Filmes por gênero

O MUNDO DE SUZIE WONG (1960)

The world of Suzie Wong
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le monde de Suzie Wong (França)
Il mondo di Suzie Wong (Itália)
El mundo de Suzie Wong (Espanha)
Die welt der Suzie Wong (Alemanha)
Kärlek i Hongkong (Suécia)
De Wereld van Suzie Wong (Holanda)
Suzie Wong, pigen fra Hong Kong (Dinamarca)
Suzie Wongin maailma (Finlândia)
Мир Сьюзи Вонг (União Soviética)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Direção: Richard Quine
Roteiro: John Patrick
Produção: Hugh Perceval
Música Original: George Duning
Direção Musical: Muir Mathieson
Fotografia: Geoffrey Unsworth
Edição: Bert Bates
Direção de Arte: John Box
Figurino: Phyllis Dalton
Guarda-Roupa: Betty Adamson, Joan Joseff
Maquiagem: Neville Smallwood, George Partleton
Efeitos Sonoros: Gerry Turner, Roy Baker
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1962

Elenco

William Holden Robert Lomax
Nancy Kwan Suzie Wong, conhecida como Mee Ling
Sylvia Syms Kay O'Neill
Michael Wilding Ben Marlowe
Jacqueline Chan Gwennie Lee
Laurence Naismith O'Neill
Yvonne Shima Minnie Ho
Andy Ho Ah Tong
Lier Hwang Wednesday Lu
Bernard Cribbins Otis
Edwina Carroll Sra. Marlowe
Dervis Ward Marinheiro britânico
Marian Spencer Convidado para o jantar
Calvin Hsia Bebê de Suzie
David Langton Inspetor de Polícia
Anthony Parker Marinheiro americano
Lionel Blair Marinheiro
Robert Lee Barman
Ronald Eng Garçom
Toke Townley Garçom
Shan Lawrence Garota
Ronald Wilson .

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Nancy Kwan)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Nancy Kwan)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (George Duning)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Drama (William Holden)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama (4º lugar)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O arquiteto americano Robert Lomax é um aspirante à artista que se desloca para Hong Kong, por um ano, para ver se pode ganhar a vida como pintor. No ferryboat, a caminho da Ilha de Hong Kong, ele conhece Mee Ling, uma jovem mulher aparentemente de elevado status social. Erroneamente, ela tenta prendê-lo por roubar sua bolsa, mas o mal-entendido é resolvido e eles seguem seus caminhos distintos.

Com recursos financeiros limitados, Robert busca alojamento barato no distrito de Wanchai, conhecido por sua prostituição. Por acaso, ele vê Mee Ling saindo do Hotel Nam Kok, um hotel barato, e surpreende o proprietário ao alugar um quarto por um mês, ao contrário da maioria que o aluga por apenas algumas horas. No bar ao lado, Robert volta a se encontrar com Mee Ling, desta vez acompanhada por um marinheiro e se dizendo chamar Suzie Wong. Num determinado momento, ela lhe pergunta se ele quer que ela seja sua “amiga permanente”, mas Robert lhe diz que, embora se sinta atraído por ela, ele não tem condições financeiras para sustentá-la.

No dia seguinte, Robert procura o banqueiro britânico, O'Neill, a quem explica que se cansou de trabalhar como arquiteto e decidiu realizar seu sonho de ser um artista. Continuando, ele diz que dispõe de dinheiro para se bancar por um ano e que, se não conseguir o sucesso com que sonha, ele se resignará como arquiteto. Na ocasião, O'Neill apresenta sua filha, Kay, que se mostra impressionada com sua determinação.

Ao voltar a se encontrar com Suzie, Robert lhe propõe que ela seja sua modelo e, embora hesite inicialmente, ela termina resolvendo fazer uma experiência. Depois de uma noite de pintura, Robert a leva a um restaurante elegante, onde ela revela ser analfabeta e que se tornou prostituta depois de ser abandonada aos dez anos de idade. De volta ao hotel, Suzie confessa que tem sentimentos por ele e, quando ele está prestes a beijá-la, um marinheiro bate à porta. Lembrando-se de quem ela realmente é, Robert a libera, mas continua a usá-la como sua musa.

Certa noite, enquanto uma invejosa Suzie insiste em permanecer em seu quarto, Robert participa de um jantar na casa dos O'Neill. Ao final, ele leva Kay até o seu quarto, para mostrar-lhe suas pinturas, morrendo de vergonha ao encontrar Suzie em sua cama. Depois que Kay vai embora, Robert pede que Suzie o deixe só. Ao sair, ela é espancada por um marinheiro que ela havia desprezado. Ao presenciar o ocorrido, Robert bate no marinheiro e leva Suzie a um restaurante flutuante, onde se deparam com Kay e Ben Marlowe, um dos clientes de Suzie.

Na ocasião, Robert concorda em voltar a levar Kay para ver suas pinturas. Ao vê-las, ela se emociona com seu trabalho e se compromete a patrociná-lo em Londres. Enquanto isso, Ben pede que Suzie se torne sua amante e ela aceita. Com o passar do tempo, Suzie se orgulha da devoção de Ben, que pretende se divorciar para se casar com ela. No entanto, certa tarde, ele pede que Robert o procure em seu Clube, quando lhe comunica que está voltando para sua esposa e lhe pede para dar a notícia à Suzie. Ao falar com ela, Robert lhe pede para ficar com ele e, assim, o casal passa a morar no hotel, com ele pintando com mais entusiasmo do que nunca.

Inicialmente, eles se mostram muito felizes, mas seu relacionamento torna-se tenso. Certo dia, Robert a segue em um de seus desaparecimentos periódicos, e a encontra visitando um filho que mantinha escondido dele. Explicando-lhe que o bebê, chamado Winston, foi gerado por um funcionário do governo que não o queria, Suzie implora a Robert que não a mande embora e ele abraça a criança. Sua nova família esgota suas economias e, depois que Kay e Suzie lhe oferecem dinheiro, ele decide abandonar a pintura e pede a O’Neill que lhe consiga um emprego.

Quando Suzie paga suas dívidas para com o hotel, e se oferece para retornar à prostituição para ajudá-lo, ele a expulsa em um ataque de raiva. No entanto, ao perceber seu erro, ele a procura e, ao encontrá-la, descobre que seu bebê morreu durante uma inundação provocada por fortes chuvas. Na ocasião, ele a pede em casamento.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Richard Quine, a partir de um roteiro escrito por John Patrick e Paul Osborn, “O Mundo de Suzie Wong” é uma coprodução anglo-americana realizada em 1960. Sua trama, baseada num livro de Richard Mason, conta a história de um arquiteto norte-americano que, cansado de trabalhar em arquitetura, viaja para Hong Kong, por um ano, na esperança de realizar seu sonho como pintor.

Na direção, Quine realiza um ótimo trabalho, tanto no ritmo por ele imposto à narrativa, quanto ao conseguir captar as belezas de Hong Kong, contando para isso com as lentes do fotógrafo Geoffrey Unsworth.

No elenco, demonstrando possuírem uma ótima química, William Holden e Nancy Kwan são, de longe, os grandes destaques.

CAA