Filmes por gênero

QUANDO EXPLODEM AS PAIXÕES (1959)

Never so few
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La proie des vautours (França)
Sacro e profano (Itália)
Cuando hierve la sangre (Espanha, México, Argentina)
Wenn das blut kocht (Alemanha, Austria)
Nätternas eld (Suécia)
Als het bloed kookt (Holanda)
Tak niewielu (Polônia)
Никогда не было так мало (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: John Sturges
Roteiro: Millard Kaufman
Produção: Edmund Grainger
Música Original: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Charles Wolcott
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Ferris Webster
Direção de Arte: Addison Hehr, Hans Peters
Guarda-Roupa: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton
Efeitos Especiais: Lee LeBlanc, Robert R. Hoag
Efeitos Visuais: Cliff Shirpser
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 1961

Elenco

Frank Sinatra Capitão Tom Reynolds
Gina Lollobrigida Carla Vesari
Peter Lawford Capitão Grey Travis
Richard Johnson Capitão Danny De Mortimer
Robert Bray Coronel Fred Parkson
Brian Donlevy General Sloan
Steve McQueen Cabo Bill Ringa
Paul Henreid Nikko Regas
Philip Ahn Nautaung
John Hoyt Coronel Reed
Ross Elliott Coronel Dr. Barry
James Hong General Chao
Reginald Lal Singh Major Domo
Whit Bissell Capitão Alofson, psiquiatra
Guy Lee Bye Ya
Bong Nam Kachin
Dean Jones Sargento Jim Norby
Charles Bronson Sargento John Danforth
John Bryant Ajudante de Ordem do General Sloan
Aki Aleong Billingsly
William Smith Oficial da Polícia Militar
Kipp Hamilton Margaret Fitch
Richard Lupino Mike Island
Irene Tedrow Enfermeira-Chefe
Maggie Pierce Enfermeira
Leon Lontoc Laurel

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1943, na Birmânia, uma unidade das forças americanas e britânicas junta-se ao nativo Kachin para conter o exército japonês. A unidade, sob o comando do capitão americano Tom C. Reynolds e do capitão britânico Danny De Mortimer, com orientação do guia Nautaung, se mostra frustrada pela dura missão, suprimentos limitados e falta de assistência médica. Depois de uma missão bem sucedida contra um esquadrão japonês, no entanto, o nativo Bye Ya sai gravemente ferido.

Como eles não dispõem de morfina, para evitar uma morte extremamente dolorosa, Tom dispara contra ele, consternando Danny. Tom, então, contata o quartel general do exército, em Calcutá, e exige encontrar-se com seu oficial comandante. Alguns dias depois, em Calcutá, Tom e Danny são recebidos pelo cabo Bill Ringa, designado como motorista deles. Naquela noite no jantar, eles se encontram com o comandante regional, coronel Fred Parkson, que os apresenta ao rico comerciante Nikko Regas e à sua namorada, Carla Vesari. Tom sente-se imediatamente atraído por Carla e a convida para dançar, mas ela zomba de seu passado americano provincial.

Na saída, Nikko os convida para conhecerem seu recanto localizado na base das montanhas do Himalaia. No dia seguinte, no escritório, Tom exige um médico para sua unidade, mas Parkson o informa de que os médicos são escassos e que será responsabilidade deles conseguir um. Em seguida, o coronel lhes concede duas semanas de folga, mas Tom as recusa, a não ser que sejam extensivas a Kachin, o que é aceito por Parkson.  Na ocasião, Tom pede que o cabo Bill Ringa passe a ser seu novo assessor, já que ele admirava seu destemor. Assim, Tom, Danny e Ringa se dirigem para Cowaga onde, ao chegarem ao hotel, recebem uma nota de Nikko, convidando-os para uma festa.

Na festa, Tom procura por Carla e, apesar da sua fria atitude, pede para vê-la no dia seguinte, quando os dois passeiam a cavalo. Em seguida, eles se juntam a Danny para um passeio pelas aldeias do Himalaia. Durante o passeio, Danny adoece e, ao retornar à casa de Nikko, é diagnosticado pelo médico militar, Capitão Grey Travis, como tendo adquirido tifo. Danny, no entanto, insiste que está tendo uma nova crise de malária e, depois de vários testes, Travis concorda relutantemente. Nikko se oferece para acomodar os homens até que Danny se recupere e, ansioso para estar perto de Carla, Tom aceita. Observando a atração de Carla por Tom, Nikko a adverte sobre a falta de confiabilidade nos americanos. Depois que Nikko parte para a China, Carla passa mais tempo com Tom, mas continua a recusar suas propostas românticas. Após a recuperação de Danny, Tom informa Travis que conseguiu sua transferência para sua unidade como oficial médico.

