destruiu a mobília e está cortando as roupas de Dave. Surpreendida com a chegada de Birdie, fora de controle Evelyn a fere com uma faca. Dave chega ao local no momento em que uma ambulância está levando Birdie para ser atendida em um hospital, e a polícia, liderada pelo sargento McCallum, está questionando Evelyn. Irritado com a falta de conhecimento de Dave em relação à Evelyn, o sargento garante que ela receberá ajuda psiquiátrica.

Com o passar dos dias, Dave e Tobie se reconciliam e, meses depois, participam do Festival de Jazz de Monterey, onde ela menciona que uma nova colega de quarto irá morar com ela. Naquela noite, Evelyn chama Dave enquanto ele está trabalhando e, explicando que foi liberada do sanatório, diz que está em San Francisco, a caminho do Havaí. Ela lhe pede para tocar "Misty" para ela, o que ele faz, mas mais tarde naquela noite, ele acorda e ouve a música tocando em seu quarto.

Quando ele se move na cama, Evelyn tenta esfaqueá-lo com uma faca de açougueiro, mas consegue escapar antes que ele possa pegá-la. Abalado, Dave liga para McCallum, que revela que Evelyn havia sido libertada por falta de novas ações legais. O sargento pressiona Dave para lembrar as palavras exatas de Evelyn quando ela ligou para ele, especialmente um poema que ela citou. Em seguida, Dave avisa Tobie que Evelyn retornou, e na noite seguinte, embora ele prefira vigiar Tobie, McCallum o instrui a permanecer no trabalho, para que a polícia possa rastrear a ligação, caso Evelyn volte a telefonar para ele.

Dave lembra-se que o poema que Evelyn citou foi "Annabel Lee", de Edgar Allan Poe. Acreditando que ela deve ser Annabel, a nova companheira de quarto de Tobie, ele coloca uma fita pré-gravada de um de seus velhos shows e corre para sua casa. Ao chegar lá, ele verifica que Evelyn acabara de assassinar McCallum e amarrar e amordaçar a aterrorizada Tobie.

Quando Dave tenta libertar Tobie, Evelyn o ataca com uma faca. Embora ferido, ele consegue dominá-la e jogá-la através de uma janela que dá para um penhasco, matando-a.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Clint Eastwood, a partir de um roteiro escrito por Jo Heims e Dean Riesner, “Perversa Paixão” é um filme produzido pelas empresas Universal Pictures e Malpaso Company Production em 1971. Sua trama, baseada numa história de Jo Heims, conta o drama vivido por um conhecido animador radiofônico, quando uma ouvinte se apaixona de forma doentia por ele, levando-a a um assédio obsessivo.
 
Estreando como diretor, Clint Eastwood realiza um ótimo trabalho, marcado por um bom ritmo, que chega a lembrar o grande Alfred Hitchcock. Merece, igualmente, registro, a bela trilha sonora, assinada por Dee Barton, onde se destaca a canção “Misty”, composta e interpretada por Erroll Garner.

No elenco, Jessica Walter brilha no papel da obsessiva Evelyn, seguida pelas ótimas atuações de Clint Eastwood, John Larch e Clarice Taylor.

CAA