Filmes por gênero

AMOR SEM ESCALAS (2009)

Up in the Air
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nas Nuvens (Portugal)
In the Air (França)
Amor sin escalas (Argentina)
Tra le nuvole (Itália)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman, Sheldon Turner
Produção: Jason Reitman, Ivan Reitman, Daniel Dubiecki, Jeffrey Clifford
Design Produção: Steve Saklad
Música Original: Rolfe Kent
Fotografia: Eric Steelberg
Edição: Dana E. Glauberman
Direção de Arte: Andrew Max Cahn
Figurino: Danny Glicker
Guarda-Roupa: Joyce Kogut, Megan Power, Michele K. Short
Maquiagem: Brad Look, Jeff Lewis, Kimberly Jones
Efeitos Sonoros: Gregory H. Watkins, Mandell Winter, Trevor Metz e outros
Efeitos Especiais: William Dawson, Michael H. Clark e outros
Efeitos Visuais: Edson Williams, Thomas Nittmann e outros
Nota: 9.0
Filme Assistido em: 2010

Elenco

George Clooney Ryan Bingham
Vera Farmiga Alex Goran
Anna Kendrick Natalie Keener
Jason Bateman Craig Gregory
Amy Morton Kara Bingham
Melanie Lynskey Julie Bingham
J.K. Simmons Bob
Sam Elliott Maynard Finch
Danny McBride Jim Miller
Zach Galifianakis Steve
Chris Lowell Kevin
Steve Eastin Samuels
Marvin Young Ele próprio
Adrienne Lamping Tammy
Dustin Miles Ned
Matt O'Toole Marido de Alex
Erin McGrane Dianne
Paul Goetz Assistente da Locadora de Carros

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Ator (George Clooney)

Associação dos Críticos de Cinema de Toronto, Canadá

Prêmio de Melhor Roteiro

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Anna Kendrick)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (Jason Reitman)

Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

Oscar de Melhor Ator (George Clooney)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Vera Farmiga, Anna Kendrick)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Edição

Prêmio de Melhor Ator (George Clooney)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Vera Farmiga, Anna Kendrick)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Vera Farmiga, Anna Kendrick)

Prêmio de Melhor Direção (Jason Reitman)

Prêmio de Melhor Ator em um Drama (George Clooney)

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Filme do Ano

Prêmio Diretor do Ano (Jason Reitman)

Prêmio Ator do Ano (George Clooney)

Prêmio Atriz do Ano (Vera Farmiga)

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio Cavalo de Bronze de Melhor Longa-Metragem (Jason Reitman)

Sinopse

Ryan Bingham trabalha para a ATC (Aconselhamento para Transição de Carreira) e tem, como principal função, demitir pessoas de outras Empresas, em nome destas. Muito solicitado, vive basicamente em aeroportos, aviões e hotéis, já que sua área de atuação abrange todos os Estados Unidos. No ano anterior, por exemplo, ele passou 322 dias viajando.

Depois de demitir um grupo de pessoas em uma Empresa, Ryan fala por telefone com seu assistente, que lhe informa ter ele sido convidado para dar uma palestra motivacional em um Hotel de Las Vegas. Ao chegar lá, com o salão de conferências do hotel completamente lotado, ele fala sobre “Desfazendo sua Mochila”, deixando os ouvintes muito bem impressionados.

Ao falar com seu chefe, Craig Gregory, por telefone, este lhe pede para voltar para Omaha até o final da semana, pois tem uma grande notícia para lhe dar. Em seguida, voando para Dallas, ele conhece, no Bar do Hotel Hilton, uma mulher de negócios, atraente e loura, Alex Goran. Como ele, ela também viaja muito. Os dois falam sobre suas aventuras no ar e terminam indo juntos para a cama. Depois, analisam suas respectivas agendas, para verificar a possibilidade de um novo encontro.

