Filmes por gênero

A DAMA DAS CAMÉLIAS (1952)

La dame aux camélias
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La signora dalle camelie (Itália)
La dama de las camelias (Argentina)
Die Kameliendame (Alemanha)
A Lady with Camelias (Estados Unidos)
Kaméliás hölgy (Hungria)
Pais: França, Itália
Gênero: Drama
Direção: Raymond Bernard
Produção: Albert Dodrumez, Maurice Lehmann e outros
Design Produção: Léon Barsacq
Música Original: Francis Lopez
Fotografia: Philippe Agostini
Edição: harlotte Guilbert
Figurino: Rosine Delamare, Barbara Karinska
Guarda-Roupa: Barbara Karinska, Germaine Holden, Mady Chopen
Maquiagem: Roger Chanteau, Alex Archambault
Efeitos Sonoros: Fernand Janisse, Jacques Gallois
Efeitos Visuais: Nicolas Wilcké
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Micheline Presle Marguerite Gauthier
Gino Cervi Sr. Duval
Roland Alexandre Armand Duval
Alba Arnova Olympe
Jean Parédès Conde Varville
Jean Brochard Tabelião
athilde Casadesus Prudence
Jacques Clancy Gaston Rieux
Henri Crémieux Chambourg
Maurice Escande O duque
Jacques Famery Amigo de Armand
Jane Morlet Nanine
Claude Nicot Léon Chambourg
Germaine Delbat Esposa do Tabelião
Robert Seller Gerente do Hotel
Javotte Lehman Violette
Françoise Soulié Blanche

Sinopse

Na frívola Paris da década de 1850, Marguerite Gautier é uma cortesã mantida por um duque muito mais velho que ela. Bela e espiritual, a jovem aparece com a amiga Prudence em teatros e desfila em jantares finos. No entanto, Marguerite encontra-se doente, tuberculosa e condenada em pouco tempo. Consciente do seu estado de saúde, ela resolveu dedicar os últimos anos de sua vida à uma busca frenética por todos os prazeres.
 
Entre seus muitos pretendentes, o mais ansioso é o conde Varville. Por outro lado, o amor sincero de Armand Duval, que a considera uma mulher e não uma cortesã, a comove profundamente, fazendo com que ela sinta uma paixão louca por ele. Assim, pouco importa que o duque a abandone, uma vez que o importante é manter Armand perto dela. No entanto, quando ele está prestes a ajudar sua amante, agora necessitada, ele se dá conta que estará colocando em risco o futuro casamento de sua irmã com o filho de uma família muito rica. Seu pai, então, intervém, em segredo, junto à Marguerite.
 
O velho pensou que estava encontrando uma mulher e descobriu uma amante. Comovido, ele consegue que Marguerite se afaste. Convencido de ter sido abandonado, Armand quer vingança e, durante uma noite em que Marguerite sai com Varville, ele exibe um caso fingido com Olympe, outra cortesã. Desesperada, arruinada, doente, Marguerite tem apenas uma esperança: ver Armand novamente antes de morrer. O jovem, que aprendeu a verdade com Nanine, a serva de Marguerite, finalmente chega ao lado da cama de sua amada para fazer seu último juramento de amor.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raymond Bernard, a partir de um roteiro por ele escrito, juntamente com Alexandre Dumas Filho, "A Dama das Camélias" é um filme produzido em 1953 pela Compagnie Commerciale Française Cinématographique, juntamente com a Royalty Films, Union des Distributeurs Indépendants e Lux Film.
 
Na direção, Bernard realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela magnífica atuação de Micheline Presle, no papel principal.
 
CAA