Filmes por gênero

OLIVER TWIST (1948)

Oliver Twist
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As aventuras de Oliver Twist (Portugal)
Le avventure di Oliver Twist (Itália)
Twist Olivér (Hungria)
Оливер Твист (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama
Direção: David Lean
Roteiro: David Lean, Stanley Haynes
Produção: Ronald Neame
Música Original: Arnold Bax
Fotografia: Guy Green
Edição: Jack Harris
Figurino: Margaret Furse
Guarda-Roupa: Dorothy Edwards, Bob Rayner
Maquiagem: Stuart Freeborn, Biddy Chrystal
Efeitos Sonoros: Stanley Lambourne, Winston Ryder, Gordon K. McCallum
Efeitos Especiais: Stanley Grant, Joan Suttie
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Robert Newton Bill Sikes
Alec Guinness Fagin
Kay Walsh Nancy
Francis L. Sullivan Sr. Bumble
Henry Stephenson Sr. Brownlow
Mary Clare Sra. Corney
John Howard Davies Oliver Twist
Anthony Newley Artful Dodger
Josephine Stuart Mãe de Oliver
Ralph Truman Monks
Kathleen Harrison Sra. Sowerberry
Gibb McLaughlin Sr. Sowerberry
Amy Veness Sra. Bedwin
Diana Dors Charlotte
Maurice Denham Chefe de Polícia
Edie Martin Annie
Michael Dear Noah Claypole
Henry Edwards Oficial de Polícia
Michael Ripper Barney
Fay Middleton Martha
Graveley Edwards Sr. Fang
John Potter Charlie Bates

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Internacional de Melhor Design de Produção (John Bryan)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme Britânico

Festival Internacional de Veneza, Itália

Grande Prêmio Internacional (David Lean)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Uma jovem mulher, em trabalho de parto, caminha sozinha sob uma tempestade e pede abrigo num reformatório afastado. Ela morre ao dar à luz o menino Oliver, e a única pista sobre sua identidade é um medalhão de ouro em seu pescoço que é roubado por uma das ajudantes do reformatório.

Nove anos depois, mais conhecido pelo nome de Twist, Oliver faz trabalhos pesados e é tratado com indiferença pelo casal responsável pelo lugar, o Sr. Bumble e a Sra. Corney. Ele acaba por irritar o casal, que o vende a um coveiro, quando passa a sofrer maus tratos. Enquanto isso, um homem misterioso, Monks, aparece no reformatório e acaba comprando o medalhão que se encontrava com a Sra. Corney, único objeto capaz de identificar a filiação de Oliver, uma vez que contém o retrato de sua mãe.

O garoto resolve fugir e vai para Londres. Uma vez lá, ele é aliciado pela gangue de ladrões mirins do cruel e avarento Fagin. Quando este o envia para assistir e aprender com Artful Dodger como roubar pessoas, ele é capturado pela Polícia durante um roubo da gangue, mas quando é provada sua inocência no Tribunal, ele é levado para a casa do bondoso Senhor Brownlow, a vítima do roubo.

Fagin e seu sócio, Bill Sikes, temem que o garoto os denuncie à polícia e começam a procurá-lo. Ao vê-lo na rua, Sikes e sua namorada, Nancy, o levam de volta para a casa de Fagin. No entanto, ao ver um cartaz em que Brownlow oferece uma recompensa para quem encontrar Oliver, Nancy se sente culpada, procura Brownlow e lhe promete entregar o garoto no dia seguinte. Desconfiado, Fagin faz com que Artful Dodger a siga e, ao comentar com Sikes, este se enfurece e a mata, acreditando equivocadamente que ela o traiu.

O assassinato levanta a ira do povo contra a quadrilha. O Sr. Brownlow e as autoridades resgatam Oliver, enquanto Sikes é morto ao tentar fugir. Fagin e seus homens são encurralados. A participação de Monks é descoberta e ele é preso. Através do medalhão que ele carregava, descobre-se que Oliver é neto do Sr. Brownlow. Por seu envolvimento no esquema de Monks, o Sr. Bumble e a Sra. Corney perdem seus empregos.

Enfim, pela primeira vez, Oliver experimenta um tipo de vida feliz, que nunca tivera antes, sob os cuidados de seu avô e da Sra. Bedwin, a governanta da casa.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta David Lean, a partir de um roteiro por ele escrito juntamente com Stanley Haynes, “Oliver Twist” é um excelente drama britânico produzido pela Cineguild Production em 1948. Sua trama, baseada num livro de Charles Dickens, datado de 1838, é muito bem conduzida por Lean, prendendo a atenção do espectador do início ao fim.

Adicionalmente, o filme conta com uma fotografia excepcional, assinada por Guy Green, bem como, com um elenco de primeira linha, onde Alec Guinness brilha no papel de Fagin, seguido pelas ótimas atuações de Robert Newton e John Howard Davies.

Enfim, “Oliver Twist” é um filme que recomendo fortemente.

CAA