Filmes por gênero

IDÍLIO PERIGOSO (1944)

Experiment perilous
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Noite na alma (Portugal)
Angoisse (França)
Schiava del male (Itália)
Noche en el alma (Espanha, Argentina)
Vådligt experiment (Suécia)
Ontmaskerd (Holanda)
Pokoli kísérlet (Hungria)
Vaarallinen koe (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Romance, Suspense
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Warren Duff
Produção: Warren Duff
Música Original: Roy Webb
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: Tony Gaudio
Edição: Ralph Dawson
Direção de Arte: Albert S. D'Agostino, Jack Okey
Guarda-Roupa: Leah Rhodes, Edward Stevenson
Efeitos Sonoros: John E. Tribby, James G. Stewart
Efeitos Especiais: Vernon L. Walker
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Hedy Lamarr Allida Bederaux
George Brent Dr. Huntington Bailey
Paul Lukas Nick Bederaux
Albert Dekker Clag
Carl Esmond John Maitland
Olive Blakeney Clarissa “Cissie” Bederaux
George N. Neise Alec Gregory
Margaret Wycherly Maggie
Billy Ward O pequeno Alec
Stephanie Bachelor Elaine
William Post Jr. Promotor
Broderick O'Farrell Frank
Mary Servoss Srta. Wilson
Julia Dean Deria
Janet Clark Deria, mais nova
Peggy Miller Cissie, aos 8 anos
Michael Orr Nick, aos 3 anos
John Elliott Telefonista
Adrienne D'Ambricourt Instrutora francesa
Edward Clark Tripulante do trem
Gino Corrado Cliente do Restaurante

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Albert S. D'Agostino, Jack Okey, Darrell Silvera, Claude E. Carpenter)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No início da Primavera de 1903, ao viajar para Nova York, o psiquiatra Dr. Huntington Bailey conhece Clarissa "Cissie" Bedereaux, quando o trem em que viajam enfrenta uma violenta tempestade. Depois de acalmá-la, ela o convida para um almoço no dia seguinte.

Durante o almoço, Cissie comenta que está retornando para casa a fim de rever seu irmão Nick, após passar cinco anos em um sanatório por conta de problemas cardíacos. Depois de contar que está escrevendo um manuscrito sobre seu complicado irmão e sua bela e jovem esposa, Allida, Cissie anuncia que decidiu viver sozinha, ocasião em que lhe pede para solicitar um reserva para ela no hotel em que ele se encontra hospedado.

À noite, ao se reunir em um restaurante com seus amigos Clag e Elaine, Bailey ouve quando o artista John Maitland comenta a súbita morte de Cissie Bederaux. Quando o psiquiatra demonstra seu interesse em conhecer a família Bederaux, Clag sugere que ele vá a um museu onde se encontra uma obra de Maitland, na qual ele retrata a bela Allida, e o convida para um chá na mansão da família. Ao conhecer Allida, encantado com sua beleza, Bailey confessa que teria pintado seu retrato num campo de margaridas.

Pouco tempo depois, Nick visita Bailey em seu consultório, ocasião em que afirma que sua mulher é louca. Como prova, ele a acusa de incutir o terror noturno ao seu filho, além de dizer que ela costuma enviar margaridas para si própria. Intrigado, o psiquiatra aceita o pedido de Nick para observar Allida. No final do expediente, ao deixar seu consultório, Bailey percebe que um homem está a segui-lo. Ao chegar ao hotel, ele encontra uma pasta que pertencera à Cissie e descobre seus diários.

O manuscrito relata que, quando do nascimento de Nick, sua mãe morreu durante o parto e seu pai, inconformado, o culpou pelo ocorrido e se suicidou um ano depois. Como consequência, Nick foi criado por Cissie e, anos mais tarde, ele se apaixonou perdidamente pela bela jovem, Allida, ao encontrá-la em um campo de margaridas. Convidada, ela aceitou o convite para acompanhar Cissie e ele em uma viagem pela Europa. Dois anos depois, os dois jovens se casam.

