Filmes por gênero

CORAÇÃO SELVAGEM (1990)

Wild at heart
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Sailor et Lula (França)
Cuore selvaggio (Itália)
Corazón salvaje (Espanha, Argentina, Peru)
Salvaje de corazón (México)
Wild at Heart - Die Geschichte von Sailor und Lula (Alemanha)
Dzikosc serca (Polônia)
Vilde hjerter (Dinamarca)
Дикие сердцем (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Crime, Suspense
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Produção: Steve Golin, Monty Montgomery, Sigurjon Sighvatsson
Design Produção: Patricia Norris
Música Original: Angelo Badalamenti
Direção Musical: G. Marq Roswell
Fotografia: Frederick Elmes
Edição: Duwayne Dunham
Figurino: Amy Stofsky
Guarda-Roupa: Cheri Reed
Maquiagem: David B. Miller, Louis Lazzara, Michelle Bühler
Efeitos Sonoros: David Parker, Randy Thom, Richard Hymns, Jon Huck
Efeitos Especiais: Don Power, David Domeyer, Eddie Paul
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Nicolas Cage Sailor Ripley
Laura Dern Lula Fortune
Diane Ladd Marietta Fortune
Willem Dafoe Bobby Peru
J.E. Freeman Marcelles Santos
Crispin Glover Dell
Calvin Lockhart Reggie
Isabella Rossellini Perdita Durango
Harry Dean Stanton Johnnie Farragut
Grace Zabriskie Juana Durango
Sherilyn Fenn Jovem envolvida num acidente
Marvin Kaplan Tio Pooch
William Morgan Sheppard Sr. Reindeer
Freddie Jones George Kovich
John Lurie Sparky
Jack Nance 00 Spool
Pruitt Taylor Vince Buddy
Gregg Dandridge Bob Ray Lemon
Glenn Walker Harris Jr. Pace Fortune
Sally Boyle Tia Rootie
Peter Bromilow Gerente do Hotel
Brent David Fraser Punk idiota
Sheryl Lee A boa feiticeira
Nicholas Love Homem na cadeira de rodas
Charlie Spradling Irma

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (David Lynch)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Diane Ladd)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Diane Ladd)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhores Efeitos Sonoros (David Parker, Randy Thom, Richard Hymns, Jon Huck )

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (David Lynch)

Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, Suécia

Prêmio Cavalo de Bronze de Melhor Longa-Metragem (David Lynch)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em um jantar formal em Cape Fear, Carolina do Norte, o extrovertido Sailor Ripley, de 23 anos, é acusado por um idiota chamado Bob Ray Lemon de fazer investidas sexuais contra Marietta Fortune, mãe da namorada de 20 anos de Sailor, Lula. Lemon anuncia que Marietta acabou de pagá-lo para matar Sailor e puxa um canivete, mas ele se defende, batendo brutalmente e esmagando a cabeça de seu agressor no chão, na frente de Lula, Marietta e várias outras pessoas.
 
Como consequência, Sailor é condenado por homicídio culposo e enviado para o Centro Correcional Pee Dee. Após sua liberdade condicional, 22 meses depois, apesar das ordens de sua mãe dominadora de que ela nunca deveria voltar a ver Sailor novamente, Lula foge para se reunir com ele. Ele se mostra radiante ao vê-la, principalmente por ter trazido sua valiosa jaqueta de pele de cobra, símbolo de sua individualidade e crença na liberdade pessoal. Sailor e Lula se hospedam em um motel, fazem sexo louco e apaixonado, e depois vão dançar em uma boate local, onde ele faz uma serenata ao estilo de Elvis Presley. Quando Lula pergunta a Sailor por que ele nunca canta "Love Me Tender", ele explica que só cantaria essa música para sua esposa.
 
Marietta, que de fato propôs bêbada a Sailor no banheiro masculino, naquela noite fatídica em Cape Fear, além de ameaçá-lo com a possibilidade de que ele soubesse demais, está fora de si de raiva. Em seguida, ela implora ao investigador particular e namorado de meio período, Johnnie Farragut, para encontrar Lula e trazê-la para casa. Quando Johnnie não consegue encontrar o casal rápido o suficiente para seu gosto, ela também pede ajuda de Marcelles Santos, outro namorado e sócio duvidoso, para matar Sailor.  Ele concorda em matar Sailor, com a condição de que ele mate também Farragut, que está envolvido em seus negócios criminosos. Marietta recua e manda Santos deixar Farragut de fora. Em seguida, Santos telefona para o chefe gângster, Sr. Reindeer, que designa seus assassinos Juana, Reggie e Dropshadow para lidarem com as mortes de Sailor e Farragut. Depois de abrir a Caixa de Pandora, Marietta tem uma crise de consciência e se propõe a tentar proteger Farragut. 
 
