Filmes por gênero

FACA NA ÁGUA (1962)

Nóz w wodzie (Polônia)
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The Knife in the Water (Reino Unido, Estados Unidos)
Le couteau dans l'eau (França)
Il coltello nell'acqua (Itália)
El cuchillo en el agua (Espanha, México)
Das Messer im Wasser (Alemanha)
Kniven i vattnet (Suécia)
Messer im Wasser (Dinamarca)
Нож в воде (União Soviética)
Pais: Polônia
Gênero: Drama
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Jerzy Skolimowski, Roman Polanski
Produção: Stanislaw Zylewicz
Design Produção: Boleslaw Kamykowski
Música Original: Krzysztof Komeda
Fotografia: Jerzy Lipman
Edição: Halina Prugar-Ketling
Maquiagem: Zdzislaw Papierz
Efeitos Sonoros: Halina Paszkowska, Jerzy Szawlowski
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Leon Niemczyk Andrzej
Jolanta Umecka Krystyna
Zygmunt Malanowicz O jovem

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio FIPRESCI (Roman Polanski)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Andrzej, um jornalista de sucesso e sua esposa, Christine, se dirigem para a região dos lagos a fim de passarem o final de semana em seu iate. De repente, são obrigados a frear repentinamente seu carro, a fim de evitarem o atropelamento de um jovem estudante que se acha à beira da estrada a pedir carona.

Admirando a ousadia do jovem, Andrzej oferece-lhe uma carona e o convida para passar o final de semana com eles em seu iate. O jovem aceita o convite e eles continuam sua viagem em direção à região dos lagos.

Uma vez no iate, Andrzej nota que o jovem se mostra atraído por Christine, embora tente não demonstrar essa atração. Pouco tempo depois, no entanto, uma luta tem início por conta de um canivete do rapaz. Este termina sendo jogado ao mar e desaparece. Por outro lado, Christine e Andrzej se mostram preocupados quando se lembram que o rapaz lhes dissera que não sabia nadar.

Acreditando que o mesmo tenha se afogado, Andrzej parte para a praia a fim de conseguir ajuda. Logo em seguida, o jovem aparece no iate todo molhado e com bastante frio. Christine, com raiva, mas aliviada, conforta-o e os dois terminam fazendo amor.

Em seguida, ela o deixa na praia e vai ao encontro de Andrzej, que ainda não reportou o incidente à polícia. Ao encontrá-lo, informa-o que o rapaz está são e salvo, mas o marido acredita que ela está apenas tentando acalmá-lo. Ela, então, lhe diz que fez amor com o jovem e que ele, Andrzej, vai ter que escolher entre sua própria culpa e a infidelidade de sua esposa.

imagem

Comentários

Primeiro longa-metragem do grande cineasta polonês, Roman Polanski, “Faca na Água” é, sem sombra de dúvidas, um grande filme dos anos 60, podendo até mesmo ser considerado como o início de uma “Nouvelle Vague” polonesa. É também o primeiro filme polonês a ser nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Co-escrito por Jerzy Skolimowski, outro cineasta polonês de renome, é ainda um filme único de grande intensidade. Magnificamente fotografado por Jerzy Lipman, “Faca na Água” apresenta ainda a bela música de Krzysztof Komeda e um trio de atores bastante convincentes.

CAA