Filmes por gênero

O FUNDO DO MAR (1977)

The deep
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Abissi (Itália)
Les grands fonds (França)
O abismo (Portugal)
Die tiefe (Alemanha, Áustria)
Les chiens de mer (Canadá)
Djupet (Suécia)
Glebia (Polônia)
Drama i dybet (Dinamarca)
Бездна (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Mistério, Suspense
Direção: Peter Yates
Roteiro: Peter Benchley, Tracy Keenan Wynn
Produção: Peter Guber, George Justin
Design Produção: Anthony Masters
Música Original: John Barry
Fotografia: Christopher Challis
Edição: David Berlatsky
Direção de Arte: Jack Maxsted
Figurino: Ron Talsky
Guarda-Roupa: Tom Bronson
Maquiagem: Edouard F. Henriques
Efeitos Sonoros: Fred J. Brown, Robin Gregory, Ross Taylor e outros
Efeitos Especiais: Ira Anderson Jr.
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1978

Elenco

Jacqueline Bisset Gail Berke
Nick Nolte David Sanders
Dick Anthony Williams Slake
Robert Shaw Romer Treece
Earl Maynard Ronald
Bob Minor Wiley
Louis Gossett Jr. Henri Cloche
Eli Wallach Adam Coffin
Robert Tessier Kevin
Lee McClain Johnson
Colin Shaw Romer Treece, jovem
Peter Wallach Adam Coffin, jovem

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Rick Alexander, Walter Goss, Tom Beckert, Robin Gregory )

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Canção Original (John Barry, Donna Summer)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia (Christopher Challis)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Enquanto mergulhava nas Bermudas, o casal de férias David Sanders e sua namorada britânica, Gail Berke, recuperam vários artefatos, incluindo uma ampola de líquido cor de âmbar e um medalhão com a imagem de uma mulher e as letras "OPNSC", que significa "Ora pro Nobis, Santa Clara".
 
Sanders e Berke procuram o conselho de Romer Treece, detentor do farol e caçador de tesouros, sobre a origem do medalhão, que o identifica como sendo espanhol e se interessa pelo jovem casal. A ampola é notada pelo homem que alugou os equipamentos de mergulho, que por sua vez atrai a atenção de Henri Cloche, um chefão das drogas local, para quem o dono da loja trabalha, que deseja comprar a ampola, sem sucesso, e então começa a aterrorizar o jovem casal com magia negra haitiana.
 
Após um exame aprofundado por Treece, a ampola contém morfina medicinal de um navio que afundou durante a 2ª Guerra Mundial, com uma carga de munições e suprimentos médicos. Os destroços do navio são considerados perigosos e proibidos para mergulhadores, devido ao perigo de explosões. Treece conclui que uma tempestade recente expôs sua carga de morfina e desenterrou um naufrágio muito mais antigo, contendo um tesouro espanhol.
 
Treece faz um acordo com Cloche, para que eles possam mergulhar em paz, fazendo-o acreditar que ele receberá as ampolas por um milhão de dólares, enquanto seu plano real é ter a chance de encontrar o tesouro. Cloche dá a ele três dias para recuperá-lo. Nos dois dias seguintes, Sanders, Berke e Treece fazem vários mergulhos, recuperando milhares de ampolas de morfina e vários artefatos adicionais dos destroços. Adam Coffin, único sobrevivente do navio, se junta para ajudá-los, mas sua lealdade não é muito clara quando eles são atacados por tubarões.
 
Através de pesquisas na biblioteca de Treece, eles reconstroem a história do navio do tesouro perdido, localizam uma lista de itens valiosos, incluindo um frasco metálico com as letras ""EF" gravadas nele e tomam conhecimento da identidade nobre para quem eles foram feitos pelo rei da Espanha.
 
Sanders se mostra determinado a localizar pelo menos um item na lista, para estabelecer a proveniência, pois sem ela não há valor para o tesouro. Treece deseja destruir o navio para colocar a morfina fora do alcance de Cloche. Este interfere nos esforços deles para que ele possa recuperar a morfina por si mesmo. 
 
Durante uma série de conflitos, o amigo de Treece, Kevin, é assassinado por um dos capangas de Cloche e Adam, os trai e é morto quando ele desencadeia uma armadilha enquanto tenta roubar a morfina recuperada. Uma batalha climática durante o mergulho final se segue, com Cloche e seus mergulhadores sendo mortos por uma grande enguia residente nos destroços. O conflito também resulta na destruição do navio, quando sua carga explosiva é detonada. No entanto, Sanders, Berke e Treece sobrevivem e recuperam um colar de dragão de ouro que fornecerá a proveniência do tesouro.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Peter Yates, a partir de um roteiro escrito por Peter Benchley e Tracy Keenan Wynn, "O Fundo do Mar" é um filme produzido em 1977 pelas empresas Columbia Pictures e Casablanca Film-Works. Sua trama gira em torno de um jovem casal de turistas que, ao mergulharem nas profundas águas das Bermudas, se deparam com um navio afundado durante a 2ª Guerra Mundial e se envolvem em um perigoso conflito com caçadores de tesouros.
 
Na direção, Yates realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela excelente fotografia subaquática, assinada por Christopher Challis. Ainda na área técnica, merece ser citada a bela música a cargo de John Barry.
 
No elenco, Robert Shaw e Nick Nolte brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Jacqueline Bisset e Louis Gossett Jr. 
 
 
CAA