Enquanto isso, Sailor suspeita que Marietta o tenha acertado e decide quebrar a condicional, deixando a Carolina do Norte com Lula, e fugindo para a Califórnia. Eles param em Nova Orleans, onde se hospedam em outro motel, fazendo sexo e falando sobre suas vidas pessoais. Por outro lado, Marietta voa para Nova Orleans e encontra Farragut, mas quando ele pergunta se Santos está envolvido na caça a Sailor e Lula, ela nega. Antes que ela pudesse tirá-lo do caminho do perigo, Farragut é sequestrado pelo esquadrão de assassinato do Sr. Reindeer, que mata o infeliz investigador.
 
Tarde da noite na estrada, Sailor confessa para Lula que, antes de conhecê-la, ele trabalhava como motorista para Marcelles Santos. Ele estava estacionado em frente à casa dela na noite em que ela pegou fogo, sendo portanto uma testemunha do incêndio em que o pai dela morreu. Logo depois de discutir aquele suposto acidente, Sailor e Lula se deparam com um acidente de carro, na beira da estrada, onde uma jovem ensanguentada morre após tropeçar  fora do carro destruído.  Preocupada, Lula diz que é um mau presságio do que está por vir.
 
Lula revela a Sailor que está grávida de todo o sexo que eles fizeram nas últimas semanas. Bobby, por sua vez, intui que ela ficou grávida depois de fazer uma visita surpresa enquanto Sailor estava fora e lembra que ela vomitou devido a enjoos matinais. Por outro lado, Bobby usa a preocupação de Sailor em ter que sustentar uma família para persuadi-lo a participar de um assalto à mão armada. Quando Lula demonstra o interesse de deixar o local o mais rapidamente possível, Sailor lhe diz que eles só precisam passar mais um dia, evitando lhe falar sobre seus planos com Bobby. No entanto, sem o conhecimento de Sailor, Bobby e Perdita estão ambos aliados com o Sr. Reindeer e pretendem garantir que Sailor não sobreviva ao assalto.
 
No dia seguinte, Sailor e Bobby, com Perdita como motorista da fuga, assaltam uma loja de rações. Logo em seguida, um carro de polícia aparece e um policial começa a interrogar Perdita. Enquanto isso, Bobby atira nos dois balconistas da loja, embora eles inicialmente concordassem que ninguém deveria se machucar. Em seguida, ele vira a espingarda para Sailor e revela que o traiu, dando-lhe uma arma descarregada. Quando o tiroteio começa, Perdita foge e o policial abre fogo contra Bobby, acertando-o várias vezes. Enquanto Bobby tropeça, ele acidentalmente explode a própria cabeça. Enquanto isso, Marietta e Santos chegam e levam Lula de volta para a Carolina do Norte. 
 
Cinco anos e dez meses depois, Sailor Ripley é mais uma vez libertado da prisão. Sem obrigação de liberdade condicional e mantendo contato com Lula, que se mudou para Los Angeles, Sailor decide visitá-la. Marietta continua firme contra a associação da filha com o duas vezes perdedor, mas Lula enfrenta a mãe com raiva. Em seguida, ela leva seu filho pequeno, Pace, para encontrar Sailor quando ele chega à estação ferroviária. O encontro deles é estranho e Sailor decide que seria melhor se Lula o deixasse para sempre. Lula se sente arrasada, mas entende seu comportamento.
 
Depois que eles se separam, Sailor é atacado e espancado por uma gangue. Após ser liberado, ele grita o nome de Lula e corre de volta para seu conversível, que está imobilizado por um monstruoso engarrafamento. A família está felizmente reunida e Sailor faz uma serenata para Lula com a canção "Love Me Tender", de Elvis Presley.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta David Lynch, "Coração Selvagem" é um filme produzido em 1990 pela PolyGram Filmed Entertainment, juntamente com a Propaganda Films.

Na direção, Lynch realiza um excelente trabalho, o que lhe rendeu alguns prêmios. O filme conta, ainda, com uma belíssima fotografia, a cargo de Frederick Elmes, e com uma maravilhosa trilha sonora, onde se destacam as canções "In The Mood", "Love Me Tender", "First Movement", "Buried Alive", "Avant du Mourir", "Far Away Chant", "Baby Please Don't Go", "Blue Spanish Sky", dentre outras. No elenco, com excelentes atuações, destacam-se Willem Dafoe e Diane Ladd, seguidos pelas boas atuações de Laura Dern, Nicolas Cage e Isabella Rossellini.

CAA