Filmes por gênero

A ÚLTIMA CEIA (2001)

Monster's Ball
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Monster's Ball - Depois do Ódio (Portugal)
Monster's ball - L'ombra della vita (Itália)
À l'ombre de la haine (França)
Le bal du monstre (Canadá francês)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Marc Forster
Roteiro: Milo Addica, Will Rokos
Produção: Lee Daniels
Design Produção: Monroe Kelly
Música Original: Asche and Spencer
Fotografia: Roberto Schaefer
Edição: Matt Chesse
Direção de Arte: Leonard R. Spears
Figurino: Frank L. Fleming
Guarda-Roupa: Donna Chance, Caroline Eselin, Meagan McLaughlin
Maquiagem: Mary Burton, Lynne Eagan, Allison Gordin
Efeitos Sonoros: Brian Ruberg, Glenn T. Morgan, Jeff Pullman e outros
Efeitos Especiais: David Nami, Edward Bankston, William Nami e outros
Efeitos Visuais: Colleen Duffy, M.B. Emigh, Jeff Heusser
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 2002

Elenco

Halle Berry Leticia Musgrove
Billy Bob Thornton Hank Grotowski
Taylor Simpson Lucille
Gabrielle Witcher Betty
Heath Ledger Sonny Grotowski
Amber Rules Vera
Peter Boyle Buck Grotowski
Charles Cowan Jr. Willie Cooper
Taylor Lagrange Darryl Cooper
Anthony Bean Dappa Smith
Francine Segal Georgia Ann Paynes
John McConnell Harvey Shoonmaker
Marcus Lyle Brown Phil Huggins
James Haven Guarda do Hospital
Sean Combs Lawrence Musgrove
Coronji Calhoun Tyrell Musgrove
Milo Addica Tommy Roulaine
Will Rokos Warden Velesco
Anthony Michael Frederick Billy
John Wilmot Pastor
Stephanie Claire Enfermeira

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Halle Berry)

Academia Japonesa de Cinema, Japão

Prêmio de Melhor Filme

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Prata de Melhor Atriz (Halle Berry)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Atriz (Halle Berry)

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Ouro (Marc Forster)

Festival Robert de Copenhague, Dinamarca

Robert de Melhor Filme Americano

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Halle Berry)

Sinopse

A última Ceia  retrata a vida de uma família de homens, cujas três gerações os enraizou na essência da paisagem social contemporânea do sul dos Estados Unidos.  Eles são oficiais do Departamento Correcional, homens que põem em prática o desejo final do Estado.  Trabalhando com detentos, em uma prisão rural da Geórgia, suas emoções ficam tão trancadas quanto as celas do corredor da morte, enquanto preparam os condenados para a execução.

Hank Grotowski é o líder do grupo de execução. Seu pai, Buck, já idoso, está em vias de se aposentar, mas seu racismo continua virulento como sempre. Já Sonny, o filho de Hank, que acaba de iniciar seu trabalho no corredor da morte, pode ser imune ao ódio que parece ter sido transmitido de pai para filho.

Enquanto o grupo prepara a execução de Lawrence Musgrove, Hank não demonstra pena ou simpatia pelo condenado, já que ele tem um grande respeito pelo processo envolvendo suas últimas horas.  Mas isso não ocorre com Sonny, que perde o controle e foge da "última caminhada" de Musgrove.  Hank expõe sua fúria em um confronto com o filho Sonny no banheiro da prisão, sendo contido pelos outros homens do grupo.  Mas na manhã seguinte, na casa dos Grotowski, a ira de Hank ainda não foi aplacada.  Mais uma vez, Hank se enfurece e Sonny em defesa aponta uma arma para o pai.  Quando Hank diz a seu filho: "eu sempre te odiei", Sonny se suicida.

Buck e Hank enterram Sonny no quintal, próximo às covas de suas mulheres, e procuram fazer o serviço o mais rápido possível.  Depois, ele tranca o quarto de Sonny, queima seu uniforme e larga o emprego na prisão.

Ao morrer, Lawrence Musgrove deixou para trás sua esposa Letícia e seu filho Tyrell, que herdou o dom do pai para o desenho.  Leticia, que acompanhou o marido no corredor da morte durante onze anos, mostra-se cansada e, na noite em que aguarda o seu último telefonema, briga com seu filho obeso quando descobre barras de chocolate escondidas.  Ela vê o melhor de seu marido no filho, mas também o pior.  Musgrove não telefona...

Leticia começa a trabalhar num restaurante onde Hank costuma freqüentar.  Certa noite, durante uma chuva torrencial, Hank dá carona a ela ao encontrá-la com o filho na beira da estrada procurando por socorro.  Ela o convida para entrar em sua casa e, após alguns drinks, expõe sua dor e grande carência e os dois acabam fazendo amor ferozmente.  Na manhã seguinte, ao ver uma foto de Lawrence Musgrove, o homem que ajudou a executar, Hank passa muito mal.  Mas ele não diz o motivo à Leticia.

Com o tempo, Hank percebe que precisa ajudar Leticia tanto quanto ela precisa de ajuda.  Ele lhe dá o carro que era de Sonny e, quando compra um posto de gasolina, o batiza com o nome de Leticia.  Mas ao tentar levar um presente para Hank, Leticia entra em grave confronto com Buck, que a agride com o ódio indelével que marca sua família.

Hank toma a decisão de mandar seu pai para um asilo.  "Você deve amá-lo muito", diz uma mulher durante a admissão de seu pai.  "Não", responde Hank, "Eu não o amo, mas ele é meu pai".

Quando Leticia é despejada de sua casa, Hank está lá mais uma vez para ajudá-la.  Ele acaba de pintar sua casa e, uma vez lá, oferece à Leticia a oportunidade de trancar seus pertences no antigo quarto de Sonny, no sótão da casa.  Sozinha no quarto, Leticia descobre dois retratos feitos por seu marido na noite em que morreu: um de Sonny e o outro de Hank.  Ela fica horrorizada com a descoberta.

Mas quando Hank volta, alguns minutos depois, ele diz que Leticia está linda.  Ele pensa que ficarão bem.  Leticia fica em silêncio, mas sorri.  Talvez eles fiquem realmente bem.  Mas será que essas duas pessoas unidas pela paixão, necessidade, circunstância e violência, podem encontrar um futuro livre das garras do passado?

imagem imagem imagem

Comentários

"A Última Ceia" é um ótimo drama centrado nos personagens vividos por Halle Berry e Billy Bob Thornton.  Dirigido pelo cineasta alemão, radicado nos Estados Unidos,  Marc Forster, o filme parte de um grande roteiro e constrói uma história dramática, tensa.

A direção de Forster é consistentemente muito boa, apresentando algumas cenas bastante fortes e de um realismo impressionante.  No elenco, Halle Berry é o grande destaque, com uma de suas melhores atuações.  Billy Bob Thornton também está ótimo no papel do policial durão que, ao longo do filme, vai mudando seu comportamento e o modo de encarar a vida.

CAA