Filmes por gênero

DÍVIDA AMARGA (1956)

Great day in the morning
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terra sangrenta (Portugal)
L'or et l'amour (França)
L'alba del gran giorno (Itália)
Una pistola al amanecer (Espanha)
Skrupellos (Alemanha, Austria)
Män utan nåd (Suécia)
Ik vecht voor geld (Holanda)
I kamp for Stars and Stripes (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Lesser Samuels
Produção: Edmund Grainger
Música Original: Leith Stevens
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: William E. Snyder
Edição: Harry Marker
Direção de Arte: Jack Okey
Figurino: Gwen Wakeling
Maquiagem: Larry Butterworth
Efeitos Sonoros: Terry Kellum, John C. Grubb, Walter Elliott
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1969

Elenco

Virginia Mayo Ann Merry Alaine
Robert Stack Owen Pentecost
Ruth Roman Boston Grant
Alex Nicol Capitão Stephen Kirby
Raymond Burr Jumbo Means
Leo Gordon Zeff Masterson
Regis Toomey Padre Murphy
Carleton Young Cel. Gibson
Donald MacDonald Gary John Lawford
Lane Chandler Nortista
Paul McGuire Garçom do Saloon
Kermit Maynard Simpatizante do Sul
Burt Mustin Médico
William Phipps Ralston
Syd Saylor Condutor da diligência
George Wallace Jack Lawford
Dan White Rogers
Peter Whitney Phil, o Canibal

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1861, no Colorado, Owen Pentecost está envolvido em uma batalha com um bando de indios quando o Capitão Stephen Kirby vem em seu auxílio. Owen segue Stephen até seu acampamento, onde descobre que ele está conduzindo Ann Merry Alaine para Denver, onde ela planeja montar uma loja de roupas. O empregado, Zeff Masterson, repreende Owen por seu passado sulista e assumidamente confederado e, ao chegarem a Denver, o padre Murphy os encoraja a freqüentar a igreja.

Eles vão ao Bar de propriedade de Jumbo Means, onde os homens admiram a beleza de Ann, enquanto a gerente do estabelecimento, Boston Grant, se encanta com Owen. Enquanto Owen joga, Zeff Masterson briga com um homem por afirmar que os nortistas e os sulistas são "irmãos". Ao tomar conhecimento de que Owen está ganhando, Jumbo o desafia para um jogo de pôquer, durante o qual Owen prova publicamente que Jumbo está trapaceando. Depois de trocar de baralho, Owen ganha todo o dinheiro do Jumbo, até ele colocar todos os seus bens como garantia.

Embora Jumbo espere que Boston o ajude a trapacear, ela o trai em favor de Owen. No dia seguinte, Owen visita diversos cidadãos sulistas, liderados por Rogers, que operam uma mina de ouro nas proximidades. Depois de dizer-lhes que foi informado de que eles estão escondendo milhões em ouro, Owen oferece-lhes o uso de armas e munições em troca de uma porcentagem do ouro.

Rogers, que planeja doar o ouro ao Exército Confederado, se mostra horrorizado com os modos mercenários de Owen, mas se vê forçado a concordar com sua proposta. Por outro lado, Stephen, que na realidade é um agente do Serviço Secreto do Exército da União, designado para ajudar os sulistas a transportarem seu ouro, visita seu superior, o coronel Gibson, que ordena que ele se mantenha discreto.

Alguns dias depois, Owen visita Jack Lawford e, ao vê-lo enterrando algumas barras de ouro, o acusa de se recusar a pagar sua comissão. Enquanto Ann observa, Lawford tira sua arma, forçando Owen a matá-lo. Eles trazem o corpo de volta para a cidade, onde Jumbo lidera os cidadãos em uma revolta contra Owen, mas Ann o salva afirmando que eles encontraram Lawford já morto.

No dia seguinte, quando o jovem filho de Lawford, Gary, chega à cidade à procura de seu pai, Owen o leva até sua casa. Apesar de seu desgosto com as ações de Owen, Ann o ajuda, ganhando a inimizade de Boston. Enquanto isso, Owen ensina tudo que sabe ao jovem. Dias depois, para sua surpresa, Gary lhe pede que lhe ensine tiro ao alvo para que ele possa rastrear o assassino de seu pai.

Certo dia, Stephen se mostra com ciumes ao ver o interesse demonstrado por Ann em relação a Owen. Por outro lado, quando ela confronta Owen, declarando que quando Gary descobrir a verdade, ele será esmagado, este supõe corretamente que sua paixão esconde uma atração. Ele a beija até ela corresponder ao seu gesto e, em seguida, vai embora.

Pouco tempo depois, a Guerra Civil tem início. Quando Fort Sumter cai, os democratas do norte marcham nas ruas de Denver, enquanto os confederados se reunem no Bar. Lá, Owen se recusa a se juntar a eles, mas é forçado a se defender quando Zeff Masterson lidera uma emboscada. Gary tenta se juntar aos homens, e quando Owen tenta resgatar o garoto, ele é baleado. O tiroteio só termina depois que o padre Murphy é morto acidentalmente.

Pouco depois, os sulistas transportam o ouro para o armazém de Owen, que o coronel Gibson cerca com seus soldados. Quando Owen se prepara para sair, tanto Boston quanto Gary insistem em acompanhá-lo, mas para manter o garoto fora de perigo, ele revela que atirou em seu pai. Quando Gary corre para a rua, Boston o segue, sabendo que ela deve ficar para cuidar do garoto.

Por outro lado, Owen concorda em retirar os sulistas do armazém, mas exige um pagamento de US$ 100.000. Enquanto isso, Jumbo, movido por ciúmes, mata Boston e, ao colocar seu corpo em frente ao Bar, é morto por um fogo cruzado entre soldados e os sulistas. Quanto a Owen, adivinhando corretamente que os soldados o seguirão, ele esvazia uma carroça de ouro e a dirige para as colinas, enquanto as outras escapam. Ao chegar lá, ele salta em alta velocidade e se esconde numa caverna.

Quando Stephen o localiza e está prestes a matá-lo, Owen lhe afirma que ele e Ann nunca tiveram um caso e que ele ama apenas Boston, sem saber que ela se acha morta. Depois que ele pede a Stephen para dizer à Boston para encontrá-lo no sul, o capitão se despede e permite que ele vá embora.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jacques Tourneur, a partir de um roteiro escrito por Lesser Samuels, “Dívida de Sangue” é um filme norte-americano produzido pela empresa Edmund Grainger Productions em 1956. Sua trama, baseada num romance de Robert Hardy Andrews, é um expressivo retrato do clima de ódio vivido nos Estados Unidos e que levou à Guerra Civil Americana.

Embora não seja o melhor filme de Tourneur, sua direção é boa e as sequências de luta são muito bem coreografadas. A fotografia em SuperScope, assinada por William E. Snyder, merece igualmente ser mencionada.

No elenco, Raymond Burr brilha no papel de Jumbo Means, seguido pelas boas atuações de Robert Stack, Ruth Roman e Virginia Mayo.

CAA