Indicações
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Rick Alexander, Walter Goss, Tom Beckert, Robin Gregory )
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Canção Original (John Barry, Donna Summer)
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Fotografia (Christopher Challis)
Sinopse
Enquanto mergulhava nas Bermudas, o casal de férias David Sanders e sua namorada britânica, Gail Berke, recuperam vários artefatos, incluindo uma ampola de líquido cor de âmbar e um medalhão com a imagem de uma mulher e as letras "OPNSC", que significa "Ora pro Nobis, Santa Clara".
Sanders e Berke procuram o conselho de Romer Treece, detentor do farol e caçador de tesouros, sobre a origem do medalhão, que o identifica como sendo espanhol e se interessa pelo jovem casal. A ampola é notada pelo homem que alugou os equipamentos de mergulho, que por sua vez atrai a atenção de Henri Cloche, um chefão das drogas local, para quem o dono da loja trabalha, que deseja comprar a ampola, sem sucesso, e então começa a aterrorizar o jovem casal com magia negra haitiana.
Após um exame aprofundado por Treece, a ampola contém morfina medicinal de um navio que afundou durante a 2ª Guerra Mundial, com uma carga de munições e suprimentos médicos. Os destroços do navio são considerados perigosos e proibidos para mergulhadores, devido ao perigo de explosões. Treece conclui que uma tempestade recente expôs sua carga de morfina e desenterrou um naufrágio muito mais antigo, contendo um tesouro espanhol.
Treece faz um acordo com Cloche, para que eles possam mergulhar em paz, fazendo-o acreditar que ele receberá as ampolas por um milhão de dólares, enquanto seu plano real é ter a chance de encontrar o tesouro. Cloche dá a ele três dias para recuperá-lo. Nos dois dias seguintes, Sanders, Berke e Treece fazem vários mergulhos, recuperando milhares de ampolas de morfina e vários artefatos adicionais dos destroços. Adam Coffin, único sobrevivente do navio, se junta para ajudá-los, mas sua lealdade não é muito clara quando eles são atacados por tubarões.
Através de pesquisas na biblioteca de Treece, eles reconstroem a história do navio do tesouro perdido, localizam uma lista de itens valiosos, incluindo um frasco metálico com as letras ""EF" gravadas nele e tomam conhecimento da identidade nobre para quem eles foram feitos pelo rei da Espanha.
Sanders se mostra determinado a localizar pelo menos um item na lista, para estabelecer a proveniência, pois sem ela não há valor para o tesouro. Treece deseja destruir o navio para colocar a morfina fora do alcance de Cloche. Este interfere nos esforços deles para que ele possa recuperar a morfina por si mesmo.
Durante uma série de conflitos, o amigo de Treece, Kevin, é assassinado por um dos capangas de Cloche e Adam, os trai e é morto quando ele desencadeia uma armadilha enquanto tenta roubar a morfina recuperada. Uma batalha climática durante o mergulho final se segue, com Cloche e seus mergulhadores sendo mortos por uma grande enguia residente nos destroços. O conflito também resulta na destruição do navio, quando sua carga explosiva é detonada. No entanto, Sanders, Berke e Treece sobrevivem e recuperam um colar de dragão de ouro que fornecerá a proveniência do tesouro.
Comentários
Realizado pelo cineasta Peter Yates, a partir de um roteiro escrito por Peter Benchley e Tracy Keenan Wynn, "O Fundo do Mar" é um filme produzido em 1977 pelas empresas Columbia Pictures e Casablanca Film-Works. Sua trama gira em torno de um jovem casal de turistas que, ao mergulharem nas profundas águas das Bermudas, se deparam com um navio afundado durante a 2ª Guerra Mundial e se envolvem em um perigoso conflito com caçadores de tesouros.
Na direção, Yates realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela excelente fotografia subaquática, assinada por Christopher Challis. Ainda na área técnica, merece ser citada a bela música a cargo de John Barry.
No elenco, Robert Shaw e Nick Nolte brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Jacqueline Bisset e Louis Gossett Jr.
CAA