Filmes por gênero

ESSA PEQUENA É UMA PARADA (1972)

What's up, Doc?
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Que se passa Doutor? (Portugal)
On s'fait la valise, docteur? (França)
Ma papà ti manda sola? (Itália)
¿Qué me pasa, doctor? (Espanha, Argentina)
La chica terremoto (México, Peru)
Is' was, Doc? (Alemanha)
Go'dag yxskaft? (Suécia)
Du er toppen, Professor! (Dinamarca)
B чём дeло, док? (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Peter Bogdanovich
Roteiro: Robert Benton, David Newman, Buck Henry
Produção: Peter Bogdanovich, Paul Lewis
Design Produção: Polly Platt
Música Original: Artie Butler
Direção Musical: Artie Butler
Fotografia: László Kovács
Edição: Verna Fields
Direção de Arte: Herman A. Blumenthal
Guarda-Roupa: Nancy McArdle, Ray Phelps
Maquiagem: Don L. Cash, Fred Williams
Efeitos Sonoros: Les Fresholtz, Richard Raguse
Efeitos Especiais: Robert MacDonald
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1973

Elenco

Barbra Streisand Judy Maxwell
Ryan O'Neal Dr. Howard Bannister
Madeline Kahn Eunice Burns
Kenneth Mars Hugh Simon
Austin Pendleton Frederick Larrabee
Michael Murphy Sr. Smith
Philip Roth Sr. Jones
Sorrell Booke Harry
Stefan Gierasch Fritz
Mabel Albertson Sra. Van Hoskins
Liam Dunn Juiz Maxwell
John Hillerman Gerente do Hotel
George Morfogen Maître
Graham Jarvis Oficial de Justiça
Randy Quaid Professor Hosquith
M. Emmet Walsh Policial
Fred Scheiwiller Ladrão de joias
Carl Saxe Ladrão de joias
Jack Perkins Ladrão de joias
Christa Lang Sra. Hosquith
Paul B. Kipilman Farmacêutico
Patricia O'Neal Senhora no avião
Cosmo Sardo Garçom do Hotel

Prêmios

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Comédia Escrita Diretamente Para O Cinema (Buck Henry, David Newman, Robert Benton)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Madeline Kahn)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na esteira de bagagens do aeroporto de San Francisco, o misterioso Sr. Smith recupera sua bolsa contendo documentos secretos e se dirige para o Bristol Hotel, perseguido pelo furtivo Sr. Jones. Também deixando o aeroporto em direção ao Bristol, segue o desprevenido Dr. Howard Bannister, um professor de música de Ames, Iowa, que está participando de uma convenção de musicologia e carregando uma bolsa similar à de Smith, embora a sua contenha rochas pré-paleozóicas cruciais para suas pesquisas.

No trajeto para o centro da cidade, o táxi e vários carros quase atropelam Judy Maxwell, uma estudante universitária que carregava uma bolsa de xadrez e estava seguindo um entregador de pizza. Ao chegarem ao hotel, eles encontram no check-in a milionária Sra. Eunice Burns, com uma bolsa repleta de jóias cobiçadas por dois ladrões, um funcionário do hotel, Fritz, e o detetive Harry.

Ao ser enviado pela Sra. Eunice a uma drogaria para comprar aspirina, o Dr. Howard se distrai quando Judy, mastigando uma cenoura roubada da bandeja de um garçom, aproxima-se dele e pergunta: "E aí, doutor?" Ele tenta escapar de seus avanços, mas derruba uma tela e, quando Judy tenta pegar sua jaqueta, esta acidentalmente se rasga. Quando a Sra. Eunice chega, Judy finge ser amante de Howard.

Mais tarde, Judy vai ao quarto 1717, planejando ficar nele sem pagar, mas, ao ver Jones lá dentro, ela entra no 1716, que se acha aberto. Ao encontrar a jaqueta de Howard lá, ela a conserta, esconde sua bolsa em seu quarto e vê um convite para um banquete. No corredor, Jones vê a bolsa da Sra. Van Hoskins, que ele presume ser de Smith, e depois invade seu quarto e pega a sua. No quarto 1714, a Sra. Eunice pede a Howard que se apresente a Frederick Larrabee, o filantropo que oferece vinte mil dólares como recompensa.

Como a Sra. Eunice não se encontra pronta, Howard segue para o banquete sozinho, onde se senta em uma mesa com Judy, que está se passando pela Sra. Eunice. Com sua inteligência, sex appeal e amplo conhecimento, ela enfeitiça Frederick Larrabee e outros musicólogos. Ela manipula a conversa para permitir que Howard explique sua teoria de que o homem primitivo tocou melodias rudimentares nas rochas.

No andar de cima, Jones descobre que não pode sair sem ser visto e Smith, pensando que ele ainda está atrás dos documentos, invade o quarto da Sra. Van Hoskins e esconde sua mala lá. Logo depois, Harry vai ao quarto dela para roubar suas jóias e, sem querer, leva a mala de Smith.

Em seguida, ele vai ao quarto de Eunice, onde a esconde sob sua cama, sem saber que a bolsa de Howard também se encontra lá. No andar térreo, a recepcionista se recusa a deixar a angustiada Sra. Eunice participar do banquete por falta de seu crachá, que fora roubado por Judy.

Embora Howard negue repetidamente que Judy seja sua noiva, Larrabee diz que sua presença aumentou sua chance de ganhar. Quando Eunice entra no salão de baile, implorando histericamente que Howard a identifique, ele afirma não conhecê-la, embora se mostre com vergonha depois. Logo em seguida, Fritz vai ao quarto de Eunice e, sem saber que há duas malas, pega uma, que coloca no quarto da Sra. Van Hoskins para evitar ser visto com ela.

