Filmes por gênero

DINHEIRO É ARMADILHA (1965)

The money trap
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A tentação do dinheiro (Portugal)
Piège au grisbi (França)
La trappola mortale (Itália)
La trampa del dinero (Espanha)
La trampa del oro (Argentina, México)
Goldfalle (Austria, Alemanha)
Två sammansvurna män (Suécia)
Capcana Banilor (Romênia)
Politiets sorte får (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Direção: Burt Kennedy
Roteiro: Walter Bernstein
Produção: David Karr, Max E. Youngstein
Música Original: Hal Schaefer
Fotografia: Paul Vogel
Edição: John McSweeney Jr.
Direção de Arte: Carl Anderson, George W. Davis
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1991

Elenco

Glenn Ford Joe Baron
Elke Sommer Lisa Baron
Rita Hayworth Rosalie Kenny
Joseph Cotten Dr. Horace Van Tilden
Ricardo Montalban Pete Delanos
Tom Reese Matthews
James Mitchum Detetive Wolski
Argentina Brunetti Tia
Fred Essler Sr. Klein
Teri Lynn Sandoval Amaya, filha mexicana
Eugene Iglesias Pai
Parley Baer Banqueiro
Robert Anderson Inspetor de Polícia
William Campbell Jack Archer
Ted de Corsia Capitão de Polícia
Sallie Dornan Enfermeira
Budd Landreth Detetive
Walter Reed Detetive
George Sawaya Angelo
Cleo Tibbs Enfermeira
Fred Scheiwiller Barman
Than Wyenn Phil Kenny
Don Anderson Garçom na Festa

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Joe Baron é um policial subestimado e mal pago que vive uma vida de luxo por causa de sua esposa muito rica, bonita e muito mais jovem, Lisa Baron, e das ações que seu pai deixou. Infelizmente, para o feliz casal, quando os dividendos de suas ações deixam de entrar, Joe se vê com uma grande necessidade de dinheiro para manter seu estilo de vida. Para aumentar ainda mais suas preocupações, Lisa dá a entender que não está disposta a diminuir seu padrão de vida.
 
Ao perceber que tem um problema de fluxo de caixa, ele e seu parceiro Pete Delanos são encarregados de realizar uma investigação de rotina, na qual um médico rico e bem relacionado, Horace Van Tilden, atirou em um intruso, Phil Kenny, em sua casa. Quando a dupla visita a cena do crime, encontra um cofre de parede aberto e o intruso caído no chão, mas ainda respirando. Na ambulância, durante a ida para um hospital, Kenny revela que estava atrás de duas sacolas de dinheiro contendo US$ 500.000. Ele também dá a Joe um pedaço de papel com a combinação do cofre e, em seguida, morre. Joe decide manter essa informação para si mesmo, e continua sua própria pesquisa pessoal sobre o caso para encontrar mais informações.
 
Em seguida, Joe visita a viúva de Kenny, Rosalie, que agora está trabalhando em um bar como garçonete. Ao vê-la, ele percebe que ela é uma ex-namorada. Mais tarde, ao voltar para casa, Joe e Lisa discutem. Furioso, ele sai de sua casa e acaba encontrando Rosalie, e os dois terminam fazendo amor. Na manhã seguinte, Rosalie lhe diz que Van Tilden tem um negócio ligado ao tráfico de drogas e que Kenny era um empregado e viciado em drogas que estava procurando uma maneira de conseguir mais drogas. Em seguida, Joe dá à Rosalie algum dinheiro e lhe pede para sair da cidade. Naquela manhã, ao voltar para casa, Lisa lhe pede desculpas pela noite anterior.
 
Mais tarde, Pete revela a Joe que sabe que ele está tramando algo  e que ele quer participar. Relutantemente, Joe concorda e compartilha com ele sua idéia de ir atrás do saque ilícito de Van Tilden. Ambos trabalham juntos e organizam um plano para roubar os sacos de dinheiro. Para sua surpresa, Van Tilden pede para vê-los e explica que deseja dar dinheiro à Rosalie e quer saber onde ela mora. Na ocasião, Joe finge desconhecê-la. Antes do término do encontro, Van Tilden menciona com naturalidade que estará em Acapulco durante a semana, partindo naquele dia.
 
 
Embora desconfiado, Joe decide seguir em frente com seus planos. Mais tarde, Joe e Pete são enviados à uma potencial cena de um crime, onde uma mulher caiu ou foi empurrada de um telhado. Ao chegarem ao local, eles encontram Rosalie esparramada no chão. Eles são informados por outro policial que as marcas de dedo indicam que ela foi empurrada. No dia seguinte, Pete verifica se Van Tilden partiu para Acapulco.  
 
Naquela noite, Joe e Pete entram na casa de Van Tilden, onde encontram e deixam inconsciente seu capanga, Matthews. Em seguida, eles perfuram o cofre e usam nitroglicerina para abri-lo. Logo em seguida, quando Pete e Joe começam a pegar os sacos de dinheiro, Van Tilden e Matthews os surpreendem. Pete é, então, baleado, mas Joe consegue ajudá-lo a cair fora. Em seguida, ele o leva para sua casa, onde é forçado a contar à Lisa o que aconteceu. Em seguida, eles descobrem que um dos sacos contém heroína. Assim, ao perceber que o ferimento à bala de Pete é fatal, Joe decide oferecer a Van Tilden a sacola de drogas em troca de um atendimento médico para Pete. No entanto, logo a seguir, Pete não resiste e morre.
 
Logo a seguir, Van Tilden ordena a Matthews que mate Joe enquanto ele sai com a heroína. Joe saca sua arma e tiros são trocados. Matthews é morto por Joe. Quando Joe deixa o local, ele vê Van Tilden saindo em sua limusine. Joe dispara vários tiros, atingindo Van Tilden e fazendo seu carro bater em uma loja próxima. Ferido, Joe volta para casa na velha limusine de Van Tilden. Quando Lisa tenta chamar uma ambulância, Joe ordena que ela chame a polícia. Em seguida, ele acende as luzes de seu quintal, iluminando sua espaçosa piscina e o pátio bem cuidado. Enquanto as sirenes são ouvidas ao fundo, Joe se encosta na parede e aguarda seu destino nos braços de sua esposa.
 
 

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Burt Kennedy, a partir de um roteiro escrito por Walter Bernstein, "Dinheiro é Armadilha" é um melodrama razoavelmente bom produzido em 1965 pela Metro-Goldwyn-Mayer".

Na direção, Kennedy realiza um trabalho razoavelmente bom, no que é ajudado por uma bela fotografia, em preto e branco, e por uma boa trilha sonora, assinada por Hal Schaefer. O elenco, por sua vez, é formado por grandes atores  da época, onde se destacam Glenn Ford, Joseph Cotten, Rita Hayworth, Elke Sommer e Ricardo Montalban.

CAA