Filmes por gênero

NASCIDA PARA O MAL (1942)

In this our life
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'amour n'est un jeu (França)
In questa nostra vita (Itália)
Como ella sola (Espanha)
La hiena (México)
Ich will mein leben leben (Alemanha)
I detta vårt liv (Suécia)
I dette vort liv (Dinamarca)
В этом наша жизнь (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: John Huston
Roteiro: Howard Koch
Produção: Hal B. Wallis
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Ernest Haller
Edição: William Holmes
Direção de Arte: Robert M. Haas
Figurino: Orry-Kelly
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Robert B. Lee
Efeitos Especiais: Robert Burks, Byron Haskin
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Bette Davis Stanley Timberlake
Olivia de Havilland Roy Timberlake
George Brent Craig Fleming
Dennis Morgan Peter Kingsmill
Charles Coburn William Fitzroy
Frank Craven Asa Timberlake
Billie Burke Lavinia Timberlake
Edward Fielding Dr. Buchanan
Hattie McDaniel Minerva Clay
Ernest Anderson Parry Clay
Lee Patrick Betty Wilmoth
Mary Servoss Charlotte Fitzroy
John Hamilton Inspetor Millett, da Polícia
William B. Davidson Jim Purdy
William Forrest Forest Ranger
Walter Huston Barman
Frank Fanning Detetive da Polícia
George Reed Mordomo dos Fitzroy
Frank Mayo Policial
Eddy Chandler Policial
Walter Brooke Motorista de táxi

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Asa e Lavinia Timberlake são os pais de duas filhas, batizadas com nomes masculinos: Roy, uma decoradora de sucesso, é casada com o Dr. Peter Kingsmill, enquanto Stanley é noiva do advogado Craig Fleming. Na véspera de seu casamento, Stanley foge com Peter e, depois do ocorrido, Roy pede o divórcio, deixando Peter livre para se casar com a irmã.

Roy começa a namorar Craig, que contrata Parry Clay, filho da empregada doméstica dos Timberlake, Minerva, e estudante de direito, para trabalhar em seu escritório. William Fitzroy, irmão de Lavínia e ex-sócio de Asa em uma empresa de tabaco, é o tio querido de Stanley, que a trata com carinho e faz todas as suas vontades.

Ele diz que está disposto a manter Craig como seu advogado se ele deixar de se envolver em movimentos favoráveis aos pobres. Quando Craig recusa tal oferta, Roy fica impressionada com sua boa atitude, e concorda em se casar com ele.

Após Stanley e Peter se casarem em Baltimore, ela passa a esbanjar toda a fortuna do marido, que depois se suicida. Stanley retorna para sua cidade natal com a intenção de reconquistar Craig. Durante uma visita ao seu gabinete para discutir o seguro de vida de Peter, ela pede que Craig a acompanhe em um jantar numa taberna local. Como ele não consegue chegar na hora marcada, ela sai do restaurante embriagada e atropela uma criança durante seu regresso pra casa, matando-a.

Testemunhas reconhecem o carro de Stanley, mas quando é questionada pela polícia, ela diz que havia emprestado o carro para Parry na noite do acidente. Minerva diz a Roy que seu filho não saiu de casa naquela noite, enquanto Stanley se recusa a admitir a verdade. Roy se convence de que a irmã está mentindo, mas Craig ainda tem suas dúvidas. Ele volta a questioná-la diante de Parry, que agora se acha na cadeia, mas ela continua a se recusar a dizer a verdade. No entanto, quando ele lhe diz que foi à taberna questionar o barman sobre o estado em que ela se encontrava naquela noite, ela desata a chorar.

Diante dos fatos, Craig pretende entregá-la à polícia, mas ela foge para a casa de seu tio na esperança de conseguir sua ajuda. No entanto, ele se acha muito doente, tendo apenas seis meses de vida, e não pode atendê-la. A polícia chega à casa de William para prendê-la, ocasião em que ela tenta fugir mais uma vez. Na caça que se segue, Stanley termina morta ao sofrer um acidente automobilístico.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Huston, a partir de um roteiro escrito por Howard Koch, “Nascida para o Mal” é um ótimo filme norte-americano produzido pela Warner Bros em 1942. Sua trama é uma adaptação para o cinema de um livro escrito por Ellen Glasgow.

A direção de Huston é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. A excelente trilha sonora, a cargo de Max Steiner, é outro quesito que merece destaque.

No elenco, além das excepcionais atuações de Bette Davis e Olivia de Havilland, merecem ser citados os ótimos desempenhos dos atores George Brent e Ernest Anderson.

CAA