Filmes por gênero

TEMPO DE AMOR (1971)

Ça n'arrive qu'aux autres
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A longa jornada (Portugal)
It only happens to others (Estados Unidos)
Tempo d'amore (Itália)
Angustia de un querer (Espanha)
Das passiert immer nur den anderen (Alemanha)
To sie zdarza tylko innym (Polônia)
Se tapahtuu vain toisille (Finlândia)
Det sker kun for andre (Dinamarca)
Pais: França, Itália
Gênero: Drama
Direção: Nadine Trintignant
Roteiro: Nadine Trintignant
Produção: Claude Pinoteau
Design Produção: Gitt Magrini
Música Original: Michel Polnareff
Fotografia: William Lubtchansky
Edição: Carole Marquand, Nicole Lubtchansky
Figurino: Gitt Magrini
Guarda-Roupa: Christiane Fageol
Maquiagem: Giuseppe Banchelli, Odette Berroyer
Efeitos Sonoros: Harald Maury, Maurice Gilbert, Michel Desrois
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1972

Elenco

Catherine Deneuve Catherine
Marcello Mastroianni Marcello
Serge Marquand O Irmão
Dominique Labourier Marguerite
Danièle Lebrun Sophie
Catherine Allégret Jovem
Marc Eyraud .
Rosa Chiara Magrini .
Benoît Ferreux .
Marie Trintignant .
Edouard Niermans .
Michel Gudin .
Andrée Damant .
Charles Gérard .
Catherine Hiegel .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Catherine e Marcello formam um casal unido e feliz. A filha deles, Camille, que tem apenas nove meses de idade, representa para eles o eixo em torno do qual o mundo gira. Certo dia, no entanto, eles são repentinamente atingidos por um infortúnio que, pensavam, só aconteceria aos outros. Sua filhinha morre de uma doença rara, pouco depois de ser transportada para o hospital. Em pânico e horrorizados por essa fatalidade, eles se recusam a aceitar tamanho golpe do destino.

Inconformada, Catherine quer ter certeza de que tudo foi tentado no hospital para salvar Camille. Marcello a apoia com uma presença constante, a ponto de, alegando uma febre, não ir trabalhar como desenhista industrial. Por vários dias trancados em seu apartamento, eles só recebem alguns parentes, principalmente o irmão de Catherine, que os tira do torpor com um jogo de adivinhação de títulos de filmes, e Sophie, cujos problemas pessoais parecem ultrapassados. Quando raramente sai, Catherine passa seu tempo em parques da cidade, onde elogia os méritos de sua inesquecível Camilla para mães que encontra passeando com seus pequenos filhos.

Certo dia, Catherine e Marcello decidem fazer uma viagem de automóvel rumo ao sul do país, até o mar. Ao pararem em uma aldeia, eles se deparam com uma festa de casamento onde Catherine encontra uma garotinha e alguns momentos de uma felicidade perdida. Aos poucos, o casal reencontra a vontade de viver, de ser feliz. Juntos, eles bebem, dançam, riem. No final da festa, quando as lanternas vão ser apagadas, eles posam para uma última fotografia com os amigos conquistados. Da máquina fotográfica, sai um negativo que, inexplicavelmente, ficara preso na câmera, onde aparecem Catherine e sua filha Camille.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pela cineasta Nadine Trintignant, “Tempo de Amor” é um bom filme produzido pelas empresas Mars Film, Les Films 13 e Marianne Productions em 1971. O mesmo é dedicado à Pauline Trintignant, filha de Nadine e Jean-Louis Trintignant, que morreu aos nove meses de idade.

Embora não tenha sido premiada, a direção de Nadine é de muito boa qualidade, o mesmo ocorrendo com a bela trilha sonora assinada por Michel Polnareff. Na área técnica, merece igualmente elogios sua fotografia a cargo de William Lubtchansky.

No elenco, Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni são os grandes destaques.

CAA