Filmes por gênero

FUGA DE NOVA YORK (1981)

Escape from New York
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nova Iorque 1997 (Portugal)
New York 1997 (França, Canadá)
1997: fuga da New York (Itália)
1997: Rescate en Nueva York (Espanha)
Escape de Nueva York (Argentina, Peru, Venezuela)
1997: Escape de Nueva York (México)
Die Klapperschlange (Alemanha, Austria)
Flykten från New York (Suécia)
Flugtaktion New York (Dinamarca)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Ação, Ficção Científica
Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter, Nick Castle
Produção: Debra Hill, Larry J. Franco
Design Produção: Joe Alves
Música Original: John Carpenter, Alan Howarth
Fotografia: Dean Cundey
Edição: Todd C. Ramsay
Figurino: Stephen Loomis
Guarda-Roupa: Katrina Bronson, Mel Sawicki
Maquiagem: Ken Chase, Benjamin Douglas
Efeitos Sonoros: Thomas Causey, John Mosley, Bill Varney, John Mosley e outros
Efeitos Especiais: Roy Arbogast, Pat Patterson, Eddie Surkin, Gary Zink
Efeitos Visuais: Dennis Skotak, Austin McKinney, Steven Elliott e outros
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1983

Elenco

Kurt Russell Snake Plissken
Lee Van Cleef Hauk
Ernest Borgnine Cabbie
Donald Pleasence Presidente
Isaac Hayes O Duque
Harry Dean Stanton Brain
Adrienne Barbeau Maggie
Tom Atkins Rehme
Charles Cyphers Secretário de Estado
Joe Unger Taylor
Frank Doubleday Romero
John Strobel Cronenberg
John Cothran Cigano
Garrett Bergfeld Cigano
Richard Cosentino Cigano
Robert John Metcalf Cigano
Joel Bennett Cigano
Nancy Stephens Aeromoça
Bob Minor Sargento
Tom Lillard Sargento da Polícia
Borah Silver Gerente do Teatro

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Ficção Científica

Prêmio de Melhor Direção (John Carpenter)

Prêmio de Melhor Figurino (Stephen Loomis )

Prêmio de Melhor Maquiagem (Ken Chase)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1997, a 3ª Guerra Mundial está chegando ao fim. Tanto os Estados Unidos, quanto a União Soviética, sofreram muito com o conflito e ambos buscam uma solução pacífica. A Ilha de Manhattan foi transformada em prisão de segurança máxima em 1988, devido a um aumento de 400% nos crimes em todo o país, devido a um ataque de gás pelos soviéticos no início da guerra, no qual Nova York foi mais atingida. Cercados por um muro de contenção de 15 metros, todos os presos são condenados à prisão perpétua e formaram quadrilhas que controlam a cidade em ruínas.
 
Ao viajar para participar de uma cúpula formada por Estados Unidos, União Soviética e China, o Air Force One, avião do Presidente americano, é sequestrado por um único membro de uma organização revolucionária. O anarquista bate com o avião em Manhattan, mas o Presidente é salvo em uma cápsula de fuga e sobrevive. O Comissário da força policial dos Estados Unidos, Bob Hauk, chega ao centro de comando da Liberty Island, onde ele e o chefe da segurança, Remy, testemunham o acidente. Hauk reúne um pelotão de soldados e seguem para o local do acidente em uma frota de helicópteros. Ao chegarem lá, eles encontram a cabine de fuga vazia, indicando que o Presidente foi feito refém.
 
Um emissário dos presos, Romero, aparece e diz a Hauk e aos soldados que eles estão com o Presidente e, se não deixarem a ilha em 30 segundos, o Presidente será morto. Na ocasião, ele mostra um dos dedos do Presidente decepado como prova. Sem outra escolha, Hauk ordena que seus homens retornem aos helicópteros e voltem para Liberty Island. 
 
Em seu escritório, Hauk se encontra com o  Secretário de Estado, que o coloca em contato telefônico com o Vice-presidente, a quem pede autorização para uma tentativa de resgate, que é autorizada. Em seguida, ele oferece um acordo para um prisioneiro recém-chegado, um famoso soldado das forças especiais, chamado Snake Plissken. Assim, se Snake resgatar o Presidente e recuperar uma fita cassete com informações importantes sobre a fusão nuclear, Hauk o perdoará. No entanto, Snake deverá concluir sua missão antes da Cúpula Internacional que deverá ter início em 24 horas.
 
