Filmes por gênero

O OUTRO HOMEM (1953)

The man between
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O homem da zona russa (Portugal)
L'homme de Berlin (França, Bélgica)
Accadde a Berlino (Itália)
Se interpone un hombre (Espanha)
El otro hombre (México, Argentina)
Gefährlicher urlaub (Austria, Alemanha)
Träffpunkt Berlin (Suécia)
Den ukendte mand (Dinamarca)
Czlowiek w polowie drogi (Polônia)
Человек посредине (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Carol Reed
Roteiro: Harry Kurnitz, Eric Linklater
Produção: Carol Reed
Design Produção: Andrej Andrejew
Música Original: John Addison
Fotografia: Desmond Dickinson
Edição: Bert Bates
Direção de Arte: Andrej Andrejew
Guarda-Roupa: Bridget Sellers
Maquiagem: Tony Sforzini, Gladys Atkinson
Efeitos Sonoros: John Cox, Red Law, A.G. Ambler
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1954

Elenco

James Mason Ivo Kern
Claire Bloom Susanne Mallison
Hildegard Knef Bettina Mallison
Geoffrey Toone Martin Mallison
Aribert Wäscher Halendar
Ernst Schröder Olaf Kastner
Dieter Krause Horst
Hilde Sessak Lizzi
Karl John Inspetor Kleiber
Ljuba Welitsch Cantora de Ópera: Salomé
Reinhard Kolldehoff Oficial da Polícia alemã oriental

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ivo Kern é um ex-advogado que participou de atrocidades nazistas e que, terminada a Segunda Guerra Mundial, passou a vender seus conhecimentos aos alemães orientais, principalmente no que tange a sequestros de pessoas para serem enviadas para a outra Alemanha. No passado, ele foi casado com Bettina, agora mulher de Martin Mallison, um militar britânico servindo na Alemanha.

Quando a irmã de Martin, Susanne, chega da Inglaterra para visitá-lo, ela tem a oportunidade de conhecer Ivo, através de Bettina, ocasião em que este se oferece para mostrar Berlim para ela, passando assim a saírem juntos. Numa dessas saídas, Susanne conhece Olaf Kastner, um amigo de seu irmão e de Bettina. O que ela desconhece é que Ivo está sendo chantageado por Halendar para sequestrar Kastner e levá-lo de volta para o outro lado da Alemanha. Quando o plano falha, Halendar ordena que seus homens sequestrem Bettina, como uma forma de chegar a Kastner. No entanto, Susanne é sequestrada por engano e aprisionada no porão de uma casa.

Ao tomar conhecimento do sequestro da jovem inglesa, Ivo, a essa altura apaixonado por ela, planeja resgatá-la e ajudá-la a cruzar a fronteira. Assim, dias depois, ele coloca em prática seu esquema de fuga. Ao chegarem à fronteira, escondidos na parte traseira de um caminhão, Ivo distrai os guardas de plantão e termina sendo morto, enquanto Susanne cruza a zona neutra e chega à Alemanha ocidental.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Carol Reed, a partir de um roteiro escrito por Harry Kurnitz e Eric Linklater, “O Outro Homem” é um ótimo filme britânico produzido pela London Film Productions em 1953. Filmada em Londres e Berlim, sua trama é marcada por uma boa dose de suspense, o que prende a atenção do espectador ao longo de toda a projeção.         

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Reed é de primeira linha, assim como a fotografia de Desmond Dickinson e a trilha sonora a cargo de John Addison. No elenco, destacam-se as atuações de James Mason e Claire Bloom nos papéis principais.

Enfim, “O Outro Homem” é um filme que recomendo fortemente.

CAA