De volta a Omaha, Ryan participa de uma reunião com seus colegas, na qual o Chefe lhes comunica que as vendas caíram 20%, principalmente pelas dificuldades por que passam a indústria automotiva e o mercado imobiliário. Como novidade, ele apresenta Natalie Keener, uma jovem formada com louvor pela Universidade de Cornell. Esta apresenta um monitor on-line a ser usado nas novas entrevistas de demissão de funcionários, eliminando a necessidade de viagens de especialistas em recursos humanos, como Ryan. Terminada a reunião, Ryan procura Craig para protestar contra a medida que querem implantar. À Natalie, que se acha presente, ele diz que ela não sabe nada da realidade da demissão de uma pessoa, desafiando-a a demiti-lo. Ela assume o desafio, mas falha miseravelmente. Craig decide, então, que Natalie acompanhará Ryan em suas próximas viagens.

Quando Ryan e Natalie se encontram em St. Louis, para realizarem o trabalho de demitir pessoas, ele recebe um telefonema de Alex, que se acha em Atlanta, através do qual combinam um novo encontro. Ao chegarem para a entrevista de demissão de um homem chamado Bob, Ryan pede que Natalie não o interrompa, entregando apenas o pacote de benefícios na hora certa. Ela não se controla e termina complicando a entrevista. Ryan, habilmente, consegue retomá-la, com ótimos resultados.

De St. Louis, os dois seguem para Wichita para uma nova rodada de demissões. Natalie pede a Ryan que a deixe fazer uma das entrevistas. Ele concorda e ela se vê diante de uma mulher extremamente calma, que aceita todas as suas colocações com a maior tranqüilidade. Ao final, quando Natalie lhe entrega o pacote de benefícios, ela lhe diz que não se preocupe, pois já tem planos para o seu futuro: pular de uma ponte próxima de sua casa. Apavorada, Natalie deixa o local e corre para o banco de um jardim. Ryan vai ao seu encontro para tranqüilizá-la, dizendo-lhe que muitos demitidos reagem daquela forma, mas não cumprem a ameaça.

De Wichita, os dois seguem para Kansas City e, em seguida, Tulsa, onde Ryan e Alex se encontram para mais uma noite de amor. Em Des Moines, mais um escritório, mais demissões. Natalie começa a sentir a tensão emocional dessa difícil missão.

Em Miami, durante uma nova palestra de Ryan, Natalie se emociona. Ao final, já no saguão do hotel, ela se dissolve em lágrimas e, soluçando, anuncia que seu namorado, Bryan, a deixou. Enquanto ela cai chorando nos braços de Ryan, ele vê Alex descendo a escada. Ele apresenta Alex à Natalie. Quando esta comenta que o rompimento foi feito através de uma mensagem de texto, Ryan aproveita a dica para dizer que deve ter sido tão ruim quanto ser despedido pela internet. Natalie lamenta que se mudou para Omaha por causa dele, deixando de aceitar uma excelente proposta de emprego em São Francisco. Ryan e Alex conversam com ela, tranqüilizando-a e, à noite, os três vão a uma festa no próprio hotel, onde Natalie conhece um rapaz de nome Dave. Alex dorme com Ryan, no quarto deste e, logo cedo se despede por que vai ter que pegar um avião para Cincinnati, onde tem uma reunião de negócios. No café da manhã, Ryan e Natalie se encontram, ocasião em que ela lhe pede desculpas pelos eventuais inconvenientes que deve ter causado na noite anterior, mas ele lhe diz que foi legal vê-la à vontade.

Na próxima escala, Detroit, os dois chegam à Empresa onde cerca de 50 empregados devem ser demitidos. Eles são levados a uma sala onde encontram um monitor ligado. Trata-se de uma idéia de Craig para que, desta vez, seja utilizado o sistema de demissão à distância. Na realidade, os empregados a serem demitidos estarão diante de outro monitor instalado na sala ao lado. Natalie faz a entrevista e, desta vez, se sai bem.

