Filmes por gênero

COMEÇOU COM UM BEIJO (1959)

It started with a kiss
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tout commença par un baiser (França)
Cominciò con un bacio (Itália)
Empezó con un beso (Espanha)
Comenzó con un beso (Argentina, México)
Eine tolle nummer (Alemanha, Austria)
Det började med en kyss (Suécia)
Se alkoi suudelmasta (Finlândia)
Det begyndte med et kys (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: George Marshall
Roteiro: Charles Lederer
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Jeff Alexander
Direção Musical: Franklin Milton
Fotografia: Robert J. Bronner
Edição: John McSweeney Jr.
Direção de Arte: Urie McCleary, Hans Peters
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1966

Elenco

Glenn Ford Sargento Joe Fitzpatrick
Debbie Reynolds Maggie Putnam
Eva Gabor Marquesa Marion de la Rey
Gustavo Rojo Antonio Soriano
Fred Clark Major General Tim O'Connell
Edgar Buchanan Congressista Richard Tappe
Robert Warwick Congressista Muir
Harry Morgan Charles Meriden
Alice Backes Sally Meriden
Frances Bavier Sra. Tappe
Netta Packer Sra. Muir
Richard Deacon Capitão Porter
Robert Cunningham O major
Warren Frost Tenente McCann
Harlan Warde Major da Força Aérea
Maurice Marsac Don Pablo
Martin Garralaga Señor Lagonzaga
Carmen Phillips Belvah
Carleton Young McVey
Forbes Murray Convidado
Howard McNear Emile
Marion Ross Diane
Morgan Jones George
Joi Lansing Atendente
Bess Flowers Convidada na festa

Indicações

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em uma Comédia (Glenn Ford)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em uma Comédia (Debbie Reynolds)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A dançarina Maggie Putnam sai do Golden Key Café com um vestido que ela usa, em seu show, para trabalhar num baile de caridade onde espera encontrar homens ricos e solteiros. No lobby do hotel em que ocorrerá o evento, o sargento da Força Aérea, Joe Fitzpatrick, um veterano da Guerra da Coréia, vê Maggie e termina comprando um bilhete para a rifa de um automóvel de luxo.

Por repetidas vezes, ela recusa seu pedido para se encontrarem após o baile e se irrita quando ele interfere em sua tentativa de flertar com um jovem rico e solteiro. No entanto, quando ela acidentalmente rasga a parte traseira de seu vestido, ela se vê forçada a aceitar sua ajuda para deixar o salão de baile, embora continue a rejeitar suas investidas.

Mais tarde, de volta ao Golden Key Café, Maggie fica angustiada ao perceber que perdeu a parte rasgada de seu vestido. Pouco depois, no entanto, Joe aparece em sua janela mostrando-lhe o tecido que ela tanto procurava. Para obtê-lo de volta, no entanto, ela se vê obrigada a concordar em se encontrar com ele na noite seguinte.

Ao se encontrarem na hora marcada, Joe revela que sua Companhia deverá seguir para a Espanha em dois dias. Na ocasião, ele se mostra intrigado com a insistência de Maggie de que, para ela, a beleza na vida está nas posses, não nas pessoas, que ela considera imprevisíveis. Mesmo assim, ele promete que vai provar que o amor é mais importante que os objetos, beijando-a em seguida. Dois dias depois, os dois acordam em seu apartamento como recém-casados.

Depois de lhe dar instruções para que ela vá ao seu encontro na Espanha, eles se despedem. Na tarde daquele mesmo dia, Maggie se mostra encantada ao tomar conhecimento de que Joe foi o grande vencedor da rifa do automóvel de luxo. Dias depois, em Madri, depois de receber as devidas orientações, Joe encontra-se com seu amigo, Charles Meriden, e lhe mostra uma carta recebida de Maggie, na qual ela declara que tem uma grande surpresa para ele, levando os dois a concluírem que ela deve estar grávida.

Um mês depois, Maggie chega à Espanha, onde é imediatamente repreendida pelo pessoal da Força Aérea por usar calças. Depois de cumprimentar alegremente Joe, ela se recusa firmemente a cumprir a orientação recebida, alegando que a Força Aérea não tem jurisdição sobre seu guarda-roupa. Por outro lado, embora decepcionada com o pequeno apartamento de Joe, ela se mostra feliz ao conhecer Charlie e sua esposa, Sally, bem como, outros vizinhos que se colocam à sua disposição.

Percebendo a implicação de seus desejos, Maggie pergunta a Joe se ele acredita que ela poderia estar grávida antes de se casar e, por outro lado, preocupada com a eventual possibilidade de vir a engravidar antes ter absoluta certeza de que um foi feito para o outro, ela declara que eles devem ter um casamento experimental, sem sexo, durante os próximos trinta dias.

Atordoado, Joe reluta, mas quando ela ameaça ir embora, ele termina concordando com sua ideia. No dia seguinte, Joe vai ao porto de Cádiz para retirar seu carro que acabara de chegar à Espanha, sem imaginar que se trata do luxuoso carro que ganhara na rifa. Ao vê-lo cercado de curiosos, ele custa a acreditar ser o verdadeiro proprietário de tamanha beleza.

Mais tarde, no hotel, enquanto Maggie aprecia a atenção que lhe é dada por pessoas atraídas pelo carro, Joe providencia um quarto sem sofá e com apenas uma cama. Ao perceber a jogada dele, Maggie decide dormir na banheira, fazendo com que ele insista que não pode haver casamento sem sexo, além de se perguntar se ela o rejeitaria se ele fosse realmente um homem rico.

No dia seguinte, quando Joe e Maggie se dirigem de volta à Madri, eles são vistos pela Marquesa Marion de la Rey e pelo famoso toureiro, Antonio Soriano. O embaixador americano também observa o carro e envia um protesto ao Major General Tim O'Connell contra a extravagante demonstração de riqueza de um sargento dos Estados Unidos. Como consequência, O'Connell convoca Joe e lhe dá ordens para que seu carro seja enviado de volta aos Estados Unidos, fazendo com que ele reaja ao afirmar que, se ele fizer isso, estará pondo em risco seu recente casamento.

Alguns dias depois, a Base é visitada pelos congressistas Richard Tappe e Muir, membros do comitê de despesas das Forças Armadas, que ficam imediatamente surpresos ao ver Joe dirigindo o carro vermelho. Quando ele retorna ao seu apartamento, Maggie lhe informa que receberam convites para participarem de uma festa da Marquesa Marion de la Rey, bem como, para assistirem uma tourada, acreditando que os mesmos são consequências de o terem visto dirigindo o famoso carro.

Durante a festa, Antonio se mostra encantado com Maggie e com o carro de Joe, fazendo com que este permita que ele o dirija até o local da tourada. Em retribuição, o toureiro os convida para passarem um dia em sua fazenda. Na manhã seguinte, antes de partir para a fazenda do toureiro, Joe é informado que deve milhares de dólares de impostos do novo carro e, ao perguntar à Maggie sobre o dinheiro que ela recebeu, quando da venda de seu carro anterior, ele fica atônito quando ela lhe afirma que o mesmo ela o gastou com roupas.

Horas depois, ao chegar à fazenda de Antonio, Joe se mostra incomodado com o excesso de atenção por ele dado à Maggie e, por outro lado, percebe que seus problemas financeiros poderão ser resolvidos se ele conseguir vender seu novo carro para ele. Contrariada, Maggie se embriaga e Joe vai embora depois de acusá-la de ser egoista.

Quando a Marquesa se oferece para receber Joe em sua Villa, ele prontamente aceita sua proposta. Dias depois, quando ela promove uma festa em homenagem aos congressistas, Maggie é convidada por Antonio. Ao chegar à Villa e encontrar Joe, ela acredita que ele foi até lá para vê-la, e se mostra admirada quando ele confessa que é hóspede da Marquesa.

Mais tarde, ao ver Joe dançando com Marion de la Rey, Maggie diz a Antonio que vai deixar Joe para se casar com ele. No final da noite, ela decide ter uma conversa com Joe, mas é levada por engano, por um dos empregados, para o quarto onde se encontra o Major General O'Connell. Ao perceber seu erro, Maggie se mostra perturbada, enquanto O'Connell tenta escondê-la. Tal fato chama a atenção de Marion de la Rey e dos congressistas, ocasião em que a Marquesa pede a O'Connell que permita que Joe venda seu carro em outro país, o que resolveria uma série de dificuldades. Por outro lado, não conseguindo encontrar Maggie em seu quarto, Antonio também aparece no quarto de O’Connell e, ao vê-la desgrenhada, os dois homens começam a brigar.

Diante desse quadro, Maggie resolve intervir, afirmando a Antonio que ela deverá ficar com Joe, que agora tem certeza que o ama. Assim, prometendo ser uma esposa dedicada a partir daquele momento, Maggie segue Joe até o seu quarto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Marshall, a partir de um roteiro escrito por Charles Lederer, “Começou com um Beijo” é uma comédia romântica norte-americana produzida pela Arcola Pictures em 1959. Sua trama, baseada numa estória de Valentine Davies, fala do complicado relacionamento amoroso vivido por uma jovem dançarina e um sargento da Força Aérea americana.

Na direção, Marshall realiza um trabalho apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo ao longo de toda a projeção. Por outro lado, a fotografia em CinemaScope Metrocolor, assinada por Robert J. Bronner, é de boa qualidade, conseguindo explorar alguns belos cenários da Espanha.

No elenco, Glenn Ford e Debbie Reynolds se saem muito bem, lembrando Rock Hudson e Doris Day em comédias românticas como, por exemplo, “Confidências à Meia-Noite”, do mesmo ano. Entre os  coadjuvantes, destacam-se as atuações de Eva Gabor, Harry Morgan, Edgar Buchanan e Fred Clark.

CAA