Filmes por gênero

TUBARÃO (1975)

Jaws
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les dents de la mer (França, Canadá)
Lo squalo (Itália)
Tiburón (Espanha, Argentina, México, Peru)
Der weiße hai (Alemanha)
Hajen (Suécia)
Szczeki (Polônia)
Dødens gab (Dinamarca)
Чeлюсти (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Peter Benchley, Carl Gottlieb
Produção: Richard D. Zanuck, David Brown
Design Produção: Joe Alves
Música Original: John Williams
Direção Musical: John Williams
Fotografia: Bill Butler
Edição: Verna Fields
Guarda-Roupa: Robert Ellsworth, Louise Clark, Irwin Rose
Maquiagem: Jim Gillespie, Del Armstrong
Efeitos Sonoros: John R. Carter, Robert L. Hoyt
Efeitos Especiais: Robert A. Mattey
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1976

Elenco

Roy Scheider Chefe de Polícia Martin Brody
Robert Shaw Quint
Richard Dreyfuss Matt Hooper
Lorraine Gary Ellen Brody
Murray Hamilton Prefeito Larry Vaughn
Carl Gottlieb Ben Meadows
Jeffrey Kramer Policial Leonard Hendricks
Susan Backlinie Chrissie
Jonathan Filley Tom Cassidy
Chris Rebello Michael Brody
Jay Mello Sean Brody
Lee Fierro Sra. Kintner
Jeffrey Voorhees Alex Kintner
Craig Kingsbury Ben Gardner
Robert Nevin Examinador médico
Peter Benchley Repórter da TV
Robert Carroll Sr. Polk
Edward Chalmers Jr. Sr. Denherder
Robert Chambers Charlie
Belle McDonald Sra. Posner
Ayn Ruymen Enfermeira
Julie Taylor Enfermeira
Peggy Scott Polly
Alfred Wilde Harry Wiseman
Dick Young Pratt
Phil Murray Sr. Taft
Philip Norton Sr. Stands

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Robert L. Hoyt, Roger Heman Jr., Earl Madery, John R. Carter)

Oscar de Melhor Edição (Verna Fields)

Oscar de Melhor Trilha Sonora Original de um Drama (John Williams)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora Original (John Williams)

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Horror

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Album da Trilha Sonora de um Filme (John Williams)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Richard D. Zanuck, David Brown)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Edição (Verna Fields)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (John R. Carter, Robert L. Hoyt)

Prêmio de Melhor Roteiro (Carl Gottlieb, Peter Benchley)

Prêmio de Melhor Direção (Steven Spielberg)

Prêmio de Melhor Ator (Richard Dreyfuss)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Roteiro (Carl Gottlieb, Peter Benchley)

Prêmio de Melhor Direção (Steven Spielberg)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Steven Spielberg)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Drama adaptado de material previamente publicado (Carl Gottlieb, Peter Benchley)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Uma festa na praia ocorre ao anoitecer na Ilha Amity, onde uma mulher chamada Chrissie Watkins vai nadar no oceano. Enquanto nada, a jovem mulher é violentamente puxada para o fundo do mar. Um perito conclui que sua morte foi causada por um ataque de tubarão e recomenda que o chefe de polícia da cidade, Martin Brody, interdite as praias. Todavia, o prefeito Larry Vaughn impede a interdição do local, temendo que isso assuste os turistas e afete a economia da pequena cidade. O legista passa a concordar, sob influência do prefeito, de que a mulher foi morta em um acidente de barco. Brody aceita relutantemente essa conclusão até outro ataque fatal de tubarão ocorrer pouco depois. Uma recompensa é então oferecida a aquele que conseguir capturar o animal, o que origina muitas buscas ao tubarão. O caçador de tubarões profissional local, Quint, oferece seus serviços por US$ 10.000. Enquanto isso, o oceanógrafo Matt Hooper, examina os restos mortais de Chrissie e confirma que ela foi realmente atacada por um tubarão.
 
