Filmes por gênero

RONIN (1998)

Ronin
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Ação, Suspense
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: David Mamet, J. D. Zeik
Produção: Frank Mancuso Jr.
Design Produção: Michael Z. Hanan
Música Original: Elia Cmiral
Fotografia: Robert Fraisse
Edição: Antony Gibbs
Direção de Arte: Gérard Viard
Figurino: May Routh
Guarda-Roupa: Alan Flyng, Karen Muller Serreau, Judy Shrewsbury
Maquiagem: Paul Le Marinel, Ilona Herman, Liliane Rametta
Efeitos Sonoros: Brian Pierret, Mike Le Mare, Eric Potter e outros
Efeitos Especiais: Georges Demétrau, Denis Duplex
Efeitos Visuais: Matt Linder, Thomas Duval
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1999

Elenco

Robert De Niro Sam
Jean Reno Vincent
Sean Bean Spence
Natascha McElhone Deirdre
Jonathan Pryce Seamus
Stellan Skarsgärd Gregor
Féodor Atkine Mikhi
Michael Lonsdale Jean-Pierre
Skipp Sudduth Larry
Katarina Witt Natacha Kirilova
Tolsty O Chefão
Ron Perkins Homem com jornal
Bernard Bloch Sergi
Gérard Moulévrier Guia turístico
Lionel Vitrant O "Alvo"
Vincent Schmitt Mensageiro
Frédéric Schmalzbauer Guia turístico alemão
Laurent Spielvogel Turista em Nice
Steve Suissa Garçon em Nice
Dimitri Rafalsky Intérprete russo
Cyril Prentout Guarda-costas de Mikhi

Sinopse

Com o fim da Guerra Fria, uma grande parte da legião de espiões profissionais passou a agir como mercenários, vendendo seus serviços a preços altíssimos.  Cinco desses elementos, conhecidos como "Ronin", são reunidos em Paris por um cliente misterioso que os contrata para roubarem uma maleta altamente confidencial em Nice, tendo uma irlandesa chamada Deirdre como a pessoa que faz o contato entre o grupo e o cliente.  Os cinco responsáveis pela ação propriamente dita são um ex-agente da CIA, Sam, o coordenador operacional, o francês Vincent, um especialista em armas, o britânico Spence, um especialista em eletrônica e comunicações, o alemão Gregor, e um condutor, Larry.

A equipe inicia os preparativos para a missão, que começa com o ataque a um comboio fortemente armado, já que a referida maleta está sendo transportada pelo mesmo. Ao se reunir com Seamus, o contratante, Deirdre toma conhecimento que a ação deve ser executada o mais rapidamente possível, uma vez que a máfia russa também se acha com o mesmo objetivo.

Mais tarde, no armazém, o britânico Spence é exposto como sendo uma fraude, sendo sumariamente dispensado da equipe que, em seguida, parte para Nice. Uma vez lá, o grupo passa vários dias a observar o comboio e a planejar uma emboscada. Após atacá-lo, o grupo persegue os sobreviventes através das rodovias da região e, depois de uma longa perseguição seguida de tiroteio, seus membros finalmente conseguem pôr as mãos na maleta, mas Gregor trai a equipe e a rouba antes de desaparecer, deixando uma maleta falsa que explode, ferindo gravemente Larry.

Gregor procura vendê-la aos russos, mas mata seu contato quando este tenta traí-lo. Em seguida, procura Mikhi, líder dos gângsteres, ocasião em que ameaça vender a maleta aos irlandeses a menos que este esteja disposto a pagar uma fabulosa quantia por ela, proposta por ele aceita. Enquanto isso, o resto da equipe segue a pista de Gregor através de um velho contato de Sam, na CIA, e o encurrala na arena romana de Arles. Após um tenso e agitado tiroteio, Gregor consegue fugir, mas é seqüestrado por Seamus, que mata Larry e escapa com Deirdre.

Gravemente ferido, Sam é levado por Vincent para a Villa de um amigo, Jean-Pierre, localizada na zona rural da França. Depois da recuperação de Sam, Vincent pede a Jean-Pierre para ajudá-lo a localizar Gregor, Dierdre e Seamus. Enquanto isso, em uma favela de Paris, Seamus descobre que Gregor despachou a maleta, para si próprio, em uma agência dos correios. Mais tarde, ao resgatarem a maleta, os dois são emboscados por Vincent e Sam. Após uma perseguição em alta velocidade pelas ruas e túneis de Paris, Vincent acerta com tiros os pneus do carro dirigido por Deirdre, causando um sério acidente. Gregor, Dierdre e Seamus são retirados do carro por trabalhadores da construção civil pouco antes do mesmo explodir e, mais uma vez, Gregor consegue escapar com a maleta.

Vincent e Sam, considerando suas opções, descobrem que a maleta é idêntica a uma usada por patinadores. Por outro lado, contatos de Jean-Pierre sugerem que os russos estão envolvidos com a patinadora Natacha Kirilova, protegida de Mikhi, a qual estará realizando um show naquela noite. Vincent e Sam vão ao show, onde Mikhi recebe um telefonema de Gregor exigindo um encontro num dos camarins. No encontro, Mikhi compra a maleta e, quando Gregor se prepara para sair, revela que tem um atirador de elite posicionado em algum lugar da platéia, pronto para atirar em Natacha caso ele se sinta traído.

Mikhi atira em Gregor, permitindo que Natacha seja assassinada. Enquanto isso, Vincent e Sam seguem a multidão em pânico, a tempo de verem Seamus atirar em Mikhi e roubar a maleta que se achava com ele.

Sam corre à frente de Seamus e encontra Deirdre sentada no carro de fuga, onde lhe pede para sair de cena, ocasião em que se apresenta como sendo um agente da CIA à procura de Seamus. Deirdre foge, deixando Seamus, que consegue escapar por entre a multidão, com Sam em seu encalço. Num duelo final, Seamus fere Sam e se prepara para matá-lo quando é atingido mortalmente por uma bala disparada por Vincent.

Algum tempo depois, as transmissões de rádio revelam que um acordo de paz foi alcançado entre o movimento irlandês Sinn Féin e os britânicos, como resultado da morte de Seamus. Em Paris, num Café de Montmartre, depois de brindarem com um drinque, Sam e Vincent se despedem.

imagem imagem imagem

Comentários

"Ronin" é um filme vibrante, repleto de ações de tirar o fôlego.  Com certeza, está entre os melhores thrillers do pós-Guerra Fria. Rodado na França, seu ponto alto se constitui numa das melhores cenas de perseguição de carros já feitas pelo cinema, em meio à belíssima paisagem da Riviera Francesa. 

A melhor seqüência é aquela em que De Niro persegue Natascha McElhone. A colocação das câmeras e a montagem correta dão um nível de realismo surpreendente.

O roteiro apresenta pequenas falhas que não chegam a comprometer o trabalho como um todo.  Jean Reno faz uma bela parceria com De Niro, ambos com atuações corretíssimas.

CAA