Depois que Snake concordou em tentar o resgate, Hauk, secretamente, injetou explosivos microscópicos que abrirão suas artérias no pescoço em 24 horas. Os explosivos não podem ser desativados até 15 minutos antes de explodirem, como forma de garantir que Snake não abandone sua missão e escape, nem encontre outra maneira de removê-los. No entanto, se ele chegar com o Presidente e a fita, a tempo dele participar da cúpula, Hauk o libertará. Por outro lado, Snake promete matar Hauk quando ele retornar.
 
Assim, usando um planador que ele havia pilotado em uma ousada operação secreta sobre Leningrado, ele pousa secretamente no topo do World Trade Center e, em seguida, localiza os destroços do avião sequestrado, mas não encontra o Presidente. Em seguida, ele rastreia o sinal da pulseira  do monitor de vida do Presidente, até um teatro abandonado, mas não o encontra. No velho teatro, ele conhece um preso amigável que se oferece para ajudá-lo.  Depois de andar pelas ruas escuras, ele é abordado por uma gangue que opera nas ruas à noite. Em seguida, ele procura refúgio em um restaurante abandonado, onde conhece  uma jovem sedutora que pede sua ajuda para tirá-la dali, mas a gangue logo ataca o restaurante  e Snake é forçado a fugir sem levá-la.
 
Logo em seguida, Cabbie aparece em seu táxi e resgata Snake. No entanto, forçado à mira de uma arma, Cabbie leva Snake para ver Brain, um detento experiente e educado que fez, da Biblioteca Pública de Nova York, sua fortaleza pessoal. Brain, que conhece Snake de alguns assaltos que fizeram no passado, diz a Snake que um poderoso líder de gangue, o autoproclamado "Duque de Nova York", e o líder dos Gypies, a maior e mais poderosa gangue da cidade, tem o Presidente e planeja liderar uma fuga em massa pela 69th Street Bridge, minada e fortemente vigiada, usando o Presidente como um escudo humano e refém.
 
Quando Duke chega inesperadamente para obter um diagrama das minas terrestres da ponte, Snake força Brain e sua namorada Maggie a levá-lo de volta ao complexo de Duke, onde após roubar o carro de um dos capangas de Duke, Snake, Brain e Maggie saem à procura do Presidente, que é encontrado em um vagão abandonado na Estação Central, mas seu resgate falha e ele é capturado depois que Brain, aparentemente trai Snake.
 
No dia seguinte, Snake é forçado a lutar contra um brutamontes, enquanto Brain e Maggie enganam Romero e os homens de Duke, para que eles tenham acesso ao Presidente. Depois de matarem Romero e os guardas, eles libertam o Presidente e fogem para o planador de Snake, na esperança de escaparem com o Presidente. Quando Duke descobre que o Presidente escapou com Brain, ele fica furioso e reúne sua gangue para persegui-los. Na confusão, Snake se afasta e consegue alcançar Brain, Maggie e o Presidente no planador, mas durante a tentativa de fuga, uma gangue de presos, chamados índios, empurra-o para fora do prédio. Logo depois, ao encontrarem Cabbie, Snake pega o volante do táxi e segue pela ponte cheia de minas. Depois que o táxi atinge uma mina terrestre, ele é destruído e o taxista é morto. Enquanto os outros fogem a pé, Brain é morto por uma mina e Maggie se recusa a deixá-lo.
 
Enquanto isso, Snake e o Presidente alcançam o muro de contenção e os guardas erguem o Presidente com o auxílio de uma corda. Duke aparece e ataca Snake, mas o Presidente o mata com o auxílio de uma submetralhadora. Em seguida, Snake é levantado em segurança e os mini-explosivos implantados em seu pescoço são desativados. Uma vez em Liberty Island, enquanto o presidente se prepara para um discurso na televisão, ele distraidamente agradece a Snake por salvá-lo, deixando-o sem palavras.
 
Pouco tempo depois, quando da abertura da cúpula entre Estados Unidos, União Soviética e China, o discurso do Presidente começa com ele oferecendo o conteúdo de uma fita para a Cúpula. Para sua vergonha, a fita cassete havia sido trocada por outra que continha a música "Bandstand Boogie", a música favorita de Cabbie. Aparentemente, Snake havia trocado a fita durante a perseguição do outro lado da ponte.
 

imagem

Comentários

Dirigido por John Carpenter, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Nick Castle, "Fuga de Nova York" é um filme produzido em 1981 pelas empresas AVCO Embassy Pictures, International Film Investors, Goldcrest Films International e City Films.
 
Sua trama, marcada por uma boa dose de suspense, apresenta um ótimo ritmo, onde se destacam as atuações de Kurt Russell, no papel de Snake Plissken, Ernest Borgnine, Donald Pleasance, Adrienne Barbeau, dentre outros.
 
CAA