Filmes por gênero

ROSE MARIE (1954)

Rose Marie
imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos
Gênero: Romance, Musical, Aventura
Direção: Mervyn LeRoy
Roteiro: Ronald Millar, George Froeschel
Produção: Mervyn LeRoy
Música Original: George Stoll, Robert Van Eps, Albert Sendrey
Direção Musical: George Stoll
Coreografia: Busby Berkeley
Fotografia: Paul Vogel
Edição: Harold F. Kress
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Merrill Pye
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Warren Newcombe
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Ann Blyth Rose Marie Lemaitre
Howard Keel Capitão Mike Malone
Fernando Lamas James Severn Duval
Bert Lahr Barney McCorkle
Marjorie Main Lady Jane Dunstock
Ray Collins Inspetor Appleby
Joan Taylor Wanda
Chief Yowlachie Águia Negra
Bruce Carruthers Sargento
Robert Anderson Cabo
Sheb Wooley Cabo
Gordon Richards Advogado
Lumsden Hare Juiz
Joseph Lenzi Johnny Lang
Al Ferguson Madeireiro
Frank Hagney Madeireiro
Jack Kenny Madeireiro
Abel Fernandez Guerreiro indígena
Emile Avery Membro da Polícia Montada do Canadá
Robert Bray Membro da Polícia Montada do Canadá
Bud Wolfe Membro da Polícia Montada do Canadá
Gene Coogan Membro da Polícia Montada do Canadá
Clint Sharp Membro da Polícia Montada do Canadá

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nas florestas do Canadá, o sargento Mike Malone, da Real Polícia Montada do Canadá, rastreia uma jovem franco-canadense, Rose Marie Lemaitre, e lhe diz que prometeu a seu falecido pai que a levaria para o Forte Macroy. Depois de tentar fugir, Rose Marie implora a Mike para deixá-la permanecer na floresta que sempre foi sua casa, mas ele afirma que a vida áspera da floresta não é adequada para uma jovem. Mike apresenta Rose Marie aos outros homens durante o jantar, mas quando ela, revoltada, derrama uma tigela de sopa em sua cabeça, ele a prende sob a supervisão do desafortunado Barney McCorkle, o cabo mais velho da Polícia Montada.

Gradualmente, no entanto, Rose Marie se acostuma à sua nova vida com os policiais e desenvolve uma afeição por Mike. Certo dia, o inspetor Appleby chega para passar em revista as tropas de Mike e fica consternado ao encontrar Rose Marie de uniforme. Ele o repreende por deixar uma mulher viver com os policiais, e Mike admite que nunca pensou em Rose Marie como uma criança. Appleby propõe que Rose Marie seja enviada para morar com seu primo em Maple Rock, mas ela se recusa a desistir de sua liberdade para viver como uma dama e foge. Mike vai atrás dela e explica que ela está se tornando uma bela mulher e que, algum dia, irá se interessar por homens.

Quando estão voltando para o Forte, Mike e Rose Marie encontram o renegado caçador James Severn Duval e Rose Marie se sente atraída por ele. Em seguida, Mike a leva para o Northern Lights Hotel, em Maple Rock, e a entrega aos cuidados da proprietária, Lady Jane Dunstock. Jane trata Rose Marie como uma filha e dá aulas sobre como se vestir e se comportar como uma jovem. Certo dia, Rose Marie encontra James na rua e o convida para uma dança naquela noite. James, então, visita uma aldeia indígena, onde é saudado por Wanda, uma jovem mulher que está apaixonada por ele.

James visita o Chefe Águia Negra, que não vê com bons olhos a amizade do homem branco com Wanda, e lhe dá o dinheiro que o chefe pediu no ano anterior por um pedaço de terra no rio. Quando Águia Negra lhe diz que o preço da terra agora dobrou, James promete voltar com o dinheiro. Naquela noite, ele rouba o dinheiro coletado na dança, mas quando Rose Marie lhe diz que o dinheiro era para caridade, ele o devolve e os dois se sentem atraídos um pelo outro. James retorna à Águia Negra e propõe que o chefe lhe dê a terra em troca de metade dos direitos minerais, mas ele não aceita sua proposta.

Quando James deixa a tenda de Águia Negra, Mike o adverte para ficar longe de Rose Marie. Mais tarde, o sargento procura Rose Marie e declara seu amor por ela. A jovem confessa que nunca pensou nele de maneira romântica, mas ele a beija e a exorta a considerar sua oferta. Naquela noite, James leva Rose Marie ao Festival de Verão Indian Totem e, ao observarem a dança nativa, compartilham um beijo apaixonado sob o olhar ciumento de Wanda.

Ao retornar para sua barraca, James é seguido por Wanda que, ao se preparar para esfaqueá-lo, é interrompida com a chegada de Rose Marie. Naquela noite, ao regressar à aldeia indígena, Wanda é chicoteada por Águia Negra e, em represália, ela o apunhala e foge horrorizada.

A Real Polícia Montada é chamada para investigar o assassinato, e quando Mike mostra à Rose Marie a faca usada para matar Águia Negra, ela a reconhece como sendo de James. Preocupada, ela procura avisá-lo, mas ele é capturado pelos indígenas. Quando Mike os encontra, os índios estão se preparando para queimá-lo numa fogueira. O sargento o resgata e o prende por assassinato, sendo ele posteriormente condenado a morrer por enforcamento. Desesperada, Rose Marie pede que Mike intervenha, declarando seu amor por James e a certeza de sua inocência.

Embora esmagado por tal revelação, Mike reexamina o caso, juntamente com o cabo Barney, e ao encontrarem um anel indígena entre os pertences de James, suspeitam de uma amante ciumenta. Assim, eles induzem Wanda a confessar o crime por ela cometido, e James é libertado. Por sua ajuda na solução do crime, Barney é promovido a sargento.

Após a libertação de James, Rose Marie agradece a Mike por tudo o que ele fez e lhe diz que fará o que ele desejar. Ele, então, lhe pede que vista uma roupa apropriada para um passeio pela floresta, onde ele deseja que ela seja muito feliz ao lado de James.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mervyn LeRoy, a partir de um roteiro escrito por Ronald Millar e George Froeschel, “Rose Marie” é um musical norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1954. Sua trama, baseada numa opereta de 1924 do mesmo nome, é a terceira versão, após um filme silencioso de 1928, e a versão com Jeanette MacDonald e Nelson Eddy de 1936.

Na direção, Mervyn LeRoy realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela excelente fotografia em CinemaScope/Eastman Color, assinada por Paul Vogel, com deslumbrantes cenários das Montanhas Rochosas.

Com uma bela trilha sonora, o que mais me chamou atenção foi conhecer a belíssima voz de soprano da atriz Ann Blyth ao cantar “Free to be free”, “I have the Love” e “Indian Love call”, as duas últimas ao lado de Fernando Lamas.

CAA