Filmes por gênero

NÃO QUERO DIZER-TE ADEUS (1951)

I want you
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Enfrentando a tormenta (Portugal)
Face à l'orage (França)
Di fronte all'uragano (Itália)
No quiero decirte adiós (Argentina, México, Espanha)
Im Sturm der Zeit (Austria, Alemanha)
Jag vill ha dig! (Suécia)
Haluan sinut! (Finlândia)
Dig kræver jeg (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Mark Robson
Roteiro: Irwin Shaw
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Leigh Harline
Fotografia: Harry Stradling Sr.
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Mary Wills
Maquiagem: Pat McNalley
Efeitos Sonoros: Fred Lau, Larry Gannon, Gordon Sawyer
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1988

Elenco

Dana Andrews Martin Greer
Dorothy McGuire Nancy Greer
Farley Granger Jack Greer
Peggy Dow Carrie Turner
Robert Keith Thomas Greer
Mildred Dunnock Sarah Greer
Ray Collins Juiz Turner
Martin Milner George Kress Jr.
Jim Backus Harvey Landrum
Marjorie Crossland Sra. Delia Turner
Walter Baldwin George Kress Sr.
Walter Sande Ned Iversen
Peggy Maley Gladys
Jerrilyn Flannery Anne Greer
Erik Nielsen Tony Greer
Ann Robinson Gloria
Carol Savage Caroline Krupka
Charles Marsh Sr. Jones
Roland Morris Sargento
David McMahon Motorista de táxi
Harry Lauter Art Stacey

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som (Gordon Sawyer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em ma pequena cidade de Connecticut, o devotado pai George Kress pede ao seu chefe, o empreiteiro Martin Greer, para considerar seu filho como indispensável para a empresa, a fim de evitar que ele seja convocado para lutar na guerra da Coreia. No entanto, apesar das suplicas de Kress, Martin decide não atender ao seu pedido. Naquela mesma noite, quando o irmão mais novo de Martin, Jack, encontra sua amada, Carrie Turner, na estação ferroviária, ela lhe pede que ele lhe telefone.
 
No dia seguinte, Martin pede ao seu velho amigo, o coronel aposentado Harvey Landrum, para trabalhar para ele, mas o militar decide que suas habilidades são necessárias ao esforço de guerra. Por outro lado, quando George Júnior questiona Martin sobre seus três anos de serviço, ele o convida para uma cerveja num Café local. Uma vez lá, no momento em que o barman se recusa a servir o menor, uma transmissão de rádio anuncia que militares estão sendo convocados para ajudarem os sul-coreanos em sua guerra contra a Coreia do Norte. Ned, então, serve uma cerveja a George Jr., enquanto os homens mais velhos no balcão observam.
 
Martin volta para sua esposa Nancy, que lhe pede para escrever uma carta afirmando que Jack é essencial para os negócios da família, para que ele possa evitar o recrutamento. Mais tarde, naquela noite, Carrie explica a Jack que, embora tenha sentimentos por ele, ela quer terminar seus estudos e viajar. Ele, interessado apenas em romance, a beija. Quando Carrie volta para casa, o juiz expressa sua desaprovação ao namoro de Jack, quando ela afirma que ele é apenas uma diversão. 
 
Em seu estudo, Martin começa a escrever uma carta isentando Jack do recrutamento, mas não consegue completá-la depois de ouvir um anúncio de rádio de que a Força Aérea Americana fez seu primeiro ataque contra a Coreia do Norte. Consequentemente, Jack é chamado perante o conselho de recrutamento, entre cujos membros encontra-se o juiz, que o repreende sobre a obrigação da América de proteger a liberdade no exterior. Jack é convocado e, na noite de sua partida, expressa seu protesto por ter sido forçado a servir ao exército. Nancy retruca que, embora ela não goste de guerra, ela acha que Jack está agindo como criança irresponsável e mimada. 
 
Mais tarde, Carrie, secretamente, visita Jack na garagem e, quando ele culpa o juiz por sua situação, ela defende seu pai explicando que ele ainda sofre com os estilhaços alojados em sua perna, durante a 2ª Guerra Mundial. Jack se desculpa e a pede em casamento, mas ela recusa. Naquela noite, chateada com a partida de Jack, sua mãe Sarah olha para todas as armas e relíquias militares penduradas nas paredes de sua sala de estar e diz ao seu marido Thomas para removê-las, dizendo que não haverá mais heróis profissionais na casa. Thomas então, admite à Sarah que as histórias sobre seus atos heroicos durante a 2ª Guerra Mundial, eram todas mentiras.
 
Algum tempo depois, Carrie, que voltou da faculdade para comemorar o aniversário, explica à Nancy  que quer tentar fazer as coisas funcionarem com Jack. Na ocasião, Nancy diz à ela que Jack logo estará em casa com uma licença de dez dias antes de ser enviado para o exterior. Carrie decide deixar a faculdade e esperar que Jack volte. Quando o juiz protesta contra sua decisão, Carrie argumenta que ela quer dar uma oportunidade ao seu relacionamento com Jack. 
 
Dias depois, Jack está voltando para casa de trem, quando conhece Harvey, que tem lutado na guerra. Na ocasião, Harvey informa que George Jr. está desaparecido em ação. Consequentemente, quando Harvey encontra Martin no Café da cidade, ele encontra Kress embriagado e meditando sobre o desaparecimento de seu filho. Logo depois, os gritos de Kress ficam mais altos e ele se levanta e acusa Martin pelo desaparecimento de George Jr. 
 
Mais tarde, naquela noite, quando Martin diz à Nancy que mudou de idéia e sente que deveria servir ao seu país, ela o lembra que ele serviu por quatro anos e que ela sofreu bastante. Logo depois, na noite em que Martin está sendo mandado embora, Jack e Carrie se amam e Thomas admite que mentiu sobre seu heroísmo. Dias depois, Carrie e Jack se casam antes dele partir e o juiz, brincando, admite que, quando ele tinha a idade deles, também não deu ouvidos ao seu pai.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Mark Robson, a partir de um roteiro escrito por Irwin Shaw, "Não Quero Dizer-te Adeus" é um filme produzido em 1951 pela Samuel Goldwyn Company.
 
Sua trama fala do efeito sobre uma família de uma pequena cidade americana, marcada pelo esgotamento emocional e pelas memórias recentes da 2ª Guerra Mundial, quando um de seus membros é convocado para lutar na Guerra da Coreia.  Partindo de um roteiro muito bem escrito por Irwin Shaw, Robson realiza um bom trabalho na direção. No elenco, com ótimas atuações, destacam-se Dana Andrews, Farley Granger, Dorothy McGuire e Peggy Dow.
 
CAA