Filmes por gênero

REENCONTRANDO A FELICIDADE (2010)

Rabbit Hole
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: John Cameron Mitchell
Roteiro: David Lindsay-Abaire
Produção: Nicole Kidman, Per Saari, Gigi Pritzker, Leslie Urdang
Design Produção: Kalina Ivanov
Música Original: Anton Sanko
Fotografia: Frank G. DeMarco
Edição: Joe Klotz
Direção de Arte: Ola Maslik
Figurino: Ann Roth
Guarda-Roupa: Sonja Cizmazia, Rebecca Edmonston, Giovanni Lipari
Maquiagem: Amy Spiegel, Kyra Panchenko
Efeitos Sonoros: Ron Bochar, Benjamin Cheah, Julie Wilde e outros
Efeitos Especiais: Edward Drohan IV
Efeitos Visuais: Luis de Leon, Luke DiTommaso, Chris Healer
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 2011

Elenco

Nicole Kidman Becca Corbett
Aaron Eckhart Howie Corbett
Dianne Wiest Nat, mãe de Becca e de Izzy
Miles Teller Jason
Tammy Blanchard Izzy
Sandra Oh Gaby
Giancarlo Esposito Auggie
Jon Tenney Rick
Julie Lauren Debbie
Stephen Mailer Kevin
Mike Doyle Craig
Roberta Wallach Rhonda
Patricia Kalember Peg
Ali Marsh Donna
Yetta Gottesman Ana
Colin Mitchell Sam
Rob Campbell Bob
Jay Wilkison Gary
Salli Saffioti Lori
Sara Jane Blazo Mãe de Jason
Ursula Parker Lilly
Phoenix List Danny Corbett
Sandi Carroll Abby
Teresa Kelsey Mary

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Nicole Kidman)

Sinopse

Becca e Howie Corbett formavam um casal feliz até o dia em que seu filho de quatro anos, Danny, foi atropelado e morto. Agora, embora já se tenham passados oito meses, a vida do casal continua um caos, principalmente pelo fato de Becca não conseguir aceitar qualquer coisa que lembre uma criança.

Por sugestão de amigos, os dois procuram um grupo de auto-ajuda, mas depois de algumas reuniões, ela diz ao marido que não se adaptou à dinâmica do grupo, que aquilo não tem nada a ver com ela. Na realidade, o que está por trás de tudo isso, é o fato de, nas reuniões, os participantes falarem de seus respectivos problemas, todos relacionados a perdas de crianças. Howie, por outro lado, continua a freqüentar o grupo e sugere à mulher que procure alguém que, de alguma forma, possa ajudá-la.

Para ela, uma aproximação mais afetiva com o marido é algo impensável. Quando, ao vê-la muito tensa, Howie tenta relaxá-la através de uma massagem nas regiões dos ombros e pescoço, mas ela o afasta alegando que a intenção dele é a de seduzi-la. Por outro lado, ao tomar conhecimento que sua irmã, Izzy, acha-se grávida de um namorado que conheceu há pouco tempo, ela vê a oportunidade de presenteá-la com as roupas de Danny, tirando de sua casa mais uma lembrança do filho. Como a irmã não aceita o presente, por achar que vai ter uma menina, Becca, desapontada, decide doá-las, depositando-as num local especialmente preparado para esse fim.

Na volta para casa, ao parar num semáforo, ela vê Jason, o adolescente que atropelou e matou seu filho, dentro de um ônibus escolar. Ela o segue até descobrir onde ele salta. No dia seguinte, voltando ao mesmo lugar, o convida para uma conversa num banco de um parque próximo. Lá, os dois falam amigavelmente sobre o trágico acidente, bem como, sobre os preparativos do jovem para entrar para a Universidade de Connecticut. Becca parece ter encontrado consolo nesse relacionamento misterioso, a ponto de marcar um segundo encontro.

Ao voltar para casa, ela encontra o marido se preparando pra ir a mais uma reunião do grupo de auto-ajuda. Antes de sair, ele sugere que deveriam procurar ter outro filho, o que gera uma nova discussão entre os dois. No dia seguinte, quando a família se reúne num Boliche para comemorar o aniversário de Izzy, tudo caminha muito bem até que alguém fala no bebê, fazendo com que Becca se aborreça e deixe o local.

