Filmes por gênero

ORGULHO E PRECONCEITO (1940)

Pride and prejudice
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Orgueil et préjugés (França, Bélgica)
Orgoglio e pregiudizio (Itália)
Orgullo y prejuicio (Argentina)
Más fuerte que el orgullo (México, Espanha)
Stolz und vorurteil (Alemanha)
Stolthed og fordom (Dinamarca)
Stolthet och fördom (Suécia)
Гордость и предубеждение (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Robert Z. Leonard
Roteiro: Jane Murfin, Aldous Huxley
Produção: Hunt Stromberg
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: Karl Freund
Edição: Robert Kern
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Guarda-Roupa: Gile Steele
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Greer Garson Elizabeth Bennet
Laurence Olivier Sr. Darcy
Mary Boland Sra. Bennet
Edna May Oliver Lady Catherine de Bourgh
Maureen O'Sullivan Jane Bennet
Ann Rutherford Lydia Bennet
Marsha Hunt Mary Bennet
Edmund Gwenn Sr. Bennet
Melville Cooper Sr. Collins
Karen Morley Sra. Charlotte Collins
Bruce Lester Charles Bingley
Frieda Inescort Srta. Caroline Bingley
Edward Ashley George Wickham
Marten Lamont Sr. Denny
Louis Payne Sr. Phillips
May Beatty Sra. Philips
Marjorie Wood Lady Lucas
Heather Angel Kitty Bennet
E.E. Clive Sir William Lucas
Gia Kent Anne de Bourgh
Gerald Oliver Smith Coronel Fitzwilliam
Vernon Downing Capitão Carter
Barlowe Borland Dr. MacIntosh
Gwendolyn Logan Sra. Stubbs
Elspeth Dudgeon Sra. King

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte (Cedric Gibbons, Paul Groesse)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A Sra. Bennet e suas duas filhas mais velhas, Jane e Elizabeth, estão comprando novos vestidos, quando vêem dois cavalheiros e uma dama chegarem em uma rica carruagem. Elas descobrem que os homens são o Sr. Charles Bingley, que alugara a propriedade de Netherfield, e o Sr. Darcy, um poderoso cavalheiro que excitou a Sra. Bennet, ansiosa para conseguir um bom casamento para suas filhas. Após voltarem para casa, a Sra. Bennet tenta conseguir um encontro entre o Sr. Bennet e o Sr. Bingley, mas este recusa.

Por ocasião de um baile, ao querer dançar, Elizabeth é rejeitada pelo Sr. Darcy e, logo em seguida, ela conhece o Sr. Wickham, que lhe conta que o Sr. Darcy o prejudicou. Pouco depois, quando o Sr. Darcy pergunta se ela deseja dançar, ela recusa, mas quando o Sr. Wickham a convida, em presença de Darcy, ela aceita o convite.

O primo dos Bennets, Sr. Collins, chega procurando por uma esposa, e decide-se por Elizabeth. O comportamento da mãe e das jovens irmãs de Elizabeth, no baile, distanciam-na ainda mais de Darcy. No dia seguinte, o Sr. Collins pede Elizabeth em casamento, mas ela o recusa, e o primo firma compromisso com sua melhor amiga, Charlotte Collins.

Elizabeth visita Charlotte em sua nova casa, e através dela conhece Lady Catherine de Bourgh, ocasião em que volta a se encontrar com o Sr. Darcy. Ele a pede em casamento, mas ela recusa, devido à história contada por Wickham e pelo fato de ele ter influenciado no fim do relacionamento entre o Sr. Bingley e Jane.

Quando Elizabeth volta a Longborn, descobre que Lydia fugiu com Wickham. O Sr. Darcy a visita e conta que Wickham nunca casará com Lydia, revelando que ele tentou fugir com sua irmã de 15 anos, Georgiana. Elizabeth compreende que está apaixonada por Darcy, mas acredita que ele jamais ficará com ela, devido ao ato de Lydia. Lydia e Wickham voltam para casa casados.

Posteriormente, Lady Catherine visita e revela que o Sr. Darcy encontrou Lydia e forçou Wickham a se casar com ela. Darcy volta, e declara seu amor a Elizabeth, que o aceita. O filme termina com um longo beijo entre Elizabeth e Darcy, com a Sra. Bennet os observando.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Robert Z. Leonard, “Orgulho e Preconceito” é um ótimo filme do cinema norte-americano. Adaptação do romance de Jane Austen, sua trama é agradável de ser acompanhada, em parte graças a uma direção muito bem trabalhada, bem como às ótimas e convincentes atuações de Greer Garson e Laurence Olivier. O elenco coadjuvante também se apresenta muito bem, com destaque para a atuação de Edmund Gwenn no papel do Sr. Bennet.

CAA