Filmes por gênero

UM BONDE CHAMADO DESEJO (TV) (1995)

A streetcar named desire
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un tranvía llamado Deseo (Espanha, Venezuela)
Endstation Sehnsucht (Alemanha)
Linje Lusta (Suécia)
Tramwaj zwany pozadaniem (Polônia)
A vágy villamosa (Hungria)
Leoforeio o pothos (Grécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Glenn Jordan
Produção: Glenn Jordan
Design Produção: Fred Harpman
Música Original: David Mansfield
Fotografia: Ralf D. Bode
Edição: David A. Simmons
Direção de Arte: Janet Stokes
Figurino: Theoni V. Aldredge
Maquiagem: Alan Friedman
Efeitos Sonoros: G. Michael Graham, Bob Costanza, Kristi Johns, Lawrence Commans
Efeitos Especiais: Al Marangoni
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Alec Baldwin Stanley Kowalski
Jessica Lange Blanche DuBois
John Goodman Mitch Mitchell
Diane Lane Stella
Frederick Coffin Steve
Carlos Gómez Pablo
Jerry Hardin Médico
Rondi Reed Eunice
Tina Lifford Vizinha
Matt Keeslar .

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Filme feito para a TV (Jessica Lange)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em um Filme produzido para a TV (Alec Baldwin)

Sinopse

Blanche DuBois chega à New Orleans para visitar a irmã grávida, Stella, e o cunhado, Stanley Kowalski.  Para chegar ao apartamento da irmã, ela precisa pegar o bonde chamado 'Desejo' ('Desire' é uma rua de New Orleans) e, em seguida, mudar para outro chamado 'Cemitério'.

Uma vez lá, estabelece-se um jogo de poder, com Stanley tentando intimidar Blanche e mostrar quem manda ali, enquanto ela não se submete e revida brincando (ou talvez não) de seduzir o cunhado.  O minúsculo apartamento do casal acelera e intensifica os confrontos.

Cada um usa as armas que conhece, e Blanche parece vencer o primeiro round.  Mas ela tem mais de uma mancha em seu passado, e elas não tardam a ser descobertas por Stanley.  Primeiro, ela pegou o marido em flagrante numa relação homossexual e ele, envergonhado, suicidou-se.  Depois, ela hipotecou a propriedade da família (sobre a qual Stanley se achava com direitos) e acabou perdendo-a.  Em seguida, foi demitida do colégio onde lecionava, acusada de tentar seduzir um aluno. Para completar o quadro, Stanley ainda descobre que Blanche se prostituiu num hotel de baixo nível.   

Se Blanche Dubois é esse personagem conturbado, Stanley Kowalski não fica muito atrás.  Ele se comporta como um verdadeiro animal, e sua defesa do território (com a esposa incluída) tem demonstrações nada sutis, desde atirar um rádio pela janela até bater na esposa grávida.

A violência culmina no estupro da cunhada, o que põe um fim aos dois conflitos superpostos: o da disputa pela superioridade e o da

imagem

Comentários

Baseado na famosa peça de Tennessee Williams, “A Streetcar Named Desire”, e realizado pelo cineasta Glenn Jordan para a televisão, “Um Bonde Chamado Desejo” é um bom filme de meados dos anos 1990, embora bastante inferior à premiadíssima versão de 1951 de Elia Kazan, e que teve como atores principais os inesquecíveis Marlon Brando e Vivien Leigh.

Na direção, Jordan realiza um bom trabalho. No entanto, o maior destaque dessa versão é a atriz Jessica Lange, com uma excelente atuação.

CAA