Terminada a missão em Detroit, já no aeroporto, Ryan diz à jovem que se encontrarão em Omaha, já que ele vai precisar tomar outro vôo. Assim, ele viaja para Las Vegas, onde se encontra com Alex e a convida a acompanhá-lo ao casamento de Julie, uma de suas irmãs, no norte de Wisconsin, convite por ela aceito. Uma vez em Wisconsin, ele a apresenta aos seus familiares, os quais acreditam que os dois estão tendo um caso sério. Na realidade, Ryan não parece ser mais aquele homem que não admitia que lhe falassem em casamento. Ele a leva para conhecer o colégio onde estudou, na cerimônia do casamento estão sempre juntos e, na festa que se segue, dançam juntos o tempo todo.

No dia seguinte, no aeroporto, os dois pegam vôos diferentes, ele retornando à Omaha. No escritório, ele encontra tudo diferente, com Natalie treinando funcionários para a tarefa de começarem a demitir via internet. Ryan verifica que está escalado para proferir uma nova palestra em Las Vegas para centenas de pessoas. Lá, ao iniciar sua palestra, ele pede desculpas à platéia e se retira, indo direto para o aeroporto, onde pega um vôo para Chicago. Logo após o desembarque, ele se dirige ao endereço de Alex, onde sofre uma grande decepção: ela mora com o marido e vários filhos.

No vôo de volta à Omaha, ele é aclamado por ser o 7º passageiro a conseguir o troféu de 10 milhões de milhas voadas pela Empresa. O fato é comemorado com champanhe e o comandante lhe dá as boas vindas ao restrito e seleto grupo. Do escritório, ele telefona para a Companhia Aérea a fim saber quantas milhas são necessárias para alguém dar uma volta ao mundo. Ao saber que são 500.000 milhas, ele pede para que sejam transferidas, de sua conta, o suficiente para proporcionar esse presente à sua irmã Julie e ao marido desta, Jim.

Logo depois, Craig entra em sua sala e lhe pergunta se ele se lembra de Karen Barnes, uma mulher que fora demitida por Natalie. Ao responder que não se lembra, Craig lhe informa que a tal mulher suicidou-se ao pular de uma ponte. Com relação à Natalie, ele diz que ela pediu demissão e viajou para São Francisco. Finalmente, o Chefe lhe comunica que precisa muito que ele retorne aos seus vôos, pois o projeto de demissão à distância acaba de ser suspenso.

Em São Francisco, Natalie é aprovada para trabalhar numa grande Empresa. Mostrando a Carta de Recomendações enviada por Ryan, o entrevistador lhe mostra o documento, dizendo: “Esse cara aqui diz que sou sortudo em contratá-la”.

No aeroporto de Omaha, Ryan chega para iniciar uma nova etapa de vôos a serviço da ATC.

imagem imagem imagem

Comentários

Adaptado de um livro homônimo escrito por Walter Kim, “Amor Sem Escalas” é um excelente filme norte americano. Trata-se do terceiro longa-metragem realizado pelo jovem cineasta canadense, Jason Reitman, depois de “Obrigado por Fumar” e “Juno”. Sua trama gira em torno de um especialista em Recursos Humanos, cuja principal função é a de demitir funcionários de outras Empresas, em nome destas. Com diálogos inteligentes, o filme passa uma grande mensagem sobre o que é realmente importante na vida das pessoas. Duas experiências distintas de aprendizagem são mostradas ao longo do filme, como a descoberta, por parte de Natalie, de como é difícil a tarefa de demitir pessoas, ou a de Ryan, ao perceber que sua vida de isolamento não lhe faz bem.

Reitman, em seu trabalho de direção, se mostra mais seguro, mais maduro. Juntamente com Sheldon Turner, ele igualmente realiza um ótimo trabalho na elaboração do roteiro, fazendo com que a trama se mostre inesperadamente menos previsível do que inicialmente parecia.

No elenco, os três principais atores estão ótimos, principalmente George Clooney, muito carismático como sempre, e Anna Kendrick, em seus 24 anos, mostrando o seu potencial de crescimento.

CAA