Em Nova York, Nick promove uma festa de aniversário para Allida. O escritor Alec Gregory, que se acha apaixonado por ela, a presenteia com um buquê de margaridas e, em seguida, declama um poema de amor que ele havia escrito para ela. Nick, enciumado, ouve a confissão de amor de  Alec e, depois da festa, os dois discutem.

A leitura do manuscrito é interrompida quando Allida telefona para convidá-lo para jantar na noite seguinte, orientando-o a seguir Nick quando este se dirigir ao quarto do filho. Sentindo que há algo estranho nesse convite e, preocupado com o fato de que alguém o tem seguido, Bailey procura Clag, que o tranquiliza. No entanto, suas suspeitas são confirmadas ao voltar para o hotel e descobrir que o manuscrito de Cissie desapareceu.

Na noite seguinte, durante o jantar, Nick critica Allida por encomendar margaridas, ao que ela protesta dizendo-lhe que encomendara rosas. Pouco depois, Nick se retira da mesa para ir até o quarto do filho Alec. Atendendo à orientação recebida de Allida, Bailey o segue e encontra o buquê de rosas espalhado pelo corredor. Em seguida, da porta do quarto, ele ouve Nick aterrorizando o filho com histórias de bruxas más, afirmando que a mãe dele é uma dessas bruxas.

Terminado o jantar, alegando ter que visitar um de seus clientes, Bailey se retira e, quando Nick sai para ir até seu clube, ele telefona para Allida marcando um encontro em um restaurante. Quando ela chega, Bailey a questiona em relação a Alec Gregory, ocasião em que ela diz que o escritor foi atropelado e morto na noite da festa de seu aniversário, bem como, que o marido insistiu que o filho deles viesse igualmente a se chamar Alec.

Preocupado com a segurança de Allida, Bailey telefona para Clag, no clube, a fim de se certificar que Nick ainda se encontra lá. Depois de ter a confirmação, ele escreve uma carta para o amigo, na qual detalha suas suspeitas de que Nick teria assassinado Alec Gregory e Cissie.

No dia seguinte, Allida visita Bailey em seu consultório, ocasião em que ela comenta que o marido embarcou em um navio com destino a Boston. Pouco depois, o psiquiatra recebe uma nota de Nick, através da qual ele comunica que planeja cometer suicídio, saltando no mar, e o desafia a detê-lo. Diante da situação, Bailey acompanha Allida até sua casa. Ao chegarem lá, ela ouve o choro de Alec e sobe até o quarto dele.

Usando um uniforme de mordomo e portando uma arma, Nick emerge das sombras. Demonstrando calma, ele confessa que matou Cissie porque ela percebeu que ele estava fazendo de tudo para que Allida enlouquecesse. Em seguida, ele diz que ajustou um dispositivo a gás para explodir e matar a mulher e o filho.

Batendo com força sobre a mesa, Bailey distrai Nick e, deixando-o inconsciente, corre para tentar salvar Allida e Alec. Recuperando a consciência, Nick sobe as escadas e entra em luta corporal com o médico. Há uma explosão e Nick é a única vítima fatal. Depois que um processo, instaurado pelas autoridades, é concluído, Allida, Alec e Bailey passeiam pelo campo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jacques Tourneur, a partir de um roteiro escrito por Warren Duff, “Idílio Perigoso” é um ótimo filme norte-americano de meados dos anos 1940.
Sua trama, baseada num romance da escritora Margaret Carpenter, consegue manter a atenção do espectador ao longo de toda a projeção, principalmente em sua segunda metade.

Além do ótimo trabalho desenvolvido por Tourneur, o filme é muito bem fotografado por Tony Gaudio. No elenco, Hedy Lamarr, linda como sempre, George Brent e Paul Lukas são os grandes destaques.

Por muitos, o filme é comparado com “À Meia Luz”, de George Cukor, igualmente lançado em 1944. Enfim, trata-se de uma realização cinematográfica que recomendo fortemente.

CAA