Filmes por gênero

CARNE TRÊMULA (1997)

Carne trémula
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Carne viva (Portugal)
En chair et en os (França)
Live flesh (Estados Unidos)
Mit haut und haar (Alemanha)
Pais: Espanha, França
Gênero: Drama
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar, Jorge Guerricaechevarría, Ray Loriga
Produção: Agustín Almodóvar
Design Produção: Antxón Gómez
Música Original: Alberto Iglesias
Fotografia: Affonso Beato
Edição: José Salcedo
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: José María de Cossío
Guarda-Roupa: Eva Salas, Humberto Cornejo, Alejandro Van Rooy
Maquiagem: Juan Pedro Hernández, Patricia Rodríguez
Efeitos Sonoros: Antonio Illán, Bernardo Menz, Luis Castro
Efeitos Especiais: Antonio Molina
Efeitos Visuais: Pablo Nuñez, Jorge Calvo
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 2000

Elenco

Javier Bardem David
Penélope Cruz Isabel
Francesca Neri Elena
Liberto Rabal Victor Plaza
Ángela Molina Clara
José Sancho Sancho
Pilar Bardem Dona Centro de Mesa
Mariola Fuentes Clementina
Álex Bardem Motorista do ônibus
Josep Molins Josep
Daniel Lanchas Motorista
María Rosenfeldt Niña

Prêmios

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Ator Coadjuvante (José Sancho)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Pedro Almodóvar)

Prêmio Fita de Prata de Melhor Atriz (Francesca Neri)

Indicações

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Ator (Javier Bardem)

Prêmio de Melhor Filme (Agustín Almodóvar )

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Ator (Javier Bardem)

Goya de Melhor Atriz Coadjuvante (Ángela Molina)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira (Pedro Almodóvar)

Sinopse

Madri, janeiro de 1970. Nos últimos anos tristes da era Franco, Isabel, uma prostituta, tem um filho em um ônibus, quando tentava chegar à maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor.

Após vinte anos, Victor é um homem, que está começando sua vida adulta e que tenta se encontrar com Elena, uma desconhecida, que uma semana antes tirara sua virgindade ao ter relações sexuais com ele dentro de um banheiro.

Quando ele lhe telefona, ela não tem idéia de quem ele seja e, mesmo tentando se identificar, ela lhe pede para que ele não volte a ligar.  Apesar desse corte, ele não desanima e consegue ir até o prédio onde ela mora.

Pensando tratar-se de outra pessoa, ela abre a porta através do porteiro eletrônico, mas quando o vê fica bastante irritada, pois para ela foi uma transa, quando estava "doida".  Ela decide expulsá-lo, ameaçando-o com uma arma.  Os dois brigam e acontece um tiro acidental, que não fere ninguém, mas chama a atenção de uma vizinha, que alerta a polícia e para lá são mandados David e Sancho.

Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça.  Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena, parece que tudo vai se acalmar, mas Sancho pula em cima dele e os dois começam a brigar e novamente a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico.

Victor é condenado há seis anos, David e Elena se casam e Sancho e Clara, sua esposa, tem um casamento infeliz.  Quando Victor é posto em liberdade, ele herda 150 mil pesetas da mãe, que morrera de câncer.  Ao visitar seu túmulo, repara que o pai de Elena está sendo enterrado. Ele se aproxima como se fosse um amigo da família e, ao dar os pêsames, fala discretamente para Elena que gosta muito dela.  Quando todos tinham ido embora e só Victor ficara no local, chega Clara, que se perdera. Os dois começam a conversar e, em pouco tempo, se tornam amantes.  Este é o primeiro passo para que o caminho de todos os cinco se cruzem num jogo de paixão e vingança, de traição e mistério, de amor e renúncia.

imagem imagem imagem

Comentários

"Carne Trêmula" é mais um ótimo filme do cineasta  Pedro Almodóvar.  Baseada no livro de Ruth Rebel, a história é sólida e bem construída.  O trabalho de câmera é magnífico e o mestre tem a capacidade de capturar a beleza como ninguém.  O uso da cor é uma outra característica do filme de Almodóvar.  O preto, o vermelho e o amarelo, por ele usados, coincidentemente ou não, são as cores da bandeira espanhola.

Centrado em cinco personagens, o filme apresenta uma intricada teia de paixões e vingança.  As cenas iniciais com Penélope Cruz são excelentes.

A fotografia de Affonso Beato é de muito bom gosto.  O elenco é responsável por um trabalho bem convincente.  Destacam-se as atuações de Javier Bardem e Ángela Molina, num primeiro plano, e de José Sancho, Francesca Neri, Penélope Cruz e Pilar Bardem, logo a seguir.
 
CAA