Filmes por gênero

O RESGATE DO BANDOLEIRO (1957)

The Tall T
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A marca do terror (Portugal)
L'homme de l'Arizona (França)
I tre banditi (Itália)
Los cautivos (Espanha)
Um Kopf und Kragen (Alemanha, Austria)
De laglösas gisslan (Suécia)
Foglyok (Hungria)
Pettämätön pistooli (Finlândia)
Большой страх (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Budd Boetticher
Roteiro: Burt Kennedy
Produção: Harry Joe Brown, Randolph Scott
Música Original: Heinz Roemheld
Direção Musical: Mischa Bakaleinikoff
Fotografia: Charles Lawton Jr.
Edição: Al Clark
Direção de Arte: George Brooks
Efeitos Sonoros: Ferrol Redd
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Randolph Scott Pat Brennan
Richard Boone Frank Usher
Maureen O'Sullivan Doretta Mims
Arthur Hunnicutt Ed Rintoon
Skip Homeier Billy Jack
Henry Silva Chink
John Hubbard Willard Mims
Robert Burton Tenvoorde
Fred Sherman Hank Parker
Christopher Olsen Jeff
Robert Anderson Jace
Dick Johnstone Habitante local
Ann Kunde Habitante local

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Pat Brennan, um fazendeiro em dificuldade, chega a uma estação de diligências onde se encontra com o velho chefe do local, Hank Parker, e seu jovem filho, Jeff. Depois de prometer comprar um pacote de doces para o garoto, ele segue até a cidade vizinha de Contention, onde o recém-casado Willard Mims acabara de contratar um condutor de diligência para levar o casal até a cidade vizinha de Bixby. Ed Rintoon, o condutor contratado, ridiculariza Willard ao dizer que ele se casou apenas pelo dinheiro do sogro, um rico minerador de cobre.

Ao chegar ao rancho Tall T, de seu ex-empregador, o Sr. Tenvoorde, com a intenção de comprar material para reprodução animal, ele lhe propõe dar gratuitamente um touro se ele conseguir montar um feroz animal. Por outro lado, se fracassar, ele perderá seu cavalo. Acreditando ser capaz de realizar a façanha, Brennan monta o touro, mas este o joga no chão e ele se vê obrigado a voltar a pé para suas terras.
   
Ao parar ao longo da trilha para descansar os pés doloridos, Brennan avista a diligência de Rintoon e pede uma carona. Ao chegarem à estação, eles encontram o local deserto e são recebidos por um homem, do qual ouvem apenas a voz, quando ele ordena que soltem suas armas. Logo em seguida, no entanto, três bandidos surgem de um celeiro: Frank Usher, o líder, Chink e Billy Jack.

Quando Rintoon tenta acionar seu rifle, ele é morto por Chink. Logo depois, Usher informa que os corpos de Hank e de seu filho, Jeff, foram jogados no poço. Para salvar sua vida, Willard sugere que os bandidos exijam um resgate do pai de sua mulher, Doretta, o conhecido minerador de cobre. Assim, depois de rabiscar o pedido de resgate, exigindo US$50.000, Usher o entrega a Willard e instrui Billy Jack a acompanhá-lo, mantendo uma distância de uma milha, por medida de segurança.

Depois que Billy Jack e Willard partem, Usher e Chink levam Doretta e Brennan para seu esconderijo. No dia seguinte, ao retornarem, Billy Jack e Willard anunciam que o pai de Doretta irá entregar o dinheiro do resgate dentro de 24 horas. Logo depois, quando Willard pede licença para sair, Usher atende ao seu pedido, mas em seguida, dá ordens a Chink para matá-lo pelas costas, enquanto ele se afasta sem se despedir de Doretta.

Depois que Usher informa cruelmente à Doretta que seu marido a traiu, ela soluça de humilhação e se refugia na caverna. Naquela noite, Doretta confia a Brennan  que se casou com Willard por solidão e desespero, sabendo que ele não a amava. Para incutir confiança à jovem, Brennan a beija e lhe assegura que ela é uma mulher desejável. Na manhã seguinte, Usher sai para recolher o resgate, deixando Chink e Billy Jack no esconderijo. Aproveitando a oportunidade, Brennan planeja uma forma de se livrar dos bandidos. Assim, ele diz para eles que Usher provavelmente vai deixá-los para trás, como uma forma de evitar a divisão do valor do resgate.

Depois que Chink parte para ficar de olho em Usher, Brennan pede para que Doretta desabotoe seu vestido como forma de atrair Billy Jack para a caverna. Assim, quando um distraído Billy Jack agarra Doretta, Brennan se apressa e segura sua arma. Na luta que se segue, a arma dispara, matando Billy Jack. O som do disparo é ouvido por Chink, que se achava de volta à caverna, onde ele encontra o corpo de seu comparsa. Continuando com seu plano, Brennan entrega a arma à Doretta e a instrui a continuar disparando para que Chink acredite que, ao final, a arma se acha vazia. Dessa forma, Brennan consegue igualmente se livrar dele.

Finalmente, quando Usher retorna com o dinheiro e encontra os corpos de Billy Jack e Chink, Brennan ordena que ele largue sua arma. Inicialmente, o bandido lembra-lhe que ele tem uma dívida de gratidão por ter poupado sua vida, mas ao tentar matá-lo, termina sendo morto. No final, Brennan coloca seu braço em torno de Doretta e os dois se afastam.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Budd Boetticher, a partir de um roteiro escrito por Burt Kennedy, “O Resgate do Bandoleiro” é um bom faroeste norte-americano produzido pela Columbia Pictures Corporation em 1957. Sua trama, baseada numa estória de Elmore Leonard, apresenta um atraente duelo psicológico e é marcada por um ótimo ritmo.

Na direção, Boetticher realiza um de seus melhores trabalhos, no que é ajudado pela ótima fotografia em Technicolor, assinada por Charles Lawton Jr. No elenco, destacam-se as atuações de Randolph Scott, Richard Boone e Maureen O'Sullivan, seguidas pelas de Arthur Hunnicutt e Henry Silva.

Enfim, “O Resgate do Bandoleiro” é um filme que recomendo para os amantes do gênero.

CAA