Filmes por gênero

ALMAS REBELDES (1940)

Strange Cargo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Os fugitivos da Guiana (Portugal)
Le cargo maudit (França)
L'isola del diavolo (Itália)
Extraño cargamento (Espanha)
La isla del diablo (Venezuela)
Die wunderbare Rettung (Alemanha)
Flykt (Suécia)
De fordømtes flugt (Dinamarca)
Странный груз (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Frank Borzage
Roteiro: Lawrence Hazard
Produção: Frank Borzage, Joseph L. Mankiewicz
Música Original: Franz Waxman
Fotografia: Robert H. Planck
Edição: Robert Kern
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Clark Gable André Verne
Joan Crawford Julie
Ian Hunter Cambreau
Peter Lorre M'sieu Pig
Paul Lukas Hessler
Albert Dekker Moll
J. Edward Bromberg Flaubert
Eduardo Ciannelli Telez
John Arledge Dufond
Frederick Worlock Grideau
Bernard Nedell Marfeu
Victor Varconi Pescador
Betty Compson Suzanne
Paul Fix Benet
Charles Judels Renard
Jack Mulhall Dunning
Richard Cramer Guarda
Budd Fine Guarda
Christian J. Frank Guarda
Mitchell Lewis Guarda
James Pierce Guarda
Ray Teal Guarda
Hal Wynants Guarda

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em uma colônia penal das Guianas, André Verne deixa a solitária após cinco tentativas de fuga. Ele trabalha no cáis e, ao ver Julie, uma prostituta, diz que vai procurá-la. Com a ajuda de Cambreau, que assume seu lugar, ele vai até o quarto de Julie e ela o beija. Grideau a expulsa e paga a M'sieu Pig para tirá-la da ilha. Ela, no entanto, prefere ir com Marfeu. Na prisão, Cambreau dá dinheiro a Moll a fim de que ele e Verne possam ir juntos.

A viagem é extremamente conturbada, inicialmente através de uma selva. Em um campo de mineração, Cambreau evita que Julie esfaqueie Marfeu. Flaubert atinge o religioso Telez com uma pedra a fim de pegar o seu pão.

Ao chegarem a uma praia, Moll, Cambreau e Hessler encontram-se com Flaubert e Dufond. Logo em seguida, o religioso chega a tempo de ser confortado por Cambreau antes de morrer. Verne e Julie juntam-se ao grupo.

Moll consegue um barco e o grupo viaja em direção ao continente. Depois de cinco dias no mar, eles enfrentam um período de calmaria, durante o qual Flaubert é morto por um tubarão. Como o grupo se mostra bastante agitado, Cambreau procura acalmá-lo dizendo que eles já se acham perto do continente.

Ao chegarem à casa de um pescador, eles recebem água e comida. Verne faz a barba e pede Julie em casamento, prometendo tornar-se honesto. Julie diz que ela o odeia. Cambreau, no entanto, garante a Verne que a intenção de Julie é a de protegê-lo. Finalmente, Verne decide voltar para a prisão, a fim de terminar de cumprir sua sentença, enquanto ela promete esperar por ele.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Frank Borzage, a partir de um roteiro escrito por Lawrence Hazard, “Almas Rebeldes” é um excelente filme norte-americano realizado em 1940. Sua trama, baseada num livro de Richard Sale, conta a história de um grupo de prisioneiros que foge de uma prisão localizada numa ilha da Guiana Francesa, em busca da liberdade. Embora muitos deles se odeiem mutuamente, estranhos acontecimentos fazem com que eles reexaminem suas vidas.

Na direção, Borzage impõe uma boa dose de tensão, no que é ajudado por um excelente elenco, com ênfase para as atuações de Clark Gable, Ian Hunter e Joan Crawford.

CAA