Filmes por gênero

INFERNO NO PACÍFICO (1968)

Hell in the Pacific
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duel dans le Pacifique (França)
Duello nel Pacifico (Itália)
Infierno en el pacífico (Espanha, Argentina, México)
Die Hölle sind wir (Alemanha)
Duell i Söderhavet (Suécia)
Kirottujen saari (Finlândia)
Duel i Stillehavet (Dinamarca)
Ад в Тихом океане (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: John Boorman
Roteiro: Alexander Jacobs, Eric Bercovici
Produção: Reuben Bercovitch
Música Original: Lalo Schifrin
Fotografia: Conrad L. Hall
Edição: Thomas Stanford
Direção de Arte: Anthony Pratt, Masao Yamazaki
Maquiagem: Shigeo Kobayashi
Efeitos Sonoros: Toru Sakata, Frank E. Warner, Clem Portman, Gordon Sawyer
Efeitos Especiais: Kunishige Tanaka, Joe Zomar
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1969

Elenco

Lee Marvin Piloto americano
Toshirô Mifune Capitão Tsuruhiko Kuroda

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1944, um piloto da Marinha dos EUA e um oficial da Marinha japonesa encontram-se perdidos em um atol desabitado do Pacífico. Certo dia, o oficial japonês encontra um kit do avião americano acidentado perto de seu acampamento. Ao resgatá-lo, ele é visto pelo americano que, em seguida, o confronta na praia, ocasião em que este percebe que o japonês tem um pequeno reservatório de água potável.

No embate que se segue, o japonês domina o americano e amarra seus braços em um tronco de árvore. Pouco tempo depois, no entanto, o americano escapa, captura o japonês e o prende de maneira semelhante. Depois de algum tempo, entretanto, os dois militares chegam à conclusão de que um precisa do outro, se quiserem sair daquela ilha perdida no meio do Pacífico.

Assim, quando o japonês tenta construir uma pequena jangada, o americano se mostra inicialmente desdenhoso, mas acaba auxiliando-o na construção. Concluída a jangada, os dois velejam rumo a umas pequenas ilhas, onde conseguem chegar depois de uma viagem angustiante. A ilha é desabitada, mas restos de uma instalação japonesa bombardeada permitem que eles tomem banho, façam a barba, troquem as roupas e se embebedem com saquê.

No entanto, a harmonia entre eles desaparece quando o japonês encontra, nos escombros, uma cópia da revista “Life”, mostrando fotos de soldados japoneses mortos e aprisionados. Assim, voltando ao relacionamento hostil mostrado no início do filme, os dois homens seguem caminhos separados.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Boorman, a partir de um roteiro escrito por Alexander Jacobs e Eric Bercovici, “Inferno no Pacífico” é um filme norte-americano produzido pelas empresas Selmur Productions e Henry G. Saperstein Enterprises Inc. em 1968. Sua trama, baseada numa estória de Reuben Bercovitch, mostra como a luta pela sobrevivência supera qualquer outro sentimento humano. No caso, em plena Segunda Guerra Mundial, dois oficiais militares, um americano e outro japonês, perdidos numa pequena ilha do Pacífico Sul, esquecem suas diferenças e juntam forças para construírem uma jangada e tentarem chegar a uma ilha maior onde possam sobreviver.

Embora não tenha sido indicada a qualquer premiação, a direção de Boorman é de muito boa qualidade, o mesmo ocorrendo com a fotografia a cargo de Conrad L. Hall. No elenco, os dois atores se mostram irrepreensíveis.

CAA