Depois do banquete, Howard descobre que Eunice deixou o que ela pensa ser sua mala do lado de fora de sua porta. Dentro do quarto dele, Judy toma um banho de espuma quando Eunice pede para entrar, fazendo com que ele convença a universitária a esperar no peitoril da janela, envolta em uma toalha. Enquanto isso, Harry entra no quarto da Sra. Van Hoskins e rouba a bolsa, mas Smith presume que Jones o tenha visto, ao ver seu inimigo saindo pela janela do corredor e caminhando pela borda. Enquanto Eunice e Howard brigam, Judy tropeça na borda em que se encontra, e acidentalmente Howard causa um incêndio.

Assustado por Judy, Jones cai pela janela no quarto de Howard, enquanto Fritz e os bombeiros chegam, alertados pela fumaça. Na manhã seguinte, Howard é despejado, mas ao pegar o elevador, ele salta num andar onde se encontra um restaurante em reforma. Tocando piano, ele acorda Judy, que se achava dormindo sob uma lona. Avançando sedutoramente, ela canta, mas ele procura evitá-la, ao perguntar sobre seu amplo conhecimento.

Judy, então, lhe diz que seu pai, determinado a educá-la, a enviou para várias universidades, onde ela se destacou em várias especialidades, mas foi expulsa de cada uma pelas catástrofes que causou. Judy, então, entrega a Howard uma carta de Larrabee, na qual ele afirma que ele ganhou a bolsa. Apesar de sua atração por Judy, Howard convida Eunice para a recepção em sua homenagem na mansão de Larrabee, onde ele promete apresentá-la como sua verdadeira noiva.

Como ela não está vestida, Eunice diz que vai encontrá-lo lá. Smith vê Howard carregando uma bolsa semelhante à dele e, ao abrir a sua, encontra as roupas de Judy. Determinado a trocar de bolsa, ele segue Howard. No saguão, Judy ouve Fritz pedir a Harry para entregar as jóias num determinado endereço e liga para o quarto de Eunice, fingindo ser a secretária de Larrabee, e falando sobre o tal endereço.

Fritz e Jones vêem Judy, Howard e Smith saírem, todos carregando bolsas, e deixam o saguão pouco antes da Sra. Van Hoskins entrar e anunciar que foi roubada. Pouco depois, Eunice é deixada por seu taxista em um prédio isolado, localizado numa área perigosa da cidade, e observa uma gangue batendo em Harry por entregar as pedras de Howard, em vez de jóias. Na mansão de Larrabee, quando solicitado a apresentar suas pedras, Howard encontra jóias em sua bolsa e documentos na de Judy.

De repente, a gangue entra com a bolsa de Howard e Eunice, exigindo suas jóias. Uma luta tem início, durante a qual Howard e Judy pegam todas as quatro bolsas e roubam a bicicleta de um entregador. Enquanto pedalam, subindo e descendo as colinas de San Francisco, eles são perseguidos por Smith, Jones, Fritz e uma gangue. No carro dos gângsteres, a aterrorizada Eunice se apresenta ao seu companheiro cativo, Larrabee. Judy e Howard, depois de passarem por um desfile chinês, se refugiam em uma loja de fantasias.

Eles roubam o carro de um casal, ao sair de uma igreja, e correm para Sausalito, na esperança de pegar a balsa antes que ela parta. No entanto, eles chegam no momento em que a balsa está deixando o cais, fazendo com que eles e seus perseguidores caiam na baia, sendo todos presos pela polícia.

Levados ao tribunal, Jones explica ao juiz que ele é um agente do governo perseguindo Smith, que roubou documentos secretos, e Howard confunde o juiz com sua explicação confusa. Quando o juiz ordena que a pessoa que está se escondendo debaixo de um cobertor saia, Judy se descobre, e diz: "Olá, papai!", revelando que ela é sua filha. Depois que todas as malas são devolvidas aos seus respectivos proprietários, Howard segue sozinho para o aeroporto, onde Judy o encontra. Temendo mais problemas, ele a rejeita. Por outro lado, antes de pegar seu avião, a Sra. Van Hoskins diz que, da recompensa de US$ 20.000 que ela ofereceu pelo retorno de suas jóias, ela pagou os custos dos danos que causou.

A bordo, Howard descobre que Judy está viajando para Iowa a fim de estudar musicologia. Ele admite que a ama e pede desculpas por rejeitá-la, ocasião em que ela lhe diz que amar é nunca ter que pedir desculpas, após o que os dois se beijam apaixonadamente.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Peter Bogdanovich, a partir de um roteiro escrito por Robert Benton, David Newman e Buck Henry, “Essa Pequena é Uma Parada” é uma comédia norte-americana produzida pelas empresas Warner Brothers e Saticoy Productions em 1972. Sua trama, baseada numa estória do próprio Bogdanovich, é marcada por inúmeros momentos de humor e um ritmo frenético.

 Na direção, Bogdanovich realiza um trabalho consistentemente bom, o mesmo ocorrendo com a fotografia a cargo de László Kovács. Na área técnica, merece igualmente elogios sua bela trilha sonora, onde se destacam as canções “You're the Top”, de Cole Porter, “As time goes by”, de Herman Hupfeld, e “Santa Lucia”, de  Teodoro Cottrau.

No elenco, Barbra Streisand, Ryan O'Neal e Madeline Kahn brilham em seus respectivos papéis, seguidos pelas boas atuações de Austin Pendleton e Liam Dunn.

Enfim, “Essa Pequena é Uma Parada” é um filme que recomendo fortemente para os amantes de boas comédias.

CAA