Tom, então, surpreende Carla ao insistir para que ela deixe Nikko porque ele quer se casar com ela. Em seguida, ele e os outros retornam às colinas a tempo de passarem o Natal com as tropas, mas sua celebração é interrompida quando os japoneses inesperadamente atacam e ferem Tom. Através de um soldado japonês capturado, Ringa toma conhecimento de que o ataque foi planejado com informações obtidas de alguém do grupo. Pouco depois, Nautaung fica consternado ao descobrir que um de seus homens, Billingsley, e uma garota nativa os traíram. Quando Tom ordena que os dois sejam executados, Travis protesta vigorosamente, mas ele insiste que os perigos da guerra na selva exigem medidas severas. Travis, então, envia Tom e os outros soldados, feridos no ataque, ao hospital da Base Aérea de Calcutá.
.
Lá, Parkson dá novas ordens para que seja destruído um aeródromo em Ubachi, perto da fronteira chinesa. Quando Tom objeta que sua pequena unidade não dispõe dos suprimentos necessários para um ataque bem-sucedido, Parkson assegura-lhe que receberá suprimentos de seus aliados chineses. Mais tarde, Carla visita Tom e o convida a ficar com ela quando ele se recuperar. No dia anterior à sua partida, ele a procura, mas fica desapontado ao encontrá-la em um hotel luxuoso, que ela admite ser custeado por Nikko. Ele critica sua incapacidade de abandonar o luxo e sai irritado.

Tom reúne sua unidade e parte em sua missão. Quando o comboio de suprimento não chega no horário designado, ele decide continuar com o ataque de qualquer maneira. Embora a missão seja bem-sucedida, Nautaung e vários americanos são mortos. Ao fazer o caminho de volta, a unidade encontra um comboio destruído e evidências que indicam que os chineses, localizados do outro lado da fronteira, eram os responsáveis. Tom decide perseguir os renegados, apesar do protesto de Danny. Os homens encontram o acampamento chinês à noite e localizam sua barraca de abastecimento, com vários materiais destinados aos americanos.

Chocado, Tom percebe que os renegados estão matando soldados americanos. Danny traduz um dos vários mandados do governo chinês autorizando as forças militares independentes a defenderem a China dentro e fora das fronteiras, contra todos os intrusos estrangeiros, e declarando que todos os materiais confiscados serão divididos com o governo. Tom mantém os chineses sob guarda, mas, ao enviar uma mensagem de rádio para o Quartel General, recebe uma mensagem ordenando seu retorno imediato porque os chineses haviam apresentado uma queixa contra a incursão de sua unidade. Enquanto Tom consulta Danny a respeito dos prisioneiros, um soldado chinês os surpreende e mata Danny.

Tom envia uma mensagem de volta, rejeitando a instrução recebida e dá ordens ao cabo Ringa para executar os prisioneiros. Ao retornar à Birmânia, Tom promove Ringa e o coloca no comando da unidade, seguindo para Calcutá, onde é colocado sob prisão domiciliar. Carla o visita e confessa que não poderia dizer-lhe mais cedo que Nikko faz parte da inteligência e que ela é sua assistente. Em seguida, ela o aconselha a dizer que a fadiga da batalha foi responsável por sua incursão desafiadora na China, mas ele se recusa a agir dessa forma. Mais tarde, Parkson e seu comandante, o General Sloan, visitam Tom, que mostra um dos mandados chineses. Sloan o aconselha a não mencionar os mandados e exige que se desculpe junto ao representante do governo chinês.

Tom se nega a atendê-lo e um psiquiatra militar é trazido para examiná-lo a fim de constatar se ele está sofrendo de um eventual problema mental. Ele continua a se negar à cooperar e, quando um representante do governo chinês chega, inesperadamente Sloan se aproxima de Tom e exige que o senhor da guerra, que matou militares americanos, seja denunciado e que a China prometa investigar os assassinatos. Finalmente, Tom é libertado e se reúne com Carla.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Sturges, a partir de um roteiro escrito por Millard Kaufman, “Quando Explodem as Paixões” é um filme norte-americano produzido pelas empresas Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e Canterbury Productions em 1959. Sua trama, baseada num livro de Tom T. Chamales, conta a história de uma unidade das forças americanas e britânicas, na Birmânia, em sua luta para combater o exército japonês durante a 2ª Guerra Mundial.

Partindo de um roteiro muito mal construído, a direção de Sturges se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de William H. Daniels em CinemaScope e Panavision é, sem nenhuma dúvida, um dos poucos quesitos que merecem ser destacados.

No elenco, Steve McQueen brilha no papel do Cabo Bill Ringa, seguido pelas boas atuações de Richard Johnson, Charles Bronson, Brian Donlevy e Dean Jones. Por outro lado, Frank Sinatra e Gina Lollobrigida decepcionam em seus respectivos papéis.

CAA