Os pescadores locais capturam um tubarão-tigre médio, levando o prefeito a proclamar as praias seguras. Hooper duvida que o animal capturado possa ser o mesmo predador que atacara Chrissie, suposição essa confirmada depois que nenhum resíduo humano é encontrado dentro dele. Hooper e Brody encontram um navio parcialmente afundado ao procurar o verdadeiro animal nas águas noturnas no barco de Hooper. Embaixo d'água, Hooper encontra um grande dente de tubarão branco embutido no casco submerso do navio naufragado, mas Hooper acidentalmente perde-o após tomar um susto de um cadáver que se encontrava submerso na pequena embarcação. No dia seguinte, Vaughn não crê nas afirmações de Brody e Hooper de que um enorme tubarão branco ainda ande solto pelo mar, mesmo depois da captura do outro tubarão, e se recusa a fechar as praias, permitindo apenas precauções adicionais de segurança. No fim de semana do feriado de 4 de julho, os turistas enchem as praias. Após uma brincadeira juvenil, o verdadeiro tubarão entra em um estuário nas proximidades, matando um velejador e fazendo com que o filho de Brody, Michael, entre em choque. O policial Brody finalmente convence o prefeito Vaughn de que ainda existe perigo no mar de Amity. O caçador Quint é recrutado pelo prefeito para caçar o ameaçador tubarão.
 
Quint, Brody e Hooper partem no barco do caçador, chamado Orca, para capturarem o tubarão. Enquanto Brody joga uma trilha de peixes frescos pelo mar afim de atrair o predador, Quint espera uma oportunidade de capturá-lo. O animal, repentinamente, aparece atrás do barco. Quint examina-o e amarra um barril com o tubarão com o auxílio de uma longa corda, mas o predador arrasta o barril para debaixo d'água e desaparece. Ao anoitecer, quando Quint conta sobre sua participação envolvendo tubarões  na Segunda Guerra a Hooper e Brody, o grande animal retorna inesperadamente, e empurra o casco do barco, quebrando o motor e os obrigando a consertá-lo durante a madrugada. De manhã, Brody tenta chamar a guarda costeira, mas Quint danifica o rádio propositadamente por conta de sua obsessão pelos US$ 10 mil dólares que pretende receber se capturá-lo sem a ajuda de terceiros. Assim, depois de uma longa perseguição, Quint arpeia outro barril no tubarão. A linha está amarrada à popa, mas o tubarão arrasta o barco para trás, inundando o convés e o compartimento do motor, forçando Quint a cortar a linha para impedir que o barco seja completamente danificado. Os homens. então, se dirigem para a costa, com a intenção de atrair o tubarão para águas mais rasas e pegá-lo, mas o motor do barco apresenta muitas falhas até não funcionar mais.
 
Com o barco lentamente afundando, o trio tenta uma abordagem mais arriscada. Hooper coloca seu equipamento de mergulho e entra na água dentro de uma gaiola à prova de tubarões, com a intenção de injetar letalmente o animal com estricnina, usando uma lança hipodérmica. Contudo, o grande tubarão consegue destruir a gaiola antes que Hooper possa injetar a substância. Hooper, no entanto, consegue escapar para o fundo do mar. O tubarão, então, ataca o barco diretamente, matando Quint. Preso à embarcação que se afunda cada vez mais, Brody consegue colocar um tanque de mergulho de ar pressurizado na boca do tubarão e, subindo o mastro, atira contra o tanque com o rifle de Quint, fazendo-o estourar. Esta explosão mata o tubarão, que ainda estava com o tanque de mergulho na boca. Hooper ressurge são e salvo e, juntamente com Brody, nadam de volta para a Ilha Amity, agarrando-se aos destroços do Orca.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Steven Spielberg, a partir de um roteiro escrito por Peter Benchley, juntamente com Carl Gottlieb, "Tubarão" gira em torno de uma ilha fictícia, no Atlântico Norte, que se vê aterrorizada por um enorme tubarão branco. Sua trama foi baseada num livro best-seller do próprio Benchley, e se caracteriza por manter um clima de suspense ao longo de toda a projeção.
 
Na direção, Spielberg realiza um excelente trabalho, no que é ajudado pela magnífica trilha sonora, a cargo John Williams, bem como, pela excelente fotografia assinada por Bill Butler. No elenco, com excelentes atuações, destacam-se Richard Dreyfuss, Roy Scheider e Robert Shaw.
 
Enfim, "Tubarão" é um filme que recomendo, principalmente, para aqueles que gostam de um bom filme de suspense. 
 
CAA