Em casa, Howie briga com a mulher porque ela está tentando apagar todo e qualquer vestígio que lembre Danny, desfazendo-se das roupas do garotinho, deletando um vídeo sobre ele, levando o cachorro para a casa da mãe dela, retirando todas as fotos do filho que se achavam distribuídas pela casa e, mais recentemente, insistindo para que se venda o imóvel em que moram.

No dia seguinte, Becca e Jason voltam a se encontrar no parque. Ao vê-lo com uma revista em quadrinhos que está sendo escrita por ele, ela se interessa pela mesma, fazendo com que o jovem lhe prometa que, ao terminá-la, ela será a primeira pessoa a vê-la.

Enquanto isso, Howie encontra-se com Gaby, uma amiga do centro de auto-ajuda e, juntos, fumam um baseado. Depois, ele demonstra não estar a fim de ir à reunião daquele dia e os dois terminam indo se divertir. Num determinado momento, ela lhe comunica que seu marido a deixou, ocasião em que Howie se apressa a dizer que ama sua mulher.

Ao voltar para casa, ele diz à Becca que talvez ela esteja com a razão, no que diz respeito à venda da casa. Assim, eles a anunciam e passam a mostrar o imóvel a pessoas que se apresentam como interessadas na compra. Um dia, o casal se encontra em casa, em companhia de Izzi, quando Jason entra coma revista concluída. Ao vê-lo, Howie fica furioso e o põe pra fora. Envergonhada, Becca sai atrás para pedir-lhe desculpas. Quando volta, Howie lhe pergunta por que ela não lhe havia falado sobre o jovem, ao que ela responde que não o fez pelo mesmo motivo que ele não lhe fala sobre as razões que o levam a voltar pra casa com cheiro de maconha.

No dia seguinte, Becca e Jason voltam a se encontrar no parque, ocasião em que ela lhe agradece pela revista em quadrinhos e conversam sobre universos paralelos, tema da história da revista. Esse papo é definitivo para que ela volte a encarar a vida como era antes da morte de Danny.

Ao chegar em casa, diz ao marido que deseja convidar Tom, Rick e Debbie para um churrasco, uma vez que precisam voltar a se aproximar dos amigos dos quais se afastaram. Durante o churrasco, tendo reencontrado a felicidade, uma nova Becca brinca com os filhos dos amigos e se mostra carinhosa com o marido.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado em uma peça de David Lindsay-Abaire, vencedora do prêmio Pulitzer, “Reencontrando a Felicidade” é um filme emocionalmente denso, que lida com a perda e procura encontrar uma maneira de fazer com que a vida volte para os trilhos. A adaptação para o cinema é do próprio Lindsay-Abaire e sua realização é assinada pelo cineasta John Cameron Mitchell. Sua trama gira em torno de um casal que, ainda abalado com a morte acidental de seu filho único de quatro anos, oito meses antes, usa meios diferentes para lidar com essa perda.

Embora se trate de um filme eminentemente dramático, “Reencontrando a Felicidade” apresenta algumas poucas cenas de humor, embora em locais indevidos, como aquela em que, durante uma sessão do grupo de auto-ajuda, enquanto um dos participantes fala da morte da filha com leucemia, Howie e Gaby têm uma crise de risos incontroláveis por estarem sob o efeito de maconha. Infelizmente, um ponto negativo para os realizadores.

Nicole Kidman realiza um excelente trabalho, no papel de uma mãe frágil que não consegue lidar com a perda do filho até que, ao se aproximar do adolescente responsável pelo atropelamento, inicia um processo de cura, sem dúvida alguma doloroso, mas que a leva a encontrar consolo e a admitir o perdão. Aaron Eckhart e Dianne Weist, respectivamente nos papéis de marido e mãe de Becca, também nos brindam com grandes atuações, principalmente esta última. Teller, estreando na telona como Jason, o responsável pela morte do garoto Danny, também se sai muito bem ao se entregar a um personagem complexo, vulnerável, porém digno.

CAA