Filmes por gênero

O JOELHO DE CLAIRE (1970)

Le genou de Claire
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Il ginocchio di Claire (Itália)
La rodilla de Claire (Espanha, Argentina)
Claire's knee (USA)
Claires knie (Alemanha)
Claires knä (Suécia)
Claires knæ (Dinamarca)
Claire térde (Hungria)
Колено Клер (União Soviética)
Pais: França
Gênero: Drama, Romance
Direção: Eric Rohmer
Roteiro: Eric Rohmer
Produção: Pierre Cottrell, Barbet Schroeder
Fotografia: Néstor Almendros
Edição: Cécile Decugis
Efeitos Sonoros: Jean-Pierre Ruh, Michel Laurent
Nota: 9.5
Filme Assistido em: 1973

Elenco

Jean-Claude Brialy Jerome
Aurora Cornu Aurora, a novelista
Béatrice Romand Laura
Laurence de Monaghan Claire
Michèle Montel Madame Walter
Gérard Falconetti Gilles
Fabrice Luchini Vincent
Sandra Franchina .

Prêmios

Prêmios Louis Delluc, França

Prêmio Louis Delluc (Eric Rohmer)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio da Crítica de Melhor Filme (Eric Rohmer)

Festival Internacional de San Sebastián, Espanha

Prêmio Concha de Ouro (Eric Rohmer)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Filme

National Board of Review, USA

Prêmio NBR de Melhor Filme Estrangeiro (França)

Prêmio NBR dos 10 Melhores Filmes

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira (França)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Diretor (Eric Rohmer)

Prêmio de Melhor Roteiro (Eric Rohmer)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro (Eric Rohmer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jerome, 35 anos, adido da embaixada em Estocolmo, chega à Talloires, perto de Annecy, para vender a propriedade da família. Lá, ele encontra Aurora, uma romancista romena que conheceu há seis anos em Bucareste. Ela está de férias em uma Villa, à beira do lago, e apresenta sua anfitriã, Madame Walter e sua filha Laura, dezesseis anos, que é estudante do ensino médio.

Depois que Jerome sai, Laura não esconde que está apaixonada por ele, o que Aurora repete no dia seguinte. Jerome, que deve se casar muito em breve, não atribui importância à coisa e entende que Aurora, sem inspiração, quer usar ele e Laura como modelos para os personagens de seu romance. Laura passa longos momentos na companhia de Jerome, mas, sabendo de seus planos para o casamento, infeliz, ela vai para o interior e ele a segue para consolá-la.

No entanto, entre eles, o jogo acabou: Laura deixa claro para Jerome, ao flertar abertamente com um amigo de sua idade. É quando Claire, de dezessete anos, filha do segundo marido de Madame Walter, chega muito apaixonada por Gilles. Jerome percebe, então, que embora o físico de Laura tenha se mostrado indiferente para ele, o de Claire o perturbou.

Jerome confidencia à Aurora que o que mais o atrai e o obceca em Claire é o seu joelho. Para Aurora, que o aconselha a colocar a mão nesse joelho, Jerome responde que, para ele,  é a coisa mais difícil do mundo porque ela se mostra indiferente a ele. Como as férias estão terminando, Laura deverá voltar para a Inglaterra, e Jerome para a Suécia.

Na véspera de sua partida, Jerome surpreende Gilles nos braços de uma amiga de Claire. Pouco depois, durante um passeio de barco no lago, quando Jerome e Claire se vêem obrigados a procurar abrigo em uma cabana, face à uma tempestade que se aproxima, ele lhe diz que viu seu namorado com outra garota. Quando ela começa a chorar, ele a consola, colocando a mão em seu joelho.

Na manhã seguinte, quando ele retorna para a Suécia, como previsto, Aurora olha da sacada e observa que Claire e Gilles se reconciliaram.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta Eric Rohmer, “O Joelho de Claire” é um filme produzido pela empresa Les Films Du Losange em 1970. Sua trama é marcada por diálogos bem construídos, leves, porém profundos, ao abordar a questão do envolvimento.

Na direção, Rohmer realiza um excelente trabalho, o que lhe rendeu diversas premiações. Na área técnica, merece igualmente elogios a fotografia, a cargo de Néstor Almendros, com suas paisagens cuidadosamente filmadas, contribuindo para a beleza do filme.

No elenco, Béatrice Romand brilha no papel de Laura, seguida pelas boas atuações de Jean-Claude Brialy, Aurora Cornu e Laurence de Monaghan.

CAA