Filmes por gênero

A DIVINA IRA (1972)

The wrath of God
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A cólera de Deus (Portugal)
La colère de Dieu (França)
La collera di Dio (Itália)
La ira de Dios (Espanha, Argentina)
Zum Teufel mit Hosianna (Alemanha, Áustria)
Vredens dag (Suécia)
De parasieten (Holanda)
Van Hornes blodige vej (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Ralph Nelson
Roteiro: Ralph Nelson, Jack Higgins
Produção: Peter Katz, William S. Gilmore
Design Produção: Jack Poplin
Música Original: Lalo Schifrin
Fotografia: Álex Phillips Jr.
Edição: J. Terry Williams, Richard Bracken, Albert P. Wilson
Figurino: Theodore R. Parvin
Maquiagem: Del Armstrong
Efeitos Sonoros: Peter Sutton, Harry W. Tetrick
Efeitos Especiais: Federico Farfán
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1974

Elenco

Robert Mitchum Padre Oliver Van Horne
Rita Hayworth Señora De La Plata
Frank Langella Thomas De La Plata
John Colicos Coronel Santilla
Victor Buono Jennings
Ken Hutchison Emmet Keogh
Paula Pritchett Chela
Gregory Sierra Jurado
Frank Ramírez Carlos Moreno
Enrique Lucero Nacho
Jorge Russek Cordona
Chano Urueta Antonio
José Luis Parades Pablito
Aurora Clavel Señora Moreno
Victor Eberg Delgado
Pancho Córdova Tacho
Guillermo Hernández Diaz
Ralph Nelson Prisioneiro executado

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na década de 1920, numa república da América Latina dilacerada por uma revolução, o empobrecido irlandês Emmet Keogh é coagido pelo inescrupuloso inglês Jennings a dirigir um caminhão que transporta whisky ilegal pelo país. Na estrada, Keogh encontra o padre americano Oliver Van Horne, em seu carro Jaguar com um pneu furado. O religioso aceita com gratidão sua ajuda e comenta que está em uma excursão para levantar fundos para a Igreja. Horas depois, Keogh chega ao seu destino, onde encontra Luis Delgado, ligado ao chefe das forças revolucionárias, Coronel Santilla, em um bar.

Depois que Delgado mostra a Keogh o cadáver de seu contato, seus homens arrastam uma mulher nativa para o Bar. Indignado com o tratamento grosseiro dado à mulher, Keogh sai em sua defesa, mas é rapidamente superado pelos homens de Delgado que tentam enforcá-lo. No entanto, estes são surpreendidos pela chegada abrupta de Van Horne, que os ameaça com uma metralhadora. Depois que o barman explica que a nativa chama-se Chela e que ela não fala desde que presenciou o assassinato brutal de seus pais, quando criança, Keogh e o religioso concordam em levá-la com eles como guia. Eles, no entanto, terminam sendo perseguidos e capturados pelas tropas do Coronel Santilla. Na guarnição do exército, Chela é libertada para o seu povo, enquanto os homens são mantidos presos.

Keogh fica surpreso ao encontrar Jennings em sua cela, ocasião em que este revela que seu caminhão não estava carregado de uísque, mas de fuzis, pistolas e granadas destinadas ao contra-revolucionário Thomas De La Plata. Na manhã seguinte, os homens são levados à uma praça de touros para serem executados, onde são apresentados ao Coronel Santilla, que informa saber sobre o passado de cada um deles: Jennings é um ladrão que participou de golpes em numerosos países; Keogh é um ex-membro de um grupo de assassinos políticos irlandeses, chamado The Squad, e Van Horne roubou mais de US$ 50.000 em nome da Igreja Católica. No final, Santilla conclui que eles formam uma equipe perfeita para assassinar o notório Thomas De La Plata e, nesse sentido, decide que Jennings e Keogh se passem por representantes de uma empresa de mineração e visitem De La Plata em seu rancho perto da cidade de Mojada.

Van Horne irá acompanhá-los como um padre necessário numa região reprimida pela religião. Mais tarde, Keogh encontra Chela e o chefe de sua tribo, Nacho, que lhe agradece por resgatá-la. No dia seguinte, quando os três homens chegam ao hotel Mojada, o proprietário, Carlos Moreno, fica chocado ao ver Van Horne e lhe recusa um quarto. Destemido, Van Horne vai para a igreja, há muito tempo abandonada, que abriga vários animais do rancho. Naquela noite, os capangas de De La Plata escoltam Jennings e Keogh até uma briga de galo, onde ele se encontra.

Mais tarde, durante o jantar na casa de De La Plata, eles encontram sua piedosa mãe e discutem a reabertura de uma mina de prata há muito abandonada. Ao saber que os homens trouxeram um padre para Mojada, De La Plata se enfurece e declara que não lhe será permitido ficar. Quando Keogh e Jennings se encontram com Van Horne, naquela noite, ele sugere acompanhá-los à mina para abençoá-la. Na manhã seguinte, na mina, o chefe dos capangas de De La Plata ameaça Van Horne, mas a Senhora De La Plata intervém, alegando que pediu ao padre para abençoar a mina.

Logo após a mina ser examinada, há um desmoronamento e Van Horne arrisca sua vida para ajudar um aldeão preso e à beira da morte. Depois que Jennings retira Van Horne dos destroços, o padre anuncia uma missa para a manhã seguinte, sabendo que essa ação trará De La Plata até ele. Van Horne e Keogh tentam atrair De La Plata para dentro da igreja, onde cada um deles terá uma arma de fogo. Na manhã seguinte, antes da missa, De La Plata chega à igreja em seu cavalo, ocasião em que sua mãe exige que ele poupe a vida do padre.

Frustrado, De La Plata concorda, mas diz à Van Horne que detesta os padres porque, dois anos antes, o corrupto padre da aldeia não interferiu quando seu pai foi torturado e assassinado e sua irmã agredida. Depois que De La Plata ordena a Van Horne que deixe Mojada na manhã seguinte, sua mãe pede-lhe para que a ouça em confissão. Numa outra tentativa para atrair De La Plata, Van Horne anuncia que irá conduzir uma procissão para orar pela aldeia.

Mais tarde naquele dia, depois que Moreno revela que há dois anos os aldeões vivem em pecado, pois ninguém batizou seus filhos nem houve casamentos abençoados, Van Horne concorda em conduzir a comunhão e os batismos durante a noite. Ao amanhecer, Keogh se assusta ao acordar na cabana de Chela com as mãos e os pés atados, em sua tentativa de ajudar Van Horne. Keogh insiste que ele precisa ir e Chela termina permitindo que ele parta. Na igreja, um Jennings embriagado e armado assume sua posição na torre do sino, enquanto Keogh se esconde ao lado de um poço próximo.

Quando De La Plata e seus homens chegam, um tiroteio tem início, matando diversos de seus homens. Embora ferido, De La Plata consegue escapar. Um pouco mais tarde, Nacho chega para informar Van Horne que De La Plata levou Chela e vários outros como reféns para forçar sua rendição. Quando Van Horne começa a fazer as malas para fugir, Keogh lhe pergunta se ele é um verdadeiro padre e insiste que ele não decepcione os aldeões recentemente abençoados. Van Horne explica que ao terminar o seminário, ele descobriu que a igreja não queria que seus representantes agravassem os partidários ricos, e seu desafio crescente acabou provocando sua excomunhão.

Keogh exige que Van Horne permaneça como padre, mas a discussão dos dois é interrompida com a chegada de Jurado a Pablito, um garotinho que se apegou a Van Horne enquanto o ajudava durante o culto noturno. Prometendo que De La Plata matará um refém a cada hora até que Van Horne se renda, Jurado atira em Pablito e promete que Chela será a próxima. Depois de rezar sobre o corpo de Pablito, Van Horne vai para o rancho de De La Plata carregando uma pistola em sua bíblia oca e uma faca na base de um crucifixo.

Quando a perturbada Señora De La Plata reza perto de Van Horne, Keogh e vários homens, incluindo Nacho, conseguem libertar Chela, enquanto os aldeões derrubam os portões do rancho. Um intenso tiroteio tem início, durante o qual Keogh é ferido. Quando De La Plata o procura para matá-lo, ele fica chocado quando sua mãe atira nele.

Cambaleando em direção ao pátio, De La Plata cai na base da cruz de pedra de Van Horne. Depois que Keogh, Chela e Nacho conseguem estancar o sangramento de Van Horne, que igualmente havia sido ferido, o padre se maravilha com sua fortuna enquanto os sinos de Mojada tocam em comemoração à sua nova liberdade.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Ralph Nelson, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Jack Higgins, “A Divina Ira” é um filme produzido pelas empresas Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cineman e Rainbow Releasing em 1972. Sua trama, baseada num livro de Higgins, é repleta de ação, tiroteios e violência, como o assassinato de uma criança.

A direção de Nelson se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Por outro lado, a fotografia de Álex Phillips Jr., mesmo não sendo excepcional, contribui positivamente para a qualidade do filme.

No elenco, Robert Mitchum é seu maior destaque, seguido pelas boas atuações de Ken Hutchison, Frank Langella, Victor Buono e Paula Pritchett. Quanto à Rita Hayworth, numa fase inicial do Mal de Parkinson, o filme marca sua despedida das telas